Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Dia dos Avós : Saudades dos avós em tempo de pandemia ?

 

dia-avos2021-gettyimages.jpg

 

créditos: Getty Images

https://www.gettyimages.pt/

 

Celebra-se hoje, 26 Julho o Dia dos Avós em Portugal e Espanha. E também no Brasil.

A proximidade emocional entre os netos e os avós tornou-se muito difícil ao longo deste ano e meio de pandemia.


A pandemia levou a vários desafios dos avós, desde os longos períodos de confinamento, que obrigaram ao afastamento social, até à falta e impossibilidade de contacto pessoal com filhos e sobretudo os netos.

 

dia-avos2021-gettyimages-avo.jpg

 

créditos: Getty Images

https://www.gettyimages.pt/

 

Embora muitos tenham mantido contacto com os netos via digital, outros houve que não têm acesso às tecnologias. Assim, a videochamada via tablett ou smartphone nem sempre foi possível e muitos avós e netos ficaram distantes.

 

Por que não indicar alguns livros que falam sobre histórias de avós?

 

 

dia-avos2021-minha-avo-desculpa.jpg

 

A minha avó pede desculpa

Fredrik Backman

Bertrand 

https://www.almedina.net/

 

Resumo:

 

Elsa tem sete anos de idade, quase oito, e é diferente. Para já, tem como melhor – e única – amiga a avó de setenta e sete anos de idade, que é doida: não levemente taralhoca, mas doida varrida a sério, capaz de se pôr à varanda a tentar atingir pessoas que querem falar sobre Jesus com uma arma de paintball, ou assaltar um jardim zoológico porque a neta está triste. Todas as noites, Elsa refugia-se nas histórias da Avozinha, cujo cenário é o reino de Miamas, na Terra-de-Quase-Acordar, um reino mágico onde o normal é ser diferente.

 

A Minha Avó Pede Desculpa é uma história belíssima, contada com sentido de humor e  emoção de Fredrik Backman.

 

 

dia-avos2021-livro-avos.jpg

 

Avós

Chema Heras

ilustração: Rosa Osuna

editora Kalandraka

https://www.fnac.pt/

 

Resumo:

 

A avó sorriu e foi ver-se ao espelho:
- Sou feia como uma galinha sem penas.
- Não digas isso, mulher! Tu és bonita como o sol!
E faz o favor de te despachar que temos de ir dançar.

Chema Heras relata neste livro a ternurenta história de dois velhinhos, Manuel e Manuela, que aceitam com naturalidade as marcas dos anos. Manuela é coquete como uma rapariguinha e Manuel adora dançar com ela.

 

Através de uma estrutura acumulativa e de um texto poético, “Avós” ensina-nos a encontrar a beleza através dos olhos do amor e mostra-nos todo o carinho que pode existir quando o corpo murcha e nos faz descobrir as vantagens de viver com um sorriso nos lábios.

 

Nota: Plano Nacional de Leitura

 

Sessão de cinema em casa

 

Agora já muitos avós estão vacinados, tirando algumas excepções. É pois o momento de estar com os avós, manifestar o vosso carinho.

 

 

dia-avos2021-film-up.jpg

 

UP

Pixar, 2009

https://www.imdb.com/

 

Talvez uma sessão de cinema em casa dos avós ? Um filme animado para ver no tablett para os mais miúdos?

 

 

Um filme animado da Pixar,  uma aventura em jeito de comédia em que Carl Fredricksen, 78 anos, realiza seu sonho de uma grande aventura, amarrando milhares de balões à sua casa para voar até aos confins da América do Sul. Quando descobre que trouxe consigo seu maior pesadelo. Um pequeno intruso de 9 anos.

 

dia-avos2021-gettyimages-avo.danca.jpg

 

créditos: Getty Images

https://www.gettyimages.pt/

 

Celebrar o Dia dos Avós significa celebrar a experiência de vida, reconhecer o valor da sabedoria adquirida, não apenas nos livros, nem nas escolas, mas no convívio com as pessoas que amamos e com a própria natureza, quando for possível um passeio pelo jardim.

 

O convívio com os avós protege avós e netos da depressão, fortalece os laços afectivos,  optimiza o envelhecimento cognitivo dos avós e mantêm-nos activos, essencial numa vida saudável para avós e netos. E estreita os afectos familiares

 

Bom dia para todos os avós !

 

A Professora GSouto

 

26.07.2021

 

Licença Creative Commons