Dia Europeu (Mundial) das Doenças Raras : O que saber ? Como apoiar ?
Rare Disease Day 2020
https://www.rarediseaseday.org/
Hoje, dia 29 de Fevereiro, ano bissexto, comemora-se o Dia Europeu das Doenças Raras cujo objectivo principal é sensibilizar a sociedade para as doenças raras e o seu impacto na vida dos pacientes.
Tema 2020 :
"Raro é ser muitos, raro é ser forte, raro é ter orgulho nisso!"
Dia das Doenças Raras
A organização deste dia de sensibilização é coordenada pela organização europeia para as doenças raras, Eurordis – Rare Diseases Europe, e resulta da colaboração com alianças nacionais de doenças raras de todo o mundo.
Dia Europeu das Doenças Raras
Saber +
Realizado no último dia de Fevereiro de cada ano, assinalado pela primeira vez em 2008, o Dia das Doenças Raras visa sensibilizar a sociedade para os problemas com que a comunidade das doenças raras se defronta.
A Eurordis é uma aliança não-governamental, sem fins lucrativos, que reúne mais de 700 associações de doenças raras, de mais de 60 países, que trabalham juntas para melhorar a vida dos 30 milhões de pessoas com doenças raras na Europa.
O que é uma doença rara?
Na Europa, uma doença ou perturbação é definida como "rara" quando afecta menos de 1 por 2 000 habitantes. Uma doença rara pode afectar apenas um punhado de doentes na Europa, mas que pode chegar a atingir 245 000 pessoas.
Estima-se que as doenças raras, no seu conjunto, atinjam seis a oito por cento da população portuguesa, o que representa um universo de 600 a 800 mil pessoas.
Dia das Doenças Raras
via Google Images Archive
Existem mais de 6 000 doenças raras. No total, as doenças raras podem afectar 30 milhões de cidadãos da União Europeia. 80% das doenças raras são de origem genética; frequentemente são crónicas e potencialmente fatais.
Há eventos em muitos países. Procura no mapa o teu país e os eventos que nele se celebram de apoio.
https://www.rarediseaseday.org/
Apoio:
- Podes apoiar, fazendo o download do material de apoio aqui. Fala deste Dia das Doenças Raras na tua escola, partilha material de apoio.
- Organizar eventos na tua escola, de sensibilização da comunidade escolar.
- Tentar conhecer casos de doenças raras entre os alunos da tua escola, e presta o teu apoio.
A Professora GSouto
29.02.2020
actualizado 28.02.2024