Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Dia dos Avós : Finalmente podemos celebrar com os avós !

 

 

 

créditos: Autor não identificado

via Google Images

 

Chegou de novo o dia dedicado aos avós! Dia 26 Julho é dia de homenagear  os avós, seja qual for a vossa idade, Até porque os avós, felizmente, têm maior longevidade e há que saber aproveitar a sua companhia, afecto e sabedoria.

 

Esta é uma boa oportunidade para demonstrar todo o amor e carinho que temos por essas pessoas tão importantes na nossa vida e formação.

 

Regra geral, são  os avós responsáveis por proporcionar momentos de descontração e acolhimento aos netos, e muitas vezes, são também figuras bastante presentes na educação dos netos.

 

O Dia dos Avós é celebrado a 26 Julho, em Portugal, Espanha e no Brasil.

 

 

 

créditos: Disney

 

Origem Dia dos Avós:

 

Esta data comemorativa teve origem no século I a.C. Foi o Papa Paulo VI que decretou o dia 26 de Julho como Dia dos Avós. Anteriormente, essa comemoração foi festejada nos dias 20 de Março - junto com São José - e 16 de Agosto - Dia da Assunção de Maria.


O Dia dos Avós, em Portugal, é uma comemoração ‘recente’. Foi promulgada pela Assembleia da República no dia 4 de Junho de 2003. Faz este ano 19 anos.

 

Mas há uma versão mais recente. Em Portugal, o Dia dos Avós é comemorado hoje, 26 de Julho, por acção de Ana Elisa do Couto (1926-2007) mais conhecida por “Dona Aninhas”, uma portuguesa de Penafiel, avó de quatro netas e dois netos, tendo sido esta data escolhida em razão da comemoração do dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Cristo.

 

 

 

créditos:  imagem via Bom Dia,Europa

 

É por isso, que na cidade de Penafiel, está afixada em praça pública, uma placa em honra da avó portuguesa. Foram necessários muitos anos, mais precisamente 19, para que este dia fosse celebrado, graças à luta persistente desta senhora D. Aninhas, uma avó de Penafiel.

 

Confesso que desconhecia totalmente esta versão. Mas sendo dada como verídica, não deixa de ser interssante esta homenagem pública a uma avó portuguesa.

 

 

créditos: imagem via Universidade Aberta

 

Alice Viera que tão bem conhecemos através dos seus livros, escreveu no jornal Visão uma carta digital para um "neto adoptado" e dá a versão da avó de Penafiel:

 

"Quando se fala do ‘Dia dos Avós’ é assim um pouco como se falássemos do Dia da Mãe, ou Dia da Criança, existe, e ainda bem que existe, mas ninguém se preocupa em saber como é que ele chegou até nós.

Realmente, se nos últimos 19 anos celebramos esse dia em Portugal é graças à resiliência e persistência de D. Aninhas de Penafiel.

Nascida em 1926, Ana Elisa do Couto Faria cedo percebeu o valor  dos mais velhos na vida dos mais novos - como transmissores de cultura, de história, de valores. E como mesmo as normais relações diárias entre avós e netos eram importantes porque, como dizia muitas vezes, «é mais importante pedir conselhos do que dá-los». E como por tudo isso o país se devia empenhar em ter, oficialmente, um Dia dos Avós.

 

Contactou grandes figuras da Igreja, políticos, deputados, ministros, presidentes da república, autarquias, artistas, escritores, atletas, comunicação social.

(...)

Hoje as avós, tal como as mães, trabalham fora de casa, têm namorados, gostam de viajar, têm os seus grupos de amigos, gostam de ter tempo para o que querem e, muitas, não estão para ser avós a dias… Mas, por isso mesmo, é bom que sejam lembradas."

 

Alice Vieira, Diário de Uma Avó

in Visão, 26.07.2022

 

 

 

créditos: Autor não identificado

via Google Images

 

Há também o caso de  alguns avós estarem impossibilitados de sair de casa por algum problema de saúde. Há ainda os que vivem em casas de acolhimento para os mais velhos. Nesses casos, é essencial uma visita.

 

A vida muda, assim como as circunstâncias da própria vida e as tendências da sociedade em que vivemos. Mas o amor entre avós e netos é imutável.

 

Que o Dia dos Avós seja celebrado com alegria e felicidade conscientes e plenas.

 

 

A Professora GSouto

 

26.07.2022

 

Licença Creative Commons