Escolas : Dia Internacional da Língua Materna : Ensino Multilingue !
créditos: ONU
O Dia Internacional da Língua Materna é celebrado neste 21 de Fevereiro para promover a diversidade linguística e cultural, e o multilinguismo.
No mundo inteiro, 40% da população não tem acesso à educação em um idioma que fala ou entende. A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, afirma que o direito à língua materna é um direito humano que precisa ser garantido.
No entanto, avanços estão a ser realizados na educação multilíngue, e cada vez mais aumenta a compreensão sobre sua importância, particularmente na educação infantil, além do maior comprometimento com seu desenvolvimento na vida pública.
Tema 2023:
O tema do Dia Internacional da Língua Materna 2023 é...
“Ensino multilíngue, uma necessidade para transformar a educação”.
Saber +
As sociedades multilíngues e multiculturais existem por meio de suas línguas, que transmitem e preservam conhecimentos e culturas tradicionais de forma sustentável.
Estima-se que haja mais de 6 mil línguas no mundo, a maior parte delas, línguas indígenas.
Segundo o Instituto Internacional de Língua Portuguesa, somente no universo dos países lusófonos, existem mais de 330 línguas.
Objectivos:
A educação multilíngue baseada na língua materna facilita o acesso e a inclusão na aprendizagem de grupos populacionais que falam línguas não dominantes, línguas de grupos minoritários e línguas indígenas.
- Aprimorar a educação multilíngue como uma necessidade para transformar a educação em contextos multilíngues, desde a educação infantil e englobando todos os outros níveis;
- Apoiar a aprendizagem pela educação multilíngue e pelo multilinguismo nos nossos contextos educativos mundiais em rápida mudança e em situações de crise, incluindo contextos de emergência;
- Revitalizar as línguas que estão a desaparecer ou ameaçadas de extinção.
A Professora GSouto
21.02.2023