Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Dia Mundial do Chocolate ! Wow ! Vamos então falar de chocolate ?

 

 

 

Dia Mundial do Chocolate

via Super Healthing Living

Google Images

 

7 de Julho é um dos dias mais saborosos do ano, pois é celebrado o Dia Mundial do Chocolate. O ouro negro, como é chamado o chocolate, carrega toda a importância dessa iguaria para o mundo.

 

História:

 

Os primeiros registros do cacau no mundo são por volta de 1.500 a.C, na América Central e Latina. O cacau era utilizado por civilizações antigas, como os povos Olmecas e, posteriormente, os Maias.

Os primeiros a consumir chocolate regularmente, por volta de 1500 a.C., foram os membros da civilização Olmeca, habitantes dos actuais países México e Guatemala. Depois, passaram esse gosto de beber chocolate aos vizinhos, Maias e Astecas, sendo considerado até um produto sagrado.

 

 

bebida de chocolate

via Google Images

 

Torravam as sementes, acrescentavam-lhes uma base de milho fermentado e misturavam-nas com especiarias, pimenta, por exemplo. Nas cerimónias religiosas, o cacau torrado era servido com especiarias e mel.

Para os Maias, o chocolate era uma moeda de troca (comos o euro para nós), por ser “uma dádiva dos deuses” e serviam cacau aos guerreiros para lhes dar força.

O cacau era servido em forma de bebida quente, com misturas de sementes de cacau torrado, água e outras especiarias como pimenta ou baunilha. A bebida era considerada sagrada e só era servida em momentos ritualísticos. 

O chocolate popularizou-se depois que os colonizadores espanhóis levaram o cacau para a Europa, tornando o chocolate uma especiaria destinada à classe alta. Esse foi o início da propagação do chocolate pelo mundo. Supostamente, quem trouxe o cacau para a Europa foi Cristóvão Colombo, em 1502, numa das suas viagens entre Espanha e a América.

 

 

Cacau fruto dos deuses

https://revistajardins.pt/

 

Fruto dos deuses?

 

O cacau, matéria-prima do chocolate, é considerado o fruto dos deuses. O chocolate pode ser usado em práticas mágicas para adoçar uma relação ou atrair momentos mais doces e gloriosos. Hum !

 

 

Cacaueiro

via Google Images

Origem:

O chocolate é um alimento derivado da amêndoa fermentada e torrada do cacau. A sua árvore é o cacaueiro, que se dá bem em climas tropicais : Brasil (o maior produtor de chocolate da América Latina), Equador, Costa do Marfim, Gana e S. Tomé e Príncipe, são bons exemplos de países famosos pelas suas produções de chocolate.

Diz-se que a origem do cacau ficava nas florestas da região do rio Amazonas, ou na região do Orinoco, na Venezuela.

 

 

Cacaueiro: fruto cacau

via Google Images

Curiosidades:

 

  • A bebida com cacau já foi utilizada de forma sagrada pela Igreja Católica.
  • O chocolate derrete com temperatura 34°C, ou seja, derrete quando entra em contato com o corpo humano.
  • O chocolate ajuda na libertação de serotonina no organismo, o hormónio da felicidade, o que torna o doce viciante. 
  • O chocolate de leite teve origem na Suíça. Era misturado leite em pó com cacau.
  • Quanto maior a porcentagem de cacau no chocolate, mais nutritivo e benéfico ele é. 
  • O chocolate branco utiliza apenas manteiga de cacau, açúcar e leite, diferentemente do chocolate escuro que utiliza sementes torradas de cacau em sua composição. 
  • Os países que mais consomem chocolate no mundo são: Alemanha, Suíça, e Bélgica.
  • No Brasil, existe a Cerimónia do Cacau, na qual a bebida é servida de forma ritualística.
  • O chocolate pode ser tóxico para os animais, principalmente, cachorros.
  • Apesar do cacau ser originário da América Latina, mais especificamente na Bacia do Rio Amazonas, a maior parte da produção actual está concentrada na Costa do Marfim, em África.
  • O maior período de vendas de chocolate no mundo não é na Páscoa, mas sim no dia de São Valentim, em 14 de Fevereiro. É tradição dar chocolate para as pessoas que você gosta, sobretudo entre namorados. 

 

 

dia-mundial-chocolate-film-chocolat1.jpg

 

Chocolat

Lasse Hallström, 2001

https://www.imdb.com/

 

Filme:

 

Sabia s que existe um filme cujo título e tema é o chocolate, Chocolat, 2001, do famoso realizador Lasse Hallström, que juntou o par romântico Johnny Depp e Juliette Binoche numa adaptação do romance com o mesmo título de Joanne Harris,, onde é mostrado como a confecção do chocolate, a decoração de montras de chocolate, ou a prova de chocolate fazem perder a cabeça dos amantes do chocolate.

 

 

Chocolat

Lasse Hallström, 2001

https://www.imdb.com/

 

Livro: 

 

dia-mundial-chocolate-livro-Chocolate.jpg

 

Chocolate

Joanne Harris

edição em português, 1999

https://www.fnac.pt/

 

Resumo:

 

A aldeia de Lansquenet-sur-Tannes tem duas novas moradoras: Vianne Rocher, jovem mãe solteira, e a sua filha Anouk. Ambas correram mundo e querem agora estabelecer-se, pelo que Vianne pensa montar um negócio. Um negócio aromático e guloso mas, naquelas paragens, pouco comum: uma chocolataria com o nome de "La Céleste Praline".

 

 

dia-mundial-chocolate-film-chocolat2.jpg

 

Chocolat

Lasse Hallström, 2001

https://www.imdb.com/


Para a aldeia, "La Céleste Praline" e a sua encantadora proprietária são um sopro de ar fresco frente à tirania de Francis Reynaud, um jovem padre de uma austeridade a raiar o fanatismo, que não...

 

Museu do chocolate Porto Wow:

 

 

Museu do Chocolate

Wow, Porto

https://wow.pt/pt/experiencias-museus/chocolate-story-museu/

 

Conheces o Museu do Chocolate , no Porto. Vale bem uma visita! Lá encontras a história do chocolate, desde a origem até ao fabrico, tudo diante dos teus olhos. E no final, podes provar...

 

"Vamos contar-lhe uma história fascinante, num lugar mágico, onde todos os segredos são desvendados: torrar o cacau, moer o cacau, fazer e conchar o chocolate."

Museu do Chocolate

 

E para terminar, alguns Benefícios do Chocolate:

O chocolate contribui para:

  • O aumento da concentração;
  • A redução no risco de ter uma doença cardíaca;
  • O alívio do stress;
  • A proteção da pele contra os raios solares.

 

Então hoje é dia de comer chocolate sem peso na consciência, mas sempre com moderação

 

A Professora GSouto

 

07.07.2022

 

Licença Creative Commons