Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Dia Internacional da Mulher : A mulher no universo Marvel !

 

adolie-day-journee-femmes.jpg

 

 

Dia Internacional de Luta dos

Direitos da Mulher

crédits: Adolie Day

https://www.facebook.com/Adolie-Day-

 

Amanhã, dia 8 Março celebra-se o Dia Internacional da Mulher. E Google não poderia deixar de estar presente neste dia.

 

Da ciência à pintura, da astronomia à literatura. Do ensino à justiça, passando pelo desportoinvestigação ou repórter de guerra, Google tem homenageado muitas mulheres. 

 

Não há área em que a mulher não esteja hoje presente e se destaque pelas suas qualidades e feitos inegáveis. Daí o merecido destaque de Google.

 

 

 

 

Google Doodle Dia Internacional da Mulher 2019

https://www.google.com/doodles/

 

Google Doodle:

 

E Google publica um Doodle interactivo contendo trezes citações inspiradoras de mulheres do presente e passado que marcam a História.

 

Ao clicar ou tocar no botão "Play", o Doodle começa a exibir uma sequência de 13 slides com citações em várias línguas com ilustrações de mulheres de diferentes países.

Saber +

 

 Clara Zetkin, professora e jornalista alemã, é uma das referências históricas  da origem desta celebração.

 

 

clara-zetkin2.jpg

 

Clara Zetkin

http://www.taz.de/

 

Em 26 de Agosto de 1910, durante uma conferência internacional de mulheres socialistas realizada na Casa do Povo (Folket Hus), em Copenhaga, Clara Zetkin lançou a ideia de criar um Dia Internacional da Mulher.

 

Mas, apesar de grandes progressos, a igualdade de género está longe de ser atingida no campo da cultura, ciência e tecnologia e cargos na sociedade. Na educação há efectivamente uma equidade.

 

É na ficção, sobretudo no universo Marvel que a mulher atinge níveis de igualdade muito fortes. Ora vejamos:

 

marvel-heroina1.jpg

 

 

 Capitã Marvel/ Captain Marvel

 Anna Boden, Ryan Fleck, 2019

https://www.imdb.com/

 

Há, a nível da ficção, grandes avanços. Como é caso no universo da Marvel. As heroínas Marvel fazem-se notar cada vez mais.

 

Surge agora, Capitão Marvel. Capitã Marvel (Captain Marvel) marca a primeira vez que uma mulher lidera completamente um filme do universo cinematográfico Marvel.

 

Mas falemos de outras super-heroínas memoráveis que têm surgido no grande ecrã, saidas das páginas de BD Marvel

 

marvel-black-widow.jpg

 

 

Avengers/ Black Widow

Scarlett Johansson

créditos: Universo Marvel cinema

 

Sim, as super-heroínas têm marcado presença nos  filmes da Marvel. A mais popular de todas talvez, até agora, sempre de uniforme justo e movimentos acrobáticos, será Natasha Romanoff, a Viúva Negra (encarnada por Scarlett Johansson), que foi também a primeira a surgir, logo em Homem de Ferro 2.

 

 

marvel-utron.jpg

 

Wanda Maximoff/ Scarlet Witch

 Elizabeth Olsen

Avengers: Age of Ultron

Joss Whedon, 2015

https://www.imdb.com/

 

A todo-poderosa Wanda Maximoff, a Feiticeira Escarlate (Elizabeth Olsen), com capacidades telepáticas e telequinéticas, deu nas vistas logo a seguir em Vingadores: A Era de Ultron e nunca mais deixou a equipa de heróis.

 

 

marvel-vespa.jpg

 

 

Vespa/ Evangeline Lilly

Homem Formiga

Peyton Reed, 2018

https://www.imdb.com/

 

E como ninguém deve ser avaliado pelo tamanho, a diminuta Vespa (Evangeline Lilly), após provar o que valia em Homem-Formiga, vestiu o uniforme que a torna todo-poderosa na respectiva sequela, conseguindo até partilhar o título e o protagonismo com o herói: Homem-Formiga e a Vespa.

 

 

Pepper Potts/ Gwyneth Paltrow

Iron Man 3

Shane Black, 2015

https://www.imdb.com/

 

Isto sem esquecer que Pepper Potts (Gwyneth Paltrow), presente desde o filme fundador Homem de Ferro, acabou por ganhar poderes especiais em Homem de Ferro 3. Há rumores que pode voltar em Vingadores: Endgame.

 

 

 

marvel-gamora.jpg

 

 

Gamora/ Zoe Saldanha

Guardiões da Galáxia

James Gunn, 2017

https://www.imdb.com/

 

 No espaço sideral, a letal Gamora (Zoe Saldana), é uma figura central nas aventuras dos Guardiões da Galáxia.

 

marvel-tessa1.jpg

 

 

Valquíria/ Tessa Thompson

Thor. Ragnarok

Taika Waititi, 2017

https://www.imdb.com/

 

Também não faltam poderes a Valquíria, a que Tessa Thompson dá vida em Thor: Ragnarok, e que consegue estar lado a lado com o herói titular. Também nos dois primeiros filmes Thor, surge a guerreira Sif (Jaimie Alexander), como uma das espadachins mais poderosas de Asgard.

 

marvel-sif.jpg

 

 

Thor. Ragnarok

Taika Waititi, 2017

https://www.imdb.com/

 

Voltemos então a Capitão Marvel, esta semana nos cinemas...

 

marvel-heroina2.jpg

 

 

 Capitã Marvel/ Captain Marvel

 Anna Boden, Ryan Fleck, 2019

https://www.imdb.com/

 

 Capitão/ Capitã Marvel! Carol Danvers (Brie Larson) é uma piloto da Força Aérea dos EUA que se transforma numa das heroínas mais poderosas da galáxia em Capitão Marvel (Captain Marvel). Estreia em todo o mundo esta semana. Em Portugal foi o dia 6 Março, antevéspera do Dia Internacional da Mulher.

 

 

marvel-heroina3a.jpg

 

 

 Capitã Marvel/ Captain Marvel

 Anna Boden, Ryan Fleck, 2019

https://www.imdb.com/

 

Protagonizado por uma mulher,  Brie Larson, á detentora de um Oscar. Este filme é marcado pela preponderância de mulheres no projecto atrás das câmaras, desde a co-realizadora Anna Boden (em parceria com Ryan Fleck) às argumentistas Geneva Robertson-Dworet e Jac Schaeffer e à autora da banda sonora Pinar Toprak. Bom! Coisa séria.

 

Mas há mais! Capitão Marvel/ Capitã Marvel já tem lugar no célebre Museu Madame Tussaud (Nova Iorque). No Dia Internacional da Mulher, Capitão/ Capitã Marvel passou a ser uma das figuras de cera do Museu Madame Tussauds colocadas em frente a marcos emblemáticos nos EUA.

 

marvel-brie-larson.jpg

 

Captain Marvel/ Capitã Marvel

https://www.madametussauds.com/

 

Se está em Nova York, ou passa por lá brevemente, não esqueça! Vá admirar a mais recente superstar da Marvel Studios, Captain Marvel.

 

Actividades:

 

O Dia da Mulher deve empenhar-nos na luta pela igualdade dos direitos da mulher. E é na escola que professores e alunos devem começar a sentir a importância desses direitos.

 

Há também que dinamizar as raparigas para o seu futuro desempenho nos campos da ciência e tecnologia. No entanto, Portugal é o país da União Europeia com maior número de mulheres na investigação. Só pode encher-nos de orgulho.

 

  • Debate com alunos sobre o papel preponderante das mulheres na sociedade actual. 

 

  • Doodle: leitura e debate das diferentes citações de mulheres que podem tornar-se um exemplo a seguir. Aprofundar o conhecimento sobre essas mulheres num exercício brainig storm.

 

  • Estudo das personagens femininas no universo Marvel, seguido da leitura de alguns albuns de banda desenhada.

 

  • Programar uma visita estudo: Capitão/ Capitã Marvel no cinema com diferentes turmas, na temática texto narrativo BD.

 

 

A Professora GSouto

 

7. 03.2019

 

 Licença Creative Commons