Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Dia Internacional da Música : Para celebrar !

 

dia-musica2020b.png

 

O Dia Mundial da Música é celebrado anualmente a 1 de Outubro, desde 1975. A data foi instituída em 1975 pelo International Music Council, uma instituição fundada em 1949 pela UNESCO, que agrega vários organismos e individualidades do mundo da música.

 

A primeira iniciativa foi do violinista e maestro americano Lord Yehudi Menuhin com o intuito de promover esta arte em todos os sectores da sociedade.

 

 

dia-musica2020.jpg

 

 

É também uma forma de realizar os ideais da UNESCO de solidariedade e paz entre os povos e de incentivo à troca de experiências e valores estéticos entre os mesmos.

 

Objectivos do Dia Mundial da Música:

  • Promover a arte musical em todos os setores da sociedade;
  • Divulgar a diversidade musical;
  • Aplicação dos ideais da UNESCO como a paz e amizade entre as pessoas, a evolução das culturas e a troca de experiências.

 

Neste dia decorrem vários concertos, em todo o país, de forma a celebrar o Dia Mundial da Música. Muitos destes concertos são de entrada livre. Este ano de pandemia, muito mais adequado.

 

Não deixes de partivipar em alguma actividade, concerto, no Dia Mundial da Música.

 

dia-musica-casa-musica2020.jpg

 

S'il vous plaît !

http://www.casadamusica.com/pt/

 

Comecemos pela Casa da Música. As Brigadas do Serviço Educativo Casa da Música estarão em vários pontos da cidade do Porto, para recolher testemunhos musicais em formato de histórias, a tocar um instrumento ou a cantar.

 

"Captar a música e a musicalidade das pessoas que andarão pela cidade no dia 1 de Outubro é a ideia base deste projecto. Para isso, iremos percorrer as ruas da cidade e incitaremos a população a expressar-se musicalmente. Cada pessoa poderá cantar uma canção da sua infância, do seu país, uma memória musical, o que lhe apetecer."

 

dia-musica-shutterstock2020.jpg

 

créditos: Shutterstock

 

Espaços:

🎶Casa da Música: 10:00 - 12:00
🎶Ribeira: 10:00 - 11:30
🎶Largo de São Domingos, Rua das Flores e Estação de São Bento: 11:30 - 12:30
🎶Rua de Cedofeita, Praça Carlos Alberto, Praça dos Leões, Clérigos e Miradouro da Vitória: 14:30 - 17:30
🎶Praça do Marquês, Rua de Santa Catarina, Mercado Temporário do Bolhão e Praça da Batalha: 14:30 - 17:30

 

Todo o conteúdo áudio e vídeo captado nesses momentos será depois trabalhado e apresentado online sob a forma de postais digitais, para que todos possam ver e ouvir,  podendo assim, uma vez mais, comprovar a "importância da música nas nossas vidas."

 

 

 

A Orquestra Clássica do Centro (OCC) assinala quinta-feira, 1 de Outubro, o Dia Internacional da Música, com um concerto pelo seu quarteto de cordas no Pavilhão Centro de Portugal em Coimbra.

 

 

dia-musica2020-coimbra.jpg

 

Dia Internacional da Música

https://www.noticiasdecoimbra.pt/

 

Programa:

 

Pelas 19h00, o quarteto vai presentear o público com obras de compositores com Ludwig van Beethoven, Wolfgang Amadeus Mozart, F. Schubert, M. Ravél, Schostakovich ou José Afonso.

 

O concerto contará com comentários do cirurgião Alexandre Linhares Furtado. A entrada é gratuita, mas sujeita a reserva prévia através do telefone ou email da OCC.

 

 

 

cartoon : Autor não identificado

 

 Escolas: Actividades musicais possíveis:

 

  • Convidar, um intérprete, cantor, grupo musical de uma Escola de Música para falar da importância da música nas suas vidas e no dia-a-dia; 
  • Passar um ou mais filmes que envolvam autobiografias de músicos, ou filmes musicais (todos os géneros);
  • Organizar convívio de alunos, pais que aprendem músca ou são músicos. Apoio com quizzes e jogos musicais;
  • Organizar uma exposição na biblioteca da escola, com apoio de professores currículos Música com instrumentos musicais reais, ou posters com instrumentos musicais, audição de Música adequado aos vários géneros musicais, fotografias e caricaturas de músicos, e outros;
  • Concerto com alunos da escola, várias turmas, e premiar o melhor grupo por categorias musicais;
  • Free concertos pais, estudantes, professores num ambiente descontraído e divertido.

 

dia-musica2020c.jpg

 

 

A Professora GSouto

 

01.10.2020

 

Licença Creative Commons