Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Dia Internacional da Mulher : Educação

 

doodle-womensday2015.jpg

 

 

Google Doodle | Dia Internacional da Mulher

https://www.google.com/doodles/

 

Hoje  celebra-se o Dia Internacional da Mulher. E Google não poderia deixar de estar presente neste dia.


Da ciência à pintura, da astronomia à literatura. Do ensino à justiça, passando pelo desporto, e pela investigação. Não há área em que não exista uma mulher que se destaca pelas suas qualidades inegáveis.

 

No dia em que se celebram as mulheres e tudo a que elas têm direito - e lutam para o ter - Google publica um doodle na página de entrada, dedicado as todas as mulheres.

 

 

emma-watson1.jpg

 

 

Emma Watson | HeForShe

https://www.facebook.com/HeForShe/

 

Emma Watson, a nossa heroína Hermione dos seus tempos da saga Harry Potter é hoje embaixatriz das Nações Unidas ONU dando a voz pelo movimento HeForShe.

 

Não há dúvidas sobre a importância da educação das raparigas e das mulheres, mas continuam a existir problemas, na Europa e em todo o mundo.

 

O Parlamento Europeu quer chamar a atenção da sociedade para estes desafios dedicando o Dia Internacional da Mulher ao prestígio das mulheres e das raparigas através da educação.

 

"A educação é o instrumento fundamental que garante a igualdade de género."

 

Liliana Rodrigues, Portugal, PE

 

 

Girls-are-smarter.jpg

 http://i2.wp.com/www.avoiceformalestudents.com/

 

O BolgdosCaloiros tem realçado desde o início a importância das jovens e das mulheres em todos os campos da sociedade. Na escola, as jovens começam a salientar-se desde muito cedo, pelos resultados escolares obtidos, bem com pela criatividade e empreendorismo. São muito mais dinâmicas e activas nas aulas e nos desafios que lhes lançamos.

 

Se nos países em desenvolvimento, a probabilidade das raparigas terminarem o ensino primário e secundário é ameaçada pela pobreza, pelo casamento infantil, e por normas sociais discriminatórias, como o acesso à própria educação.

 

Na UE as raparigas têm pleno acesso ao ensino superior, licenciam-se mais do que os homens. Mas, apesar disso, quando se trata da vida profissional, as mulheres ainda não têm as mesmas oportunidades, são frequentemente mal renumeradas e trabalham mais a tempo parcial.

 

Mas agora oiçamos algumas meninas que responderam à pergunta "E tu? O que queres ser quando fores grande?" 

 

 

 

 

 

Engraçado, não acham? Reveladoras algumas, outras menos. Professoras de taekwondo, pintoras, estilistas ou até caça fantasmas...Nada está fora do seu alcance... ou imaginação!

 

patricia-arquette-oscars2.jpg

 

 

Patricia Arquette | Reuters

Melhor Actriz Secundária : Boyhood

http://musicacinetv.com/

 

Mas também as actrizes começam a dar voz aos problemas que enfrentam na 7ª arte. Lembram o filme Boyhood, um filme a explorar que divulguei em BlogdosCaloiros?

 

Estava entre os mais nomeados para os Oscars 2015. Pois, Patrícia Arquette, galardoada com o Oscar de Melhor Actriz Secundária pela sua interpretação, fez um discurso que surpreendeu e arrebatou a audiência.

 

"Para todas as mulheres que deram à luz a todos os contribuintes e cidadãos desta nação, temos lutado pela igualdade de direitos de todos os outros, é a nossa vez de ter salários iguais de uma vez por todas e igualdade de direitos para as mulheres nos Estados Unidos da América."

 

O Dia da Mulher é para nos lembrar que devemos fazer o que está ao nosso alcance para dar a dignidade a todas as mulheres, em especial a todas as jovens, que estão sujeitas a maus tratos, que são proibidas de ir à escola, que são maltratadas pelos namorados, que são mutiladas ou  até violentadas até à morte.

 

Façamos do Dia da Mulher uma chamada de atenção difícil de ignorar. Sejamos pelas mulheres, pelas jovens deste país.

 

A Professora GSouto

 

08.03.2015

 

Licença Creative Commons

 

créditos video: créditos : Alunas Salesianas via Sapo