Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Dia das Mentiras ! Origem e tradições !

 

 

 

 

 

Lenbro quando os alunos tentavam contar-me uma mentira neste dia dia 1 de abril? Como já tinha alguma experiência destas partidas, deixa-vos brincar comigo por alguns minutos, fingindo que acreditava.

 

Já na imprensa é um pouco mais difícil distinguir uma notícia falsa de verdadeira. Até porque há jornalistas de qualidade a pregarem-nos algumas partidas... muito a sério.

 

No passado próximo, o "dia das mentiras" chegou a ter honras de primeira página nos jornais mas, nos últimos anos, a imaginação tem escasseado ou os jornalistas sentem-se menos motivados.

 

Houve Autocarros com três pisos que estavam a chegar, o Centro Cultural de Belém estava a afundar ou a Câmara de Lisboa ia mudar-se para um hotel. Mais recentemente foi noticiado que a "troika" exigia que a velocidade da internet baixasse.

 

O motor de pesquisa mais conhecido, o Google, é o que continua a surpreender. Veremos mais abaixo.

 

 

 

Saber +

 

Mas qual a origem desta tradição do Dia das Mentiras? 

 

A origem do Dia das Mentiras é incerta. Conta-se que tem origem provável em 1564, quando o rei francês Carlos IX, ou a sua mãe, fez publicar um decreto alterando a data de início do ano civil, que passou de 01 de abril para 01 de janeiro.

 

Isto fez com na Grã Bretanha, as pessoas que acreditaram  passaram a ser 'gozados' e apelidados de «April fools», sendo ainda hoje o Dia das Mentiras conhecido como April Fool’s Day.

 

Como na altura do ano novo se costumavam trocar presentes, os adeptos do novo calendário mudaram a tradição para Janeiro, mas mantiveram subtilmente o costume de Abril, desta vez, porém, com presentes falsos e falsas mensagens de felicitações, que resultaram depois em partidas e mentiras.

 

A tradição foi posteriormente alargada a toda a Europa, com a difusão da cultura francesa, ao continente americano e ao resto do mundo, acabando por se contar mentiras em toda a parte.

 

Há ainda quem associae esta data aos festivais de primavera que assinalavam o fim do inverno, e onde os foliões libertavam alguma da loucura contida durante os meses de frio.

 

O Dia das Mentiras no mundo:

 

São muitos os países que valorizam o Dia das Mentiras, como é o caso da Polónia, da Escócia e até, surpreendentemente, do Irão.

 

 

cartoon Poisson d'avril

 

 

Em França, o dia denomina-se  Poisson d’Avril. Nas escolas, muitos alunos têm o hábito de colar o desenho de um peixe nas costas dos colegas sem que estes se apercebam, rindo-se discretamente deles.

 

Algumas regiões italianas também já adoptaram esta brincadeira. 

 

Na Escócia, a data tem o nome de «Huntigowk Day», sendo «gowk» a palavra usada pelos escoceses para se referirem ao cuco ou a uma pessoa tola. Muitas pessoas aproveitam o dia para passar a tarde no ar livre com amigos, pregando mutuamente partidas.

 

 

Holi summer

http://www.ibizatrendy.com/

 

Na Índia, o festival Holi, a 31 de Março, é a oportunidade ideal para lançar pós coloridos. Festival que se repete hoje em muitos países ocidentais.

 

Em Portugal, antigamente, em algumas regiõs, neste dia 1 Abril atirava-se farinha.Uma prática inspirada no evento indiano.

 

Na Dinamarca, Finlândia, Noruega e Suécia, o Dia das Mentiras é marcado, sobretudo nas zonas mais rurais, com fogueiras, celebrando a chegada da Primavera e a (ligeira) subida nas temperaturas.

 

 

via Google Images

 

Google, o maior motor de busca do mundo é um perito em pregar mentiras neste dia. Já tem fama e leva-nos sempre a uma vasta lista de mentiras. Ora leiam a lista de partidas da Google 2016

 

 

 

Será verdade ou mentira o que se reproduz neste video? Saberemos daqui a uns dias. 

 

Actividades:

 

Estão de férias de Páscoa, Este ano não vai ser possível pregarem partidas aos colegas  ou contar mentiras aos professores.

 

Mas por que não fazer uma pesquisa sobre tradições de 'Dia das Mentiras' em vários países e debatê-las na próxima segunda-feira, primeiro dia de aulas, com amigos e professores?

 

Divirtam-se hoje! E tenham cuidado com as partidas que pregam. É que há pessoas que não aprecian muito...

 

A Professora GSouto

 

01.04.2016

 

Licença Creative Commons

 

Referências DN| Media