Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Dia Europeu das Línguas . 20 anos ? Vamos celebrar !

 

 

 

https://edl.ecml.at/

 

jel2021-20anos.png

 

https://edl.ecml.at/

Setembro é o mês das Línguas Europeias !  Desde 2001, a Comissão Europeia em Portugal celebra esta data para comemorar a diversidade linguística da Europa. E este ano o Dia Europeu das Línguas celebra 20 anos ! 

 

Por toda a Europa, 800 milhões de Europeus dos 47 estados-membros do Conselho da Europa são encorajados a aprender mais línguas, em qualquer idade, dentro e fora da escola. O Conselho da Europa promove o plurilinguismo em todo o continente europeu, com base na convicção de que a diversidade linguística é uma via para alcançar uma maior compreensão intercultural e um elemento-chave da riqueza do património cultural da Europa.
 

Tema 2021:

 

O tema geral para 2021 é «Línguas e Sustentabilidade».

 

 

 

Dia Europeu das Línguas 

https://edl.ecml.at/

Saber +

 

Em 2001 celebrou-se pela primeira vez o Ano Europeu das Línguas (AEL), por iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia, visando celebrar a diversidade linguística como uma riqueza do património comum da Europa a preservar. Foi ainda objectivo de AEL-2001 promover o multilinguismo e motivar os cidadãos europeus, nomeadamente os estudantes, para a aprendizagem de línguas.


Hoje em dia, mais do que nunca, a língua e a comunicação representam aspetos cruciais da nossa sociedade. A aprendizagem de línguas é uma forma de abrir a mente a novas perspetivas e culturas.

 

 

edl2021-infographic.jpg

 

https://edl.ecml.at/Portals/33/documents/

 

Actividades & Recursos

 

Apenas em línguas estrangeiras. Sugere-se que os alunos recorram a línguas que fazem parte dos currículos escolares como línguas estrangeiras: línguas inglesa e francesa. Mas podem e devem explorar outras línguas.

 

Infelizmente  no que concerne a língua portuguesa, quase nada. Permanece tudo igual, apenas alguns títulos e já lá vão 16 anos, desde 2005. O ano em que participámos pela primeira vez.

 

Será que não há tradutores portugueses na União Europeia?! Ou junto das entidades portuguesas ligadas a esta celebração anual? 

 

Sugere-se a consulta do sítio Web do DEL, onde consta informação detalhada, em várias línguas, sobre a diversidade linguística, em particular no continente europeu, sobre o DEL e propostas de actividades.

 

https://edl.ecml.at/Activities/

 

Juntem-se ao Grande Bake-Off do 20º aniversário da EDL:

 

O Dia Europeu das Línguas é celebrado todos os dias 26 de Setembro desde 2001 por centenas de milhares de estudantes de todo o mundo. Este ano, para comemorar o 20º aniversário da sua inauguração, o Centro Europeu de Línguas Modernas convida todos os alunos a participarem no Grande Bake-Off do nosso EDL.

 

Objectivo:

 

Reunir receitas de aniversário de diferentes partes do mundo e em diferentes idiomas para as 20 Sobremesas mais originais (e saborosas! )  num Livro de Receitas especial da edição do 20º aniversário.

 

Se gostariam que as vossas sobremesas (grupo/turma) do 20 º aniversário do DEL 2021 fossem incluídas (após rigoroso processo de selecção! ), leiam as indicações aqui e preparem-se para trazer à tona o Chef que há em vós!!

 

Prazo:

Até 30 de Setembro 2021

 

 

créditos: Poster: Agrupamento de escolas de Soure

 

A todas as Escolas e outras entidades organizadoras de actividades no âmbito das celebrações do DEL, recomenda-se vivamente o seu registo na base de dados de Eventos.

 

O Dia Europeu das Línguas é para todos! Visitem o site oficial, escolham a língua estrangeira que mais vos seduza e vejam as Actividades que vos são propostas. Desde infograpfias, apps, livros, jogos, quizz e outras, muito há para explorar!

A Professora GSouto

 

26.09.2021

 

Licença Creative Commons