Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Dia da Europa : #OFuturoEstáNasTuasMãos !

 

 

dia-europa2021.jpg

 

Dia de Europa

https://eurocid.mne.gov.pt/

 

Hoje, dia 9 de Maio, comemora-se o Dia da Europa, e no ano que se assinala o 35º aniversário da adesão de Portugal ao projecto europeu. Portugal faz parte da União Europeia desde 1986. 

 

 

dia-europa2021-cimeira.png

 

Cimeira Social Europeia 2021

Porto, Palácio de Cristal

créditos: Tiago Petinga / Lusa

via RTP

 

Portugal preside ao Conselho da União Europeia durante este primeiro semestre. Este fim-de-semana teve lugar no Porto, a Cimeira Social.

 

 

dia-europa2021-social-summit-porto.jpg

 

Porto Social Summit

https://www.2021portugal.eu/pt/

 

Todos os anos, no Dia da Europa, comemorado a 9 de Maio, festeja-se a paz e a unidade do continente europeu. 

 

27 Vozes, uma Melodia:

 

“Será que a música é uma linguagem que todos compreendem?”
“Existe uma cultura europeia? O que é que nos une a nós, europeus?”
“Que benefícios advêm de vivermos num Estado-Membro da União Europeia?”


Estas e outras questões estão no centro do projeto que reúne jovens músicos, a maioria dos quais portugueses, que vivem, estudam e trabalham em todos os 27 Estados-Membros da UE. Através da música, uma linguagem que todos compreendemos, o projeto propõe uma viagem virtual pela Europa destinada a expressar a liberdade, a diversidade e a criatividade que nos une, destacando o facto de a UE ser palco de intercâmbios e colaborações internacionais.

 

 

 


Inspirados pelo Hino à Alegria de Beethoven, um compositor português e um compositor holandês (Carlos Azevedo e Chiel Meijering) escreveram duas novas composições. O projecto é liderado por Henk van Twillert, um músico holandês que vive e trabalha em Portugal há vários anos.


A Embaixada do Reino dos Países Baixos desenvolveu este projecto para celebrar a Presidência Portuguesa do Concelho da União Europeia. Concebido para transmissão online – por imposição da pandemia que atravessamos –, o vídeo pode ser visto a partir de qualquer lugar da Europa e do mundo.

 

 

dia-europa-schuman-annivereray71.jpg

 

https://europa.eu/european-union/

 

Esta data assinala o aniversário da histórica Declaração Schuman. Num discurso proferido em Paris, em 1950, Robert Schuman, o então Ministro dos Negócios Estrangeiros francês, expôs a sua visão de uma nova forma de cooperação política na Europa, que tornaria impensável a eclosão de uma guerra entre países europeus.

 

Menos de um ano mais tarde, era assinado um tratado que criava uma entidade com essas funções. Considera-se que a União Europeia actual teve início com a proposta de Schuman, faz agora 71 anos..

 

Desde o início da crise da COVID-19, a UE convida os cidadãos europeus e de todo o mundo a descobrir a Europa de forma segura e sobretudo virtual, com eventos e visitas presenciais ou híbridos caso as condições sanitárias de cada país o permitam. Todos os anos é escolhido um tema para as celebrações.

 

dia-europa2021a.png

 

Dia da Europa

#OFuturoéTeu

https://europa.eu/european-union/

 

Tema 2021:

 

"O Futuro está nas tuas mãos."

 

Comemorações:

 

Para comemorar o dia especial dos europeus, estão previstas diversas iniciativas online ao longo do dia. Às 10h00 da manhã será transmitido o concerto online “Time to Deliver: What can the Arts do to help Europe’s Recovery?», da Orquestra Europeia da Juventude.

O concerto inclui a actuação de seis jovens portugueses que são membros e ex-alunos da orquestra, que vão contribuir com a actuação da Serenata Op. 8 de Beethoven.

 

 

journee-europe2021-emoji.jpg

 

 

Actividades:

 

  • É muito importante integrar o Dia da Europa nos currículos escolares de todos os níveis de ensino, adaptando as actividades ao nível etário dos alunos.

 

  • Noções de Cidadania são fundamentais num mundo cada vez mais global em que a Europa através da União Europeia desempenha um papel fulcral no desenvolvimento dos futuros cidadãos.

 

 

A Professora GSouto

 

09.05.2021

 

Licença Creative Commons