Dia Internacional dos Museus e Sítios : Património Cultural e Turismo Sustentável
Celebra-se hoje, dia 18 Abril, o Dia Internacional dos Museus e Sítios embora as actividades se tenham estendido de 16-17 Abril 2016 para aproveitamento do fim-de-semana.
Comemorado cada vez mais em Museus de todo o mundo, o Dia Internacional dos Museus tornou-se uma actividade cultural para todos, já que a entrada nos museus é gratuita.
Saber +
O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (DIMS), foi criado pelo Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (ICOMOS) a 18 de Abril de 1982, e aprovado pela UNESCO no ano seguinte, com o objectivo de sensibilizar os cidadãos para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para a necessidade da sua proteção e valorização.
Celebrando o património nacional, comemora também a solidariedade internacional em torno do conhecimento, da salvaguarda e da valorização do património em todo o mundo.
Visita comentada aos painéis do pintor Almada Negreiros
https://www.facebook.com/Dia.Internacional.dos.Monumentos.e.Sitios/
Ir + longe:
Da América à Oceania, passando pela Europa, Ásia, e África, o Dia Internacional dos Museus é um momento único para a comunidade dos museus a nivel mundial. Todos os anos é proposto um tema pelo ICOM.
Tema 2017: "Património Cultural e Turismo Sustentável."
Numa época de marcada globalização económico-cultural, de profundas transformações sociais e do aumento exponencial do número de turistas, a salvaguarda, estudo, interpretação e divulgação do património é um factor fundamental para a afirmação da diversidade cultural dos territórios e dos países, constituindo igualmente um elemento chave para o reforço do conhecimento e do respeito entre os povos.
A DGPC promove a divulgação deste tema com a finalidade de celebrar os benefícios de uma relação saudável entre o turismo e o património cultural.
https://www.facebook.com/Dia.Internacional.dos.Monumentos.e.Sitios/
Actividades Portugal:
Este ano participam no Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, 670 entidadades, distribuídas por 176 concelhos do Continente e dos Arquipélagos dos Açores e da Madeira, através da realização de cerca de 910 actividades dirigidas a diferentes públicos:
- 406 Visitas guiadas/percursos orientados;
- 94 Rotas patrimoniais/ itinerários culturais;
- 85 Ateliês lúdicos/ oficinas pedagógicas/ workshops;
- 59 Exposições;
- 52 Encontros/ Conferências/ Seminários;
- 50 Espectáculos artísticos,
- 165 outras atividades.
"Essa função pode ser exercida em diferentes níveis, nomeadamente através da sensibilização das comunidades para o papel interventivo que podem desempenhar na conservação e valorização deste universo patrimonial tão vulnerável, e contribuir para minimizar a sua degradação ou até mesmo o seu aniquilamento."
Lugares Sagrados: Espaços e Caminhos
Centro de História da Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora
https://www.facebook.com/Dia.Internacional.dos.Monumentos.e.Sitios/
Actividades:
Em cada país, é promovido, anualmente, um programa de actividades a nível nacional, cujo acesso, na grande maioria, é gratuito.
A DGPC promoverá a divulgação do programa nacional do DIMS 2017, procurando cativar cada vez mais participantes para estas comemorações.
- As escolas terão certamente programado várias visitas de estudo para seus alunos, de modo a que estes possam ter acesso ao património cultural do seu país, num dia em que o acesso as todos os Museus e Sítios são gratuitos.
- As escolas, com o apoio dos Professores de Artes programarão Actividades variadas para celebrar o tema 2017: "Património Cultural e Turismo Sustentável."
A Professora GSouto
17.04.2017