Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Dia Internacional da Música ? Dia de Festa para a Música !

 

 

 

Dia Internacional da Música

créditos: Autor não identificado via Musical U

 

O Dia Mundial da Música comemora-se anualmente a 1 de Outubro. A data foi instituída em 1975 pelo International Music Council, uma instituição fundada em 1949 pela UNESCO, que agrega vários organismos e individualidades do mundo da música.

 

A música é uma arte amada por milhões de pessoas espalhadas por todo o mundo, fazendo parte do nosso quotidiano. A música pode unir pessoas do mundo inteiro. É considerada um elemento imprescindível ao ser humano.

 

Não deixes de participar no Dia Internacional da Música. Todas as actividades são bem vindas.

 

Objectivos do Dia Internacional da Música:

 

  • Promover a arte musical em todos os setores da sociedade;
  • Divulgar a diversidade musical;
  • Aplicação dos ideais da UNESCO como a paz e amizade entre as pessoas, a evolução das culturas e a troca de experiências.

 

Neste dia decorrem vários concertos, em todo o país, de forma a celebrar o Dia Internacional da Música com muitos concertos de entrada livre.

 

 

dia-musica-casa-musica2019.jpg

 

Cidade com C

créditos: Casa da Música

@casadamusica

 

Comecemos pela Casa da Música e o Serviço Educativo Casa da Música comemoram o Dia Mundial da Música em vários locais do Porto, com a ajuda de alunos de escolas do ensino vocacional de música, sob a direcção de Daniel Sousa e Óscar Rodrigues.

 

dia-musica-casa-musica2019-stud.jpg

 

Concertos ao livre | Casa da Música

créditos: Casa da Música

https://www.facebook.com/casadamusica/

 

O Metro de Lisboa tem concertos gratuitos para celebrar este dia. Entre os dias 1 e 5 de Outubro podem assistir às actuações dos vencedores do concurso "Uma Mão Cheia de Bandas".

 

Para celebrar o Dia Internacional da Música, 1 de Outubro, o Metropolitano de Lisboa lançou um concurso para bandas amadoras (que nunca assinaram um contrato discográfico).

 

 

dia-musica2019-metrolx.jpg

 

Metro de Lisboa

via NIT.pt

 

“Uma Mão Cheia de Bandas” recebeu inscrições até ao dia 22 de Setembro e revelou dia  30 de Setembro, os cinco vencedores.

 

Destes concertos gratuitos fazem parte os grupos Bali, 4th District, The Dust, Jhon Douglas & JungleBoys e Mistah Isaac, respectivamente.

 

 

dia-musica2019-KetilHaugsandTaskin.jpg

 

Ketil Haugsand

http://www.museunacionaldamusica.gov.pt/

 

Já em Lisboa, no Museu da Música, e a propósito da celebração do Dia Internacional da Música, um concerto do cravista norueguês, Ketil Haugsand, no cravo Taskin de 1782, concerto integrado no ciclo "Um Músico, Um Mecenas".

 

Classificado como Tesouro Nacional, este cravo integra a coleção do Museu Nacional da Música, tendo sido recentemente restaurado, num processo que seria devidamente reconhecido, ao vencer um prémio APOM 2019 na categoria Conservação e Restauro.

 

 

 

dia-musica-jahas2019.png

 

 

Créditos : Jahas RockSchool Porto

https://www.facebook.com/JahasRockschool/

 

Ainda mais uma proposta da Jahas RockSchool. Celebrar a música entre alunos e professores será uma excelente proposta.

 

Mas há muitos outros concertos que decorrerão por todo o país para celebrar o Dia Internacional da Música. Estas são apenas algumas propostas musicais para um público mais juvenil, mas que leva a múisca a sério.

 

Actividades:

 

Querem melhor lição de música do que ouvir um concerto ao vivo? Uma autêntica aprendizagem que enriquecerá, e muito, o vosso currículo de Música.

 

Estou certa que o/a professor/professora de Música agendou uma saída escolar para uma visita de estudo musical.

 

Embora professora de Línguas, actualmente, fui durante muitos anos professora de música/piano também. E os alunos gostaram sempre muito da intertextualidade entre Música e Literatura. Mais tarde Literatura e Música.

 

Os currículos sairam sempre muito enriquecidos com esta fusão de Literatura e Música. E os alunos puderam participar activamente nas duas vertentes pedagógicas e culturais. Sempre com maravilhamento e muito empenho.

 

Experiências que ficaram para a vida. Minha e dos alunos.

 

A Professora GSouto

 

01.10.2019

 

 Licença Creative Commons