Escolas : Dia Intl da Não Violência e da Paz nas Escolas : recursos
créditos: Biblioteca EBI/ II Correeira
https://bibcorreeira.blogspot.pt/
No 30 de Janeiro é assinalado o Dia Internacional da Não Violência e da Paz nas Escolas. Todos os anos se relembra o Dia Internacional da Não Violência e Paz nas escolas, instituído em 1964 através de uma iniciativa do poeta espanhol Lorenç Vidal.
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Esta data, que coincide com o dia da morte de Mahatma Ghandi, pretende alertar a sociedade, pais, professores e alunos para valores “como o respeito, a cooperação, a solidariedade, a não violência e a paz”. as escolas.
Mahatma Ghandi
Objectivo:
Alertar alunos, pais, professores e toda a sociedade para valores como o respeito, a cooperação, a solidariedade, a não violência e a paz.
A temática da violência nas escolas é cada vez mais frequente, sendo o bullying uma problemática prioritária a resolver e alvo de preocupação por parte de especialistas que actuam na área da educação.
Valores:
A educação com valores e para os valores desempenha um papel fundamental na formação dos adolescentes, devendo ser prioritária e tranversal a todos os currículos escolares.
Nesta data procura-se igualmente sensibilizar para valores: tolerância, paz e respeito pelos direitos humanos, considerados bastante significativos no contexto actual.
créditos: Autor não identificado
via YouTube
Objectivos: Formador
• Estar atento;
• Estabelecer diálogos com as crianças, e adolescentes sobre conflitos que possam surgir;
• Manifestar compreensão e respeito pelas crianças, e adolescentes;
• Saber ouvir;
• Ter bom humor;
• Criar um clima de segurança, afectividade, empatia, alegria, harmonia e Paz
A APAV associa-se à celebração deste dia recordando a música “Vais Conseguir (Bullying)” do jovem músico D8, que alerta para a problemática do "bullying".
Bullying na escola:
Bullying é a prática de actos violentos, intencionais e repetidos que podem causar danos físicos e/ou psicológicos, à vítima.
Esta prática é frequente em ambientes escolares, influenciando a aprendizagem dos alunos, segundo revelam profissionais da área.
Bullying escolas
créditos: Autor não identificado
O bullying não é apenas uma situação de uma briga entre crianças ou adolescentes. O bullying importuna, persegue a vítima, a nível psicológico e/ou físico. É uma situação que se pode arrastar durante muito tempo.
Traz, consequências muito graves para o desenvolvimento psicoemocional dos jovens vítimas de bullying, que, por vezes, acabam em suicídio.
Ben
Disconnect
Henry Alex Rubin, 2012
"Há uma vítima, pode haver mais do que um agressor e há depois há toda a comunidade escolar que assiste e que, nos dias de hoje, filma e divulga nas redes sociais”.
Helena Costa, APAV
Apesar de ser um fenómeno frequentemente falado nos últimos anos, esta prática é antiga, existindo casos reportados há cerca de 40 anos.
Em 2015, o número de estudantes envolvidos em casos de bullying em Portugal rondava os 240 mil, segundo Susana Carvalhosa, responsável do Centro de Investigação e Intervenção Social.
Estou certa que os números actuais devem ter em muito aumentado, no que concerne sobretudo o ciber-bullying. Flagelo das redes sociais no anonimato
As redes sociais têm aspectos muito louváveis, mas há um outro lado que deve ser encarado com muita seriedade. E nesse campo, educadores (pais e professores) terão um papel fundamental.
Ben
Disconnect
Henry Alex Rubin, 2012
Actividades & recursos:
Disconnect é um filme que recomendo vivamente a pais e professores- E que merece ser integrado nos currículos escolares 3º ciclo, e Secundário: Retrata com muita autenticidade o ciber-bullying em diversos contextos. Um deles, e que serve os nossos objectivos pedagógicos, é o ciber-bullying escolar.
Deverá ser acompanhado de várias actividades curriculares e formativas que os professores preparão previamente, após visionamento do filme, e adaptadas ao nível ensino/etário que leccionam. Poderão solicitar a participação dos pais e encarregados de educação.
A Professora GSouto
30.01.2018