Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios : Ano Cultural Europeu 2018

 

dia-museus2018cartaz-oficial.jpg

 

 

 Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

http://www.patrimoniocultural.gov.pt/

 

Celebra-se hoje, dia 18 Abril, o Dia Internacional dos Museus e Sítios. Comemorado todos os anos, este dia dedicado ao património cultural abre-se aos Museus e Sítios de todo o mundo.

 

A Direção-Geral do Património Cultural, coordenadora nacional do DIMS, em colaboração com o ICOMOS Portugal, convida-nos a associar a esta comemoração através da participação nas iniciativas que decorrem em todo o país.

 

Prevêm-se cerca de 600 actividades, organizadas por 540 entidades em 160 concelhos. Entre visitas guiadas, exposições, concertos, roteiros culturais, a DGPC prevê uma adesão de 100 mil pessoas às diferentes iniciativas.

 

 

dia-museus2018.PNG

 

 

Ano Europeu do Património Cultura 2018

http://anoeuropeu.patrimoniocultural.gov.pt/

 

Tema 2018

 

"Património Cultural: de geração em geração."

 

O conceito "Património Cultural: de Geração para Geração" assenta na própria definição de "património cultural, enquanto legado de artefactos e construções físicas e atributos intangíveis de um grupo ou sociedade, herdados de gerações passadas, mantidos no presente e transmitidos para o benefício de gerações futuras”.

 

 

Dinâmicas inter-geracionais do Património Cultural
Museu do Côa

http://www.patrimoniocultural.gov.pt/

 

A DGPC detalha, referindo as “mais de 800 iniciativas”, “até agora em 81 municípios”, destacando as previstas 257 visitas livres/orientadas e rotas patrimoniais, os 161 encontros e congressos, 122 exposições, 108 ateliês, 77 espetáculos e “muitas outras iniciativas, como lançamentos de publicações, festivais, campanhas de informação, animações de rua, concursos, recriações históricas, atividades de investigação, projetos digitais, documentários/filmes e sessões de leitura”.

 

dia-museus2018a.png

 

Saber +

 

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (DIMS), foi criado pelo Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (ICOMOS) a 18 de Abril de 1982, e aprovado pela UNESCO no ano seguinte, com o objectivo de sensibilizar os cidadãos para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para a necessidade da sua proteção e valorização.

 

Celebrando o património nacional, comemora também a solidariedade internacional em torno do conhecimento, da salvaguarda e da valorização do património em todo o mundo.

 

E este ano 2018 é ainda mais importante para todos nós europeus, dado que estamos a celebrar o Ano Europeu do Património Cultural

 

 

ano-europ-cultur1.png

 

 

Ano Europeu do Património Cultural

http://anoeuropeu.patrimoniocultural.gov.pt/

 

 

Ano Europeu do Património Cultural

 

Por iniciativa da União Europeia celebra-se este ano 2018, pela primeira vez, o Ano Europeu do Património Cultural. Enquadrado pelos grandes objectivos da promoção da diversidade e do diálogo interculturais e da coesão social, tem como objectivo chamar a atenção para o papel da cultura e do património no desenvolvimento social e económico na Europa e nas suas relações externas, e motivar os cidadãos para os valores comuns europeus.

 

 

 

 

 

 

Objectivos do AEPC 2018:

 

  • contribuir para a promoção do papel do património cultural europeu enquanto elemento central da diversidade e do diálogo inter-culturais;
  • potenciar o contributo do património cultural europeu para a economia e para a sociedade, através do seu potencial direto e indireto;
  • contribuir para a promoção do património cultural como um elemento importante da dimensão internacional da União Europeia.

 

 

Programa Geral

 

Actividades programadas para o dia 18 de Abril, Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2018 a consultar aqui

 

 

 

 

Auto da Ìndia/ Palácio Nacional de Sintra

Sala dos Cisnes

https://www.parquesdesintra.pt/event/

 

Actividades escolas:

 

Em Portugal é promovido um programa de actividades cujo acesso, na grande maioria, é gratuito.

 

A DGPC promove a divulgação do programa nacional do DIMS 2018, procurando cativar cada vez mais participantes para estas comemorações.

 

  • As escolas terão certamente programado várias visitas de estudo para seus alunos, de modo a que estes possam ter acesso ao património cultural do seu país, num ano especialamente importante para as novas gerações que é o Ano Europeu do Património Cultural.
  • As escolas, com o apoio dos Professores das várias áreas curriculares programaram Actividades variadas para celebrar o tema 2018: "Património Cultural: de geração em geração."

 

A Professora GSouto

 

18.04.2018

 

Licença Creative Commons