Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Dia da Europa : #OFuturoEstáNasTuasMãos !

 

 

dia-europa2021.jpg

 

Dia de Europa

https://eurocid.mne.gov.pt/

 

Hoje, dia 9 de Maio, comemora-se o Dia da Europa, e no ano que se assinala o 35º aniversário da adesão de Portugal ao projecto europeu. Portugal faz parte da União Europeia desde 1986. 

 

 

dia-europa2021-cimeira.png

 

Cimeira Social Europeia 2021

Porto, Palácio de Cristal

créditos: Tiago Petinga / Lusa

via RTP

 

Portugal preside ao Conselho da União Europeia durante este primeiro semestre. Este fim-de-semana teve lugar no Porto, a Cimeira Social.

 

 

dia-europa2021-social-summit-porto.jpg

 

Porto Social Summit

https://www.2021portugal.eu/pt/

 

Todos os anos, no Dia da Europa, comemorado a 9 de Maio, festeja-se a paz e a unidade do continente europeu. 

 

27 Vozes, uma Melodia:

 

“Será que a música é uma linguagem que todos compreendem?”
“Existe uma cultura europeia? O que é que nos une a nós, europeus?”
“Que benefícios advêm de vivermos num Estado-Membro da União Europeia?”


Estas e outras questões estão no centro do projeto que reúne jovens músicos, a maioria dos quais portugueses, que vivem, estudam e trabalham em todos os 27 Estados-Membros da UE. Através da música, uma linguagem que todos compreendemos, o projeto propõe uma viagem virtual pela Europa destinada a expressar a liberdade, a diversidade e a criatividade que nos une, destacando o facto de a UE ser palco de intercâmbios e colaborações internacionais.

 

 


Inspirados pelo Hino à Alegria de Beethoven, um compositor português e um compositor holandês (Carlos Azevedo e Chiel Meijering) escreveram duas novas composições. O projecto é liderado por Henk van Twillert, um músico holandês que vive e trabalha em Portugal há vários anos.


A Embaixada do Reino dos Países Baixos desenvolveu este projecto para celebrar a Presidência Portuguesa do Concelho da União Europeia. Concebido para transmissão online – por imposição da pandemia que atravessamos –, o vídeo pode ser visto a partir de qualquer lugar da Europa e do mundo.

 

 

dia-europa-schuman-annivereray71.jpg

 

https://europa.eu/european-union/

 

Esta data assinala o aniversário da histórica Declaração Schuman. Num discurso proferido em Paris, em 1950, Robert Schuman, o então Ministro dos Negócios Estrangeiros francês, expôs a sua visão de uma nova forma de cooperação política na Europa, que tornaria impensável a eclosão de uma guerra entre países europeus.

 

Menos de um ano mais tarde, era assinado um tratado que criava uma entidade com essas funções. Considera-se que a União Europeia actual teve início com a proposta de Schuman, faz agora 71 anos..

 

Desde o início da crise da COVID-19, a UE convida os cidadãos europeus e de todo o mundo a descobrir a Europa de forma segura e sobretudo virtual, com eventos e visitas presenciais ou híbridos caso as condições sanitárias de cada país o permitam. Todos os anos é escolhido um tema para as celebrações.

 

dia-europa2021a.png

 

Dia da Europa

#OFuturoéTeu

https://europa.eu/european-union/

 

Tema :

 

"O Futuro está nas tuas mãos."

 

Comemorações:

 

Para comemorar o dia especial dos europeus, estão previstas diversas iniciativas online ao longo do dia. Às 10h00 da manhã será transmitido o concerto online “Time to Deliver: What can the Arts do to help Europe’s Recovery?», da Orquestra Europeia da Juventude. O concerto inclui a actuação de seis jovens portugueses que são membros e ex-alunos da orquestra, que vão contribuir com a actuação da Serenata Op. 8 de Beethoven.

 

 

journee-europe2021-emoji.jpg

 

 

Actividades:

 

É muito importante integrar o Dia da Europa nos currículos escolares de todos os níveis de ensino, adaptando as actividades ao nível etário dos alunos.

 

Noções de Cidadania são fundamentais num mundo cada vez mais global em que a Europa através da União Europeia desempenha um papel fulcral no desenvolvimento dos futuros cidadãos.

 

O site da CE tem material educativo disponível para professores e alunos.

 

A Professora GSouto

 

09.05.2021

 

Licença Creative Commons

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.