Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Dia da Mãe

Um dia lindo, hoje! Dia das Mães! Google celebra este dia com um brilhante e colorido Doodle representando um pouco como o Dia da Mãe é comemorado no nosso pais. Um doodle ternurento mais virado para os mais pequenos, mas muito carinhoso.

 

O Dia da Mãe é celebrado em quase todos os países, mas em dias diferentes entre os meses de Abril e Maio.

 

Esta celebração vem da Grécia Antiga ligada às comemorações primaveris, em honra de Rhea, mulher de Cronos e Mãe dos Deuses. Em Roma, as festas do Dia da Mãe eram dedicadas a Cybele, a Mãe dos Deuses romanos, e as cerimónias em sua homenagem começaram por volta de 250 anos antes do nascimento de Cristo. Também em Roma esteve associado ao festival de Hilaria 

 

Nas civilizações mais modernas, remonta ao século XVII. No Reino Unido celebra-se o Dia da Mãe no 4º domingo de Quaresma, “Domingo da Mãe”, que homenageava todas as mães inglesas.

 

Em Portugal, o Dia da Mãe é celebrado no primeiro domingo de Maio. É uma das homenagens mais especiais, já que mãe é a pessoa mais importante da nossa vida.

 

Muitas são as formas de presentearmos as mães e o que importa realmente é o carinho, o cuidado e o respeito que temos por elas o ano inteiro e até ao filnal.

 

 

Audrey Hepburn | Google Doodle

www.google.com

 

E hoje, já que Google a homenageia, vou falar-vos de uma mãe na vida real e uma mãe humanitária, uma das primeiras embaixadoras da UNICEF, Audrey Hepburn. É lógico que a maior parte de vós não a conhece, a não ser que seja seguidor da UNICEF. Mas, se perguntarem às vossas mães, elas vão saber falar-vos dela.

 

Audrey Hepburn foi uma talentosa actriz, que completaria 85 anos hoje. Audrey Kathleen Ruston, conhecida internacionalmente por Audrey Hepburn, nasceu na Bélgica em 4 de maio de 1929 e ganhou notoriedade em todo mundo pelos filmes que interpretou, entre eles Breakfast at Tiffany's, o musical My Fair Lady e Guerra e Paz baaeado no clássico de Leo Tolstoi, um dos mais escritores russos e vulto maior da literatura mundial.

 

Foi premiada com o Oscar de melhor atriz em 1954 e recebeu muitos outros galardões. Retirou-se do cinema prematuramente para se deducar às crianças de todo o mundo como Embaixadora da UNICEF

É este seu lado humanitário que pretendo aqui homenagear hoje, no Dia da Mãe. Se reparamos bem para o Doodle cujo video verão mais abaixo, Google já representa nele o lado humanitário de Audrey Hepburn. Todas as crianças que ela segura pela mão. Da Somália à Etiópia, Bangladesh, e Viet Nam.

 

 

 

Audrey Hepburn | Embaixadora UNICEF
É portanto adequado relembrar Audrey Hepburn no Dia da Mãe, como mãe, e como humanitária, incluindo nesta postagem uma curta homenagem ao seu trabalho junto de tantas crianças orfãs ou desprotegidas.
A todas as Mães, a todas sem excepção, um abraço e um beijo cheios de simpatia e de ternura!

Feliz Dia da Mãe !

 

A Professora GSouto

 

04.05.2014


Creative Commons License