Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Dia Internacional para a Tolerância ! Actividades

 

 

Dia Internacional da Tolerância | Unesco

https://www.unesco.org/en/days/tolerance

 

"Tolerância é um princípio fundamental para viver em sociedade, decorrente naturalmente do respeito pelos direitos humanos e da dignidade humana."

Unesco

 

Hoje, dia 16 Novembro é Dia Internacional da Tolerância. Celebra-se anualmente a 16 de Novembro desde 1996..

 

A data foi aprovada pelos estados membros da UNESCO após a celebração, em 1995, do Ano das Nações Unidas para a Tolerância.

 

A celebração do Dia Internacional da Tolerância visa promover o bem estar, progresso e liberdade de todos os cidadãos, assim como fomentar a tolerância, respeito, diálogo e cooperação entre diferentes culturas, povos e civilizações.

 

 

Dia Internacional da Tolerância

https://www.un.org/en/academic-impact/international-day-tolerance-16-november

 

A celebração da data é baseada na Declaração Universal dos Direitos Humanos, nomeadamente nos artigos 18, 19 e 26:

 

  • Todas as pessoas têm direito à liberdade de pensamento, consciência e religião
  • Todos têm direito à liberdade de opinião e expressão
  • A educação deve promover a compreensão, a tolerância e a amizade entre todas as nações, grupos raciais e religiosos

 

Para promover os valores da tolerância, a UNESCO está a implementar uma estratégia global e integrada para combater o racismo, a discriminação, a xenofobia e todas as formas análogas de intolerância, a começar nas escolas.

 

 

 

Ilustração: via Google Images

 

Simultaneamente, a protecção e a promoção da diversidade cultural, assim como a promoção de uma educação de qualidade, tornaram-se áreas de intervenção prioritárias do trabalho desta organização, especialmente em sociedades que atravessem crises graves ou conflitos armados.

 

A UNESCO estabelece estreitas parceiras com autoridades locais, desenvolvendo coligações regionais de "cidades unidas contra o racismo, a discriminação e a xenofobia". É através do combate a estes três flagelos que se criarão condições para vencer a intolerância.

 

 

créditos: via Google Images

 

Actividades:

 

  • Solicitar aos alunos que se exprimam sobre os direitos humanos, nomeadamente os que reflectem sobre : racismo, discriminação, xenobia;
  • Orientar sobre conceitos como : racismo-xenofobia e discriminação (bullying nas escolas);
  • Desenvolver actividades para a promoção da "Semana para a Tolerância" na comunidade escolar.
  • Redigir em grupo/turma um "Manifesto para a Tolerância" a publicar no site da escola, na conta-turma das redes sociais Facebook, Twitter, instagram, TikTok.

 

toleranceday2014.jpg

 

Dia Internacional para Tolerância

https://www.unesco.org/en/days/tolerance

 

Sabemos que os professores e estudantes estão atentos a todo este tipo de celebrações, incluindo-as nos curriculos escolares de modo a educar desde cedo para a Cidadania.

 

Temos que lamentar que o site da UNESCO continue a não ter acesso em Língua Portuguesa, mesmo no que concerne o material de divulgação como posters.

 

"A não-violência não é uma peça de roupa para ser por e tirar segundo o que nos apetece. Ela está no coração e deve fazer parte inseparável do nosso ser."

Mahatma Gandhi

 

A Professora GSouto

 

16.11.2014

actualizado 15.11.2023

Licença Creative Commons