Dia Internacional da Música: Vamos lá celebrar a música !
https://beira.pt/portal/noticias/
"Onde as palavras falham, a música fala."
Hans Christian Andersen
O Dia Mundial da Música comemora-se anualmente a 1 de Outubro. A data foi instituída em 1975 pelo International Music Council, uma instituição fundada em 1949 pela UNESCO, que agrega vários organismos e individualidades do mundo da música.
Objectivos do Dia Mundial da Música:
- Promover a arte musical em todos os setores da sociedade;
- Divulgar a diversidade musical;
- Aplicação dos ideais da UNESCO como a paz e amizade entre as pessoas, a evolução das culturas e a troca de experiências.
Neste dia decorrem vários concertos, em todo o país, de forma a celebrar o Dia Mundial da Música. Muitos destes concertos são de entrada livre.
Comecemos pela Casa da Música que tem dois concertos programados para este Dia Mundial da Música. Muito diferentes, um mais aberto à cidade, outro na Sala Suggia.
6 Releituras da obra de J. S. Bach
créditos: Casa da Música
Uma formação inédita de 100 flautas, 100 saxofones e 100 clarinetes para celebrar o Dia Mundial da Música.
6 Releituras da obra de J. S. Bach, um concerto com obras escritas por alunos do Curso de Composição da Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo e do qual resulta a atribuição do Prémio de Composição Casa da Música/ESMAE.
Um concerto irremediavelmente festivo, pela junção em palco de 300 jovens músicos. Merece destaque a estreia de uma nova encomenda ao compositor Daniel Moreira para esta rara formação.
Infelizmente o concerto já está esgotado. Mas terá outra oportunidade de ouvir música se andar pela cidade do Porto.
Banda Móvel
Por exemplo, ouvindo a Bandamóvel, outro evento da Casa da Música. Pare, escute e olhe, que vai gostar !
Uma banda num automóvel faz um espectáculo em trânsito. Estacionando nesta rua, naquela praça, músicos e actores surpreendem o Porto com um programa inspirado no cinema cómico dos anos 30/40.
Dois anos após a estreia, a Bandamóvel, criada em parceria com a Radar 360°, volta a dar gás ao humor e luz verde à música.
Espero encontrá-la. Estou curiosa em ouvir a proposta musical.
https://www.facebook.com/museunacionaldamusica/
Já em Lisboa, no Museu da Música, e a propósito da celebração do Dia Mundial da Música,poderá ouvir naquele que será o 8.º concerto da edição 2015 do ciclo de concertos com instrumentos históricos Um Músico, Um Mecenas.
Paulo Gaio Lima, acompanhado do violoncelo Stradivarius Chevillard-Rei de Portugal pertencente à coleção do Museu, será o músico-mecenas.
Entrada livre
Sou esta Casa | Tiago da Neta
https://www.facebook.com/museudamarioneta/
Um estilo diferente, mas também para celebrar o Dia Mundial da Música, o espectáculo Sou Esta Casa, estreado em Julho no festival Silêncio, a combinação da música e poesia com a acção das marionetas. Estas são manipuladas por Manuel Dias, enquanto o actor André Gago trata da declamação e Tiago da Neta se ocupa da guitarra.
Orquestra Geração
https://www.facebook.com/Orquestra-Geração/
A Orquestra Juvenil Geração tocará no Festiva Jovens Músicos da Fundação Calouste Gulbenkian, no Dia 1 Outubro, sob direcção de Pedro Carneiro, às 21:00 horas, Grande Auditório.
Entrada livre
Créditos : Jahas RockSchool Porto
https://www.facebook.com/JahasRockschool/
Ainda mais uma proposta da Jahas RockSchool. Amanhã, em directo na RTP1, a Jahas fará a abertura do programa da manhã, nas nas comemorações do Dia Mundial da Música.
Não percam!
Mas há muitos outros concertos que decorrerão por todo o país para celebrar o Dia da Música. Estas são apenas algumas propostas musicais para um público mais juvenil, mas que leva a múisca a sério.
Actividades:
Querem melhor lição do que ouvir um concerto ao vivo ? Uma autêntica aprendizagem que enriquecerá, e muito, o vosso currículo de Música.
Estou certa que o/a professor/professora de Música já tem agendada uma saida para visita de estudo... musical.
Embora professora de Línguas, fui durante muitos ano professora de música/piano também. E os alunos gostaram sempre muito da intertextualidade em Música e Literatura. Mais tarde Literatura e Música.
Os currículos sairam sempre muito enriquecidos com esta fusão de Literatura e Música. E os alunos puderam participar activamente nas duas vertentes pedagógicas e culturais. Sempre com maravilhamento e muito empenho.
Experiências que ficaram para a vida. Minha e dos alunos.
"A música é uma forma de arte que transcende a linguagem".
Herbie Hancock
A Professora GSouto
30.09.2015
actualizado 07.09.2023