Escolas : Miúdos a Votos : Quais os livros mais fixes ? Os Vencedores !
Miúdos a Votos
Decorreu no dia 30 de Maio 2018, a festa final da iniciativa Miúdos a Votos. Vindos de vários pontos do país, alunos de cerca de 20 escolas foram mostrar à Feira do Livro de Lisboa, o que fizeram para que o seu livro favorito chegasse a vencedor.
O projecto cruzou Cidadania e Leitura e pôs os estudantes a usar as mesmas ferramentas das campanhas eleitorais a sério.
88ª Feira do Livro de Lisboa
http://feiradolivrodelisboa.pt/
Por isso, foi um ambiente de campanha eleitoral que se viveu na Feira do Livro de Lisboa. Grupos de crianças e jovens andaram pelos stands a manifestar-se pelos seus livros preferidos, munidos de cartazes e propaganda eleitoral.
Nos palcos da Praça Verde e Amarela, apresentaram-se pequenas peças de teatro, dramatizações, músicas e até a um telejornal pré-histórico, actividades inspiradas nos livros.
Miúdos a Votos/ Os livros vencedores
http://visao.sapo.pt/visaojunior/
E os vencedores da iniciativa Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes? O Tubarão na Banheira, Harry Potter e a Pedra Filosofal, e A Culpa é das Estrelas foram os grandes vencedores dos estudantes/ leitores.
É com alegria que vejo dois dos livros que sugeri para leitura em aulas curriculares, desde o primeiro momento, a serem eleitos entre os 'Livros mais Fixes': Harry Potter e a Pedra Filosofal, e A Culpa é das Estrelas. Mas voltarei a estes, mais abaixo.
Votaram mais de 59 mil alunos, de cerca de 600 escolas, o que teria dado para eleger dois deputados à Assembleia da República! A terceira parte da grande festa na Feira do Livro de Lisboa terminou às 19:00 horas.
Miúdos a Votos/ Os livros vencedores
Os alunos do 1.º ciclo elegeram o O Tubarão na Banheira, de David Machado, como o livro mais fixe, com 7,9% dos votos; em segundo lugar ficou O Bando das Cavernas - Na maior há 10 mil anos, de Nuno Caravela (7,8% dos votos); e O Principezinho de Antoine de Saint-Exupéry, foi o terceiro candidato eleito (7,8% dos votos), acabando assim destronado do 1º lugar conseguido na votação de 2017.
Miúdos a Votos/ Os livros vencedores
No 2.º ciclo, dois autores britânicos que já o ano passado tinham alcançado o pódio voltaram a ganhar: Harry Potter e a Pedra Filosofal, de J. K. Rowling - festejou 20 anos da 1ª edição em 2017 - é o vencedor, com 13,8% dos votos; Avozinha Gângster, do autor e comediante David Walliams é o outro, tendo alcançado o segundo lugar com 11,1% dos votos. A Fada Oriana, de Sophia de Mello Breyner Andresen, ficou em 3.º lugar, com 5,8% dos votos dos meninos do 5º e 6º ano.
Miúdos a Votos/ Os livros vencedores
http://visao.sapo.pt/visaojunior/
No 3º ciclo, foram as obras inspiradas em histórias reais que conseguiram mais votos. A Culpa é das Estrelas, de John Green, ficou em primeiro lugar, com 10,9% dos votos. Em segundo e terceiro lugares, ficaram colocados os candidatos Avozinha Gângster, de David Walliams - com 9,4 % dos votos - e O Rapaz do Pijama às Riscas de John Boyne, com 9,2% dos votos.
Nesta votação do 3º ciclo, espanta-me que o livro Avozinha Gângster, de David Walliams possa estar na lista de leitura de adolescentes. No 2º ciclo, ainda posso entender, mas no nível etário do 3º ciclo, pedir-se-ia um desenvolvimento diferente a nível da leitura.
Miúdos a Votos
Visão Júnior/ Facebook
Ao final da tarde, as atenções concentraram-se numa cerimónia apresentada por alunos vindos da Escola Secundária de Escariz, concelho de Arouca, com a participação de estudantes de várias outras escolas.
Poderão ver as percentagens das votações vindas das várias regiôes do país aqui. Quase 37% dos votantes foram da região Norte. Bravo!
Estiveram presentes muitos alunos e professores de várias zonas do país, bem como repesentantes dos parceiros desta iniciativa da RBE e da Visão Júnior: a Comissão Nacional de Eleições, a Rádio Miúdos, e o PNL 2027 entre outros.
A Culpa é das Estrelas
John Green
O Rapaz do Pijama às Riscas
JohnBoyne
edições ASA
A Fada Oriana
Sophia Mello Breyner
illustrações: Teresa Cálem
Os livros mais interessantes, como viram, fazem parte das sugestões de leitura no BlogdosCaloiros, que começou por ser partilhado com alunos do 2º ciclo e depois foi 'crescendo' a acompanhar os alunos do 3º ciclo. Hoje contém também sugestões para o ensino Secundário.
Harry Potter e a Pedra Filosofal
J.K. Rowling, 1999
Editoria Presença
Li Harry Potter e a Pedra Filosofal com a 1ª geração de potterheads em 1999-2000. E depois, seguimos a saga até final, sem deixar de ver alguns dos flimes adaptados dos livros.
Foi sempre uma das minhas grandes prioridades nas aulas curriculares de Língua Portuguesa.A leitura. E estou feliz com o resultado.
Muitos novos leitores ajudei a formar e hoje sei que continuam excelentes leitores, na sua grande maioria.
É importante que a prática da leitura comece em casa na família, para que a criança comece a incorporá-la nas suas rotinas. E continuada, para alguns iniciada na escola. O objetivo não é que os adolescentes adquiram o gosto de ler.
O papel da leitura no desenvolvimento das crianças é fundamental. Transmite conhecimento, alarga competências linguísticas.
«Se na fase de aprendizagem houver alguma falha, a longo prazo, a criança vai rejeitar a leitura.»
Cármen Marco, psicóloga, Centro Aprendert
A Professora GSouto
01.06.2018