Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Dia do Livro e do Direito de Autor : Centenário de Autores Portugueses !

dia-livro2023-cartaz1.jpg

 

créditos: LUPA Design

http://livro.dglab.gov.pt/sites/DGLB/

 

O Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor assinala-se, anualmente, a 23 de Abril desde 1995.. O dia foi proclamado na 28.ª Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), nesse ano.

 

 

Google Doodle Dia de São Jorge 2023

https://www.google.com/doodles/

 

Saber +

 

Esta data foi escolhida com base na lenda de São Jorge e o Dragão, adaptada para honrar a velha tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros ofereciam às suas damas uma rosa vermelha de São Jorge - Sant Jordi - e recebiam, em troca, um livro, testemunho das aventuras do heróico cavaleiro. 

 

Neste dia é, também, prestada homenagem à obra de grandes escritores, como Shakespeare, Cervantes e Inca Garcilaso de la Vega, falecidos em 1616, exactamente em Abril.

 

journee-livre2023-langues-aucthones-CHOTE BKK-shut

 

https://www.unesco.org/

 

Tema 2023

Línguas Indígenas

 

UNESCO escolheur para 2023 Línguas Indígenas. O ano passado assistiu-se ao início da Década Internacional das Línguas Indígenas (2022-32) e é uma prioridade da ONU manter e promover a diversidade linguística e o multilinguismo. As línguas indígenas e locais fazem parte da World Book Capital Network Charter onde é reconhecido um conceito menos rígido de «livro», ou seja, o reconhecimento de várias formas de literatura (incluindo tradições orais).

 

 Homaneagem a Autores Portugueses, cujos Centenários de nascimento se assinalam: 

 

É solicitado aos professores, nos seus currículos, às bibliotecas escolares e às bibliotecas municipais, o estudo mais atento dos autores portugueses cujos centenários de nascimento estão a ser celebrados ao longo do 2023 e cuja obra é de particular importância para a literatura portuguesa e mundial:

 

  • Eugénio de Andrade (1923-2005)
  • Natália Correia (1923-1993)
  • Mário Cesariny (1923-2006)
  • Mário-Henrique Leiria (1923-1980)
  • Urbano Tavares Rodrigues (1923-2013)

 

 

 

http://biblio.cm-porto.pt/

 

Eugénio de Andrade foi sempre estudado nas aulas de Língua Portuguesa, com desenvolvimento de actividades ligadas ao Texto literário - a Poesia:

 

A uma cereja em flor

 

Acordar, ser na manhã de abril

a brancura desta cerejeira;

arder das folhas à raiz

dar versos ou florir desta maneira.

 

Abrir os braços, acolher nos ramos

o vento, a luz, ou o que quer que seja;

sentir o tempo, fibra a fibra.

a tecer o coração de uma cereja.

 

 Eugénio de Andrade, As Mãos e os Frutos, 1948, FEA

 

Depois do estudo e interpretação do poema acima reescrito, A uma cereja em flor, os alunos  criaram textos poéticos sob tema os Frutos.

 

Criaram depois uma postagem Literatura Portuguesa pelos olhos dos alunos em que inseriram o poeta Eugénio de Andrade que estudaram ao longo desse ano lectivo.

 

 

Natália Correia 

créditos: DR

 

Natália Correia poeta de êxito, carismática com uma vida literária intensa, notabilizou-se por uma vasta obra intelectual. Foi homenageada pelo CCB no Dia Mundial da Poesia

 

Ficou conhecida pelo seu espírito irreverente e pela sua actividade política e cultural mas poucos sabem que Natália Correia se estreou na escrita, em 1945, com um romance infantil: Grandes Aventuras de um Pequeno Herói.

 

 

 

Grandes Aventuras de um Pequeno Herói

Natália Correia, 1945

https://www.fnac.pt/

 

Uma história que já revelava todo o talento da escritora e que ainda hoje revela potencialidades para conquistar o público mais jovem - e não só. Edição fac-similada da primeira edição da obra, obra de estreia da autora em fição, publicada pela primeira vez em 1945.

 

Sinopse:  

 

Retrata um jovem atento ao que acontece à sua volta, consciente do poder absoluto do Rei Tirano e da forma como este reprime todas as vontades do povo. Ao conversar com o Grande Castanheiro, o seu melhor amigo, apercebe-se de que pode ser o escolhido para derrubar o Rei e restituir ao povo uma vida digna. E assim, aliado às forças da Natureza, embarca numa aventura perigosa.(...)

 

Nota: Edição rara, difícil de encontrar. Vale a pena tentar nos alfarrabistas ou em sites de venda de objectos, onde aparecem, tantas vezes,  livros extraordinários. 

 

 

 

Urbano Tavares Rodrigues

via Agenda Cultural Lisboa

 

Urbano Tavares Rodrigues não é apenas o grande escritor do Alentejo, das suas gentes e das suas paisagens. É também o romancista e contista de Lisboa e de outras atmosferas cosmopolitas que, como jornalista e professor universitário, bem conheceu, viajando por todo o mundo.


Catedrático jubilado da Faculdade de Letras de Lisboa, membro da Academia das Ciências, tem uma obra literária e ensaística muito vasta e traduzida em inúmeros idiomas, do francês e do espanhol ao russo e ao chinês. 

 

 

 

O Cavalo da Noite

Urbano Tavares Rodrigues, 2006

https://www.fnac.pt/

 

Urbano Tavares Rodrigues tem também se dedicou à literatura juvenil. Por exemplo com o conto O Cavalo da Noite (o autor era um bom cavaleiro e adorava os seus cavalos.

 

Sinopse:

 

O que se espera de uma relação de amizade? Lealdade, constância, partilha, ensinamentos que nos ajudem a sermos melhores. Assim é a relação do rapaz, protagonista desta história, com o seu cavalo. Começam por ser bons companheiros e acabam por ser tão profundamente amigos que a memória do narrador não consegue dissipar as impressões que este lhe deixou.

O texto de Urbano Tavares Rodrigues tem a delicadeza e vigor necessários para conceder a esta história uma beleza e dignidade imperturbáveis.

 

Deixo para vós, a descoberta dos autores Mário Cesariny e Mário-Henrique Leiria. 

 

Actividades:

 

  • Propor os vários livros aqui publicados à escolha dos alunos - depois de uma simples introdução feita pelo.a professor.a - para leitura integral autónoma.

 

  • Exploração em sala de aula: leitura em voz alta de curtos excertos seleccionados pelos alunos, seguida da apresentação da escolha desses excertos, observando o sentido crítico dos alunos.

 

  • Expressão escrita: uma curta crítica da obra lida.

 

  • Síntese das obras dos vários autores cujo Centenário de nasciemento decorre em 2023.

 

  • Proposta de um jornal de parede com notícias recolhida nos media impressos e/ou digitais.

 

Recursos: Cartaz e marcador

 

O cartaz comemorativo do Dia Mundial do Livro 2023, com conceção da LUPA Design, pode ser descarregado nesta página.

 

Boas leituras! Sempre!

 

A Professora GSouto

 

23.04.2023

 

Licença Creative Commons