Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Escolas : Dia Intl da Não Violência e da Paz nas Escolas : recursos

 

 

 

créditos: Biblioteca EBI/ II Correeira

https://bibcorreeira.blogspot.pt/

 

No 30 de Janeiro é assinalado o Dia Internacional da Não Violência e da Paz nas Escolas. Todos os anos se relembra  o Dia Internacional da Não Violência e Paz nas escolas, instituído em 1964 através de uma iniciativa do poeta espanhol Lorenç Vidal.

 

Saber +

 

Esta data, que coincide com o dia da morte de Mahatma Ghandi, pretende alertar a sociedade, pais, professores e alunos para valores “como o respeito, a cooperação, a solidariedade, a não violência e a paz”. as escolas.

 

 

 

 

 Mahatma Ghandi

https://en.wikipedia.org/

 

Objectivo:

 

Alertar alunos, pais, professores e toda a sociedade para valores como o respeito, a cooperação, a solidariedade, a não violência e a paz.

 

 

 

 

A temática da violência nas escolas é cada vez mais frequente, sendo o bullying uma problemática prioritária a resolver e alvo de preocupação por parte de especialistas que actuam na área da educação.

 

Valores:

 

A educação com valores e para os valores desempenha um papel fundamental na formação dos adolescentes, devendo ser prioritária e tranversal a todos os currículos escolares.

 

Nesta data procura-se igualmente sensibilizar para valores: tolerância, paz e respeito pelos direitos humanos, considerados bastante significativos no contexto actual.

 

 

 

 

créditos: Autor não identificado

via YouTube

 

Objectivos: Formador


• Estar atento;

 

• Estabelecer diálogos com as crianças, e adolescentes sobre conflitos que possam surgir;

 

• Manifestar compreensão e respeito pelas crianças, e adolescentes;


• Saber ouvir;

 

• Ter bom humor;


• Criar um clima de segurança, afectividade, empatia, alegria, harmonia e Paz 

 

A APAV associa-se à celebração deste dia recordando a música “Vais Conseguir (Bullying)” do jovem músico D8, que alerta para a problemática do "bullying".

 

 

 

 

Bullying na escola

 

Bullying é a prática de actos violentos, intencionais e repetidos que podem causar danos físicos e/ou psicológicos, à vítima.

 

Esta prática é frequente em ambientes escolares, influenciando a aprendizagem dos alunos, segundo revelam profissionais da área.

 

 

dia-nao-violencia-escolas4.jpg

 

Bullying escolas

créditos: Autor não identificado

 

bullying não é apenas uma situação de uma briga entre crianças ou adolescentes. O bullying importuna, persegue a vítima, a nível psicológico e/ou físico. É uma situação que se pode arrastar durante muito tempo.

 

Traz, consequências muito graves para o desenvolvimento psicoemocional dos jovens vítimas de bullying, que, por vezes, acabam em suicídio.

 

  

 

 

Ben

Disconnect

Henry Alex Rubin, 2012

https://www.imdb.com/

 

"Há uma vítima, pode haver mais do que um agressor e há depois há toda a comunidade escolar que assiste e que, nos dias de hoje, filma e divulga nas redes sociais”.

 

Helena Costa, APAV

 

Apesar de ser um fenómeno frequentemente falado nos últimos anos, esta prática é antiga, existindo casos reportados há cerca de 40 anos.

 

Em 2015, o número de estudantes envolvidos em casos de bullying em Portugal rondava os 240 mil, segundo Susana Carvalhosa, responsável do Centro de Investigação e Intervenção Social.

 

Estou certa que os números actuais devem ter em muito aumentado, no que concerne sobretudo o ciber-bullying. Flagelo das redes sociais no anonimato

 

As redes sociais têm aspectos muito louváveis, mas há um outro lado que deve ser encarado com muita seriedade. E nesse campo, educadores (pais e professores) terão um papel fundamental.

 

 

 

Ben 

Disconnect

Henry Alex Rubin, 2012

https://www.imdb.com/

 

Actividades & recursos:

 

Disconnect é um filme que recomendo vivamente a pais e professores- E que merece ser integrado nos currículos escolares 3º ciclo, e Secundário: Retrata com muita autenticidade o ciber-bullying  em diversos contextos. Um deles, e que serve os nossos objectivos pedagógicos, é o ciber-bullying escolar.

 

Deverá ser acompanhado de várias actividades curriculares e formativas que os professores preparão previamente, após visionamento do filme, e adaptadas ao nível ensino/etário que leccionam. Poderão solicitar a participação dos pais e encarregados de educação.

 

A Professora GSouto

 

30.01.2018

 

Licença Creative Commons