Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor & Edith Ngaio Marsh : literatura policial

 

dia-mundial-livro2015.jpg

 

Dia Mundial do Livro e Direitos de Autor

http://www.dglb.pt/

 

A 23 de abril celebra-se o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor. A data tem como objectivo reconhecer a importância e a utilidade dos livros, assim como incentivar hábitos de leitura nas pessoas.

 

Os livros são um importante meio de transmissão de cultura e informação, e elemento fundamental no processo educativo.

 

 

livros1.jpg

 

 

via Viagem ao mundo da leitura

 

No Dia Mundial do Livro decorrem várias acções de promoção dos livros e da leitura, organizados por livrarias, associações culturais, escolas, universidades e outras entidades.

 

Neste dia também se podem comprar livros a preço especial em várias livrarias.

 

 

cervantes1.jpg

 

 

créditos: Biblioteca Nacional de Portugal

 

 

O Dia Mundial do Livro é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de Abril. Trata-se de uma data simbólica para a literatura, já que, segundo os vários calendários, neste dia desapareceram importantes escritores como Cervantes (22 Abril) e 

Shakespeare, entre outros.

 

 

Saber +

 

 

 

Google doodle St George (UK)

https://www.google.com/doodles/

 

A ideia da comemoração teve origem na Catalunha: a 23 de abril, dia de São Jorge, uma rosa é oferecida a quem comprar um livro. Mais recentemente, a troca de uma rosa por um livro tornou-se uma tradição em vários países do mundo.

 

Google dedica hoje vários doodles, segundo os países em que é celebrado. O doodle que celebra St George, padroeiro do Reino Unido aparece na página de entrada do motor de busca desse país.

 

A UNESCO instituiu em 1995 o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor. A data foi escolhida por ser um dia importante para a literatura mundial - foi a 22 de Abril de 1616 que faleceu Miguel de Cervantes e a 23 de Abril de 1899 que nasceu Vladimir Nabokov. O dia 23 de Abril é também recordado como o dia em que morreu o escritor inglês William Shakespeare.

 

A data serve ainda para chamar a atenção para a importância do livro como bem cultural, essencial para o desenvolvimento da literacia e desenvolvimento económico. 

 

 

Edith Ngaio Marsh

 

 

 

 

Google Doodle 122º aniversário de Edith Ngaio Marsh

https://www.google.com/doodles/

 

Google celebra hoje a escritora neozelandesa Edith Ngaio Marsh que se tornou célebre na literatura policial e direcção cénica. O Doodle aparece na página de entrada de Google na Nova Zelândia e Austrália.

 

 

ngaio-marsh-fot.jpg

 

 

Edith Ngaio Marsh

créditos: Autor não identificado

http://www.aucklandmuseum.com/

 

Ir + longe: 

 

Edith Ngaio Marsh nasceu em 23 Abril 1895 na Nova Zelândia. É conhecida internacionalmente pelos seus trinte e dois romances policiais, publicados entre 1934 e 1982, ano em que morreu.

 

 

ngao-marsh.png

 

 

secretária de Ngao Marsh

https://oztypewriter.blogspot.com/

 

 Ao longo de um período de cinquenta anos (1932-1982), escreveu esses trinta e dois romances policiais, que alcançaram a aclamação internacional. Devotada à pintura e ao teatro, incluiu-os frequentemente nos seus enredos.

 

 

 

 

Ngaio Marsh

http://www.britannica.com/

 

Marsh é conhecida como uma das "Rainhas do Crime", juntamente com com Agatha Christie, Margery Allingham e Dorothy L. Sayers. 

 

Conhecida principalmente pela sua personagem, o inspector Roderick Alleyn, um detective cavalheiro que trabalha para a Polícia Metropolitana (Londres).

 

 

ngaio-marsh-liv.jpg

 

 

Crime de Luxo

Ngaio Marsh

https://www.fnac.pt/

 

Crime de Luxo foi publicado pela primeira vez em 1938. Pode ser considerado, em certa maneira sequência do seu livro anterior. Um retrato da sociedade inglesa da época.

 

Sinopse:

 

"As jovens debutantes suspiram, ansiosas. As mães casamenteiras planeiam minuciosamente cada lanche, baile e jantar. Em Londres, uma nova temporada está prestes a começar. Mas por detrás de tão enérgica atividade, a alta sociedade está a ser vítima de um crime tão abjeto quanto silencioso. Alguém está a chantagear as mais notáveis famílias da cidade... E essa pessoa também planeia cuidadosamente todos os seus passos.


O inspector-chefe Roderick Alleyn, ele próprio um aristocrata, move-se suficientemente bem naquele meio para perceber que algo de estranho se passa..."

 

O Prémio Ngaio Marsh é concedido anualmente ao melhor romance de mistério, crime e ficção de suspense da Nova Zelândia. 

 

Ngaio Marsh também é célebre pelo seu trabalho de encenadora (teatro).

 

Boas leituras !

 

A Professora GSouto

 

23.04.2015

 

Licença Creative Commons