Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Direitos Humanos : Jovens iranianas & liberdade de pensamento ! Actividades

 

 

 

Jovem escaladora iraniana Elnaz Rekabi

créditos: AP

via Sky Sports

 

A jovem iraniana Elnaz Rekabi competiu no Campeonato Asiático de Escalada da IFSC em Seul, no domingo passado, 'sem hijab', o que não é permitido pelas novas  leis do seu país, segundo a Federação Internacional de Escalada Desportiva.

 

 

 

Jovem escaladora iraniana Elnaz Rekabi

créditos: Rhea Kang / AFP - Getty Images

https://www.nbcnews.com/

 

As imagens da escaladora iraniana Elnaz Rekabi, sem "hijab", nas finais do Campeonato Ásiático de Escalada em Seul, na Coreia do Sul, deram a volta ao mundo. 

 

O gesto foi visto como uma corajosa demonstração de apoio às mulheres no Irão, que é palco há mais de um mês de grandes protestos.

 

Mas Rekabi desculpou-se, através da publicação de uma "story" na sua conta Instagram, afirmando que o facto de não ter usado o véu islâmico foi um gesto "involuntário", por ter sido chamada para escalar de forma inesperada, devido a uma alteração na programação.

 

 

 

Jovem escaladora iraniana Elnaz Rekabi

créditos: Rhea Kang/AP

via CNN

 

A embaixada iraniana em Seul já confirmou que Rekabi regressou na manhã seguinte, após competição, para Teerão com outros membros da equipa nacional e negou informações de que estava desaparecida ou tinha sido detida.

 

Em 2016, a Euronews tinha entrevistado Rekabi, que na altura explicava que "outras atletas olhavam [para ela] de forma estranha, curiosas acerca de uma rapariga que usava um lenço para cobrir a cabeça e os braços e pernas cobertos numa competição no interior, com temperaturas tão elevadas". 

 

 

jovem-iraniana-morta-asra-panahi2022.png

 

Asra Panahi, jovem irariana

 créditos: Photograph: Handout

https://www.theguardian.com/

 

Outra jovem, Asra Panahi, segundo The Guardian, teria sido espancada pelos serviços de segurança iranianos durante uma inspecção à escola que frequentava, em Ardabil na semana passada. Asra Panahi, 16 anos, foi espancada até á morte por membros dos serviços de segurança do Irão, em plena sala de aula, após ter recusado cantar um hino pró-regime islâmico.

 

 

De Acordo com o Conselho Coordenador das Associações de Professores do Irão, as forças iranianas invadiram a escola para uma vistoria, escola para raparigas de Shahed, em Ardabil, no passado dia 13. Numa sala de aula, os operacionais exigiram que um grupo de meninas cantasse um hino de louvor ao líder-supremo do Irão.

 

 

 

Asra Panahi, 16 anos

#ashra_Panahi/Twitter

 

Perante a recusa das alunas em cantar o hino pedido, membros das forças de segurança começaram prontamente a espancar as menores. Várias foram levadas ao hospital e algumas foram detidas, adianta o The Guardian.

 

Entre as menores agredidas estava Asra Panahi, de 16 anos, que foi espancada e acabou por morrer no hospital, na sexta-feira, no seguimento das lesões infligidas nas violentas agressões.

 

Depois do caso vir a público, um homem identificado como sendo o tio de Asra apareceu no canal de notícias controlado pelo estado iraniano, afirmando que a jovem tinha morrido devido a “um defeito cardíaco congénito”.

 

 

 

Direitos Humanos

créditos. Autor não identificado

via Google Images

 

 

Actividades:

 

  • Direitos Humanos: Um conjunto mínimo de direitos necessários para assegurar a todos os seres humanos uma vida baseada na liberdade, na igualdade e na dignidade. Têm como marco a Declaração Universal dos Direitos Humanos

 

Os Direitos Humanos fazem parte da Cidadana em todos os currículos escolares.

 

 

 

Dia Internacional dos Direitos Humanos

créditos. Autor não identificado

via Google Images

 

  • Solicitar aos alunos uma pesquisa sobre a Declaração dos Direitos Humanos. Depois de lidos, enquadrar - em grupo - o caso destas duas jovens no(s) direito(s) que considerararem que as defendem. Por exemplo:

 

  • o direito à vida;
  • o direito à liberdade de pensamento;
  • o direito à dignidade.
  • Após essa actividade, abrir debate em sala de aula, sobre os direitos que assistem a Elnaz Rekabie e assistiam a Asra Panahi.
  • Exposição sobre as duas jovens em Jornal de Parede e na Biblioteca Escolar.

 

  • Alertar para a Celebração do Dia  dos Direitos Humanos.  

 

  • Actividades/acções a desenvolver nos currículos escolares. 
  • Programação dos eventos a decorrer em ambiente escolar: 

 

A Professora GSouto

20.10.2022

 

Licença Creative Commons