Dia do Dador de Sangue : Karl Landsteiner, o cientista que descobriu os tipos de sangue
Dia Mundial do Dador de Sangue
Hoje, dia 14 Junho comemora-se o Dia do Dador de Sangue. Todos os anos se assinala neste dia o Dia Mundial do Dador de Sangue, em homenagem a Karl Landsteiner.
Karl Landsteiner, médico austro-americano, é homenageado hoje, dia 14 Junho 2016, pelo motor de busca Google com um Doodle interactivo pelo seu 148.º aniversário. O Nobel que classificou os grupos sanguíneos e que propôs o termo ‘anticorpo’ para as substâncias responsáveis pela aglutinação do sangue. Trata-se do médico e biólogo austríaco Karl Landsteiner.
Google Doodle 148º Aniversário de Karl Landsteiner
http://www.google.com/doodles/
Saber +
Landsteiner, médico e biólogo nasceu em Baden, na Áustria, no dia 14 de Junho de 1868. Landsteiner é autor de uma ampla pesquisa, que alargou os horizontes da medicina.
Em 1901, descobriu que havia diferentes tipos de sangue, classificando-os como A, B, AB e O e que as pessoas com o mesmo grupo de sangue ou sangue compatível podem receber transfusões umas das outras.
O cientista descobriu ainda o factor RH que indica se o tipo é positivo ou negativo.
Karl Landsteiner, Prémio Nobel Fisiologia / Medicina, 1930
Este avanço científico levou a que fosse possível uma transfusão de sangue, que viria a ser realizada, pela primeira vez, em 1907.
Landsteiner viria a morrer dois dias depois de ter um ataque cardíaco no seu laboratório Nova Iorque, em 24 Junho 1943.
Da sua profunda obra destaca-se ainda o facto de ter sido este médico a propor o termo “anticorpo”, para as substâncias responsáveis pela aglutinação do sangue. Uma palavra que se manterá no vocabulário médico, para sempre.
Karl Landsteiner : tabela Tipos de Sangue
Ir + longe:
Landsteiner também colaborou com o cientista Erwin Popper, estabelecendo as bases que levaram à descoberta do vírus da pólio, permitindo assim o tratamento de uma doença que afectou milhões de crianças em todo o mundo.
Karl Landsteiner/ Prémio Nobel Fisiologia ou Medicina 1930
https://www.nobelprize.org/nobel_prizes/
A obra de Karl Landsteiner viria a ser reconhecida, com o Prémio Nobel de Fisiologia ou Medicina de 1930, precisamente pelo trabalho de classificação dos grupos sanguíneos, sistema A B O, e do factor RH.
Para descobrir estas características do sangue, Karl Landsteiner recolheu amostras de sangue de diversas pessoas. Isolou os glóbulos vermelhos e procedeu a diferentes combinações entre plasma e glóbulos vermelhos.
Karl Landsteiner
https://www.nobelprize.org/nobel_prizes/medicine/
Verificou que, em alguns casos, pelo efeito da aglutinação dos glóbulos, formaram-se grânulos. Mas nem todos os tipos de sangue produziam este efeito.
Karl Landsteiner concluiu, então, que o sangue tinha particularidades, de pessoa para pessoa. E compreendeu a razão pela qual algumas pessoas toleravam a transfusão sanguínea e outras não.
Curiosidade:
Como curiosidade, assinala-se hoje também o nascimento de Aloysius Alzheimer, a 14 de Junho de 1864.
Este psiquiatra alemão gravou o seu nome na História por se tornar no primeiro a reconhecer uma doença neurodegenerativa, que viria a ser baptizada com o seu nome, doença de Alzheimer.
Nota austríaca de homenagem a Karl Landsteiner
Antiga nota austríaca de 1000 xelins onde se vê Karl Landsteiner no seu laboratório no Instituto Patológico-Anatómico da Universidade de Viena. Modelo de um vírus da poliomielite.
Actividades:
As aulas terminaram para uns. Para outros é a preparação para os exames finais. Deste modo, esta postagem destina-se a alargar os conhecimentos dos alunos numa área tão importante para a vida humana. A ciência. Nada melhor do que aprofundar um pouco os conhecimentos sobre estes dois cientistas tão importantes para a evolução da saúde humana.
A assinalar o Dia do Dador de Sangue pretende-se formar jovens cidadãos para esta causa tão nobre.
A Professora GSouto
14.06.2016