Celebrar Miguel de Cervantes : Dom Quixote : livros & recursos
Dom Quixote
Miguel de Cervantes
Clássicos da Literatura em Quadradinhos
apoio: UNESCO
L&PM Editores

O Meu Primeiro Dom Quixote
adaptação Alice Vieira
ilustração: Mingote
Publicações Dom Quixote
https://www.leyaonline.com/pt/
Sinopse:
O engenhoso fidalgo Dom Quixote cavalga através das páginas de um álbum, magnificamente ilustrado pelo famoso humorista Mingote e traduzido do castelhano por Alice Vieira, que convida o jovem leitor a descobrir de forma simples e divertida uma das melhores obras de todos os tempos.
PNL : Livro recomendado PNL2027 dos 6-8 anos : leitura inicial.
No entanto poderá ser lido até aos 9 anos.


Fomos desenvolvendo várias actividades depois da leitura de O Meu Primeiro Dom Quixote.
- Visitámos a exposição virtual Ilustradores de Quixote que continua patente na Biblioteca Virtual.

- Uma das mais deliciosas actividades foi em escrita criativa, as cartas a Dulcineia e Quixote. Eu própria fiquei encantada com as missivas.
No final fez-se uma exposição onde os alunos expuseram todos os trabalhos elaborados ao longo do projecto. Exposição que foi aberta a pais, alunos e professores.
Miguel de Cervantes 400
400 Años sin Cervantes

D. Quixote de la Mancha
adaptação: Maria Ponce
versão literatura juvenil
Informação:
"Adaptação de Maria Ponce de um dos maiores clássicos da literatura mundial. Sob a influência dos romances de cavalaria D. Quixote faz-se armar cavaleiro e, juntamente com Sancho Pança, seu fiel escudeiro, envolve-se nas mais extraordinárias aventuras. Defensor dos fracos e oprimidos, as suas façanhas mesmo ridículas e disparatadas, traduzem-se afinal numa admirável lição de idealismos e generosidade."
Actividades:
Será impensável deixar passar esta efeméride, já que os alunos reagem muito bem a este tipo de motivação. Vamos então introduzir os 400 Anos após a Morte de Miguel de Cervantes para ler o seu aclamado romance, numa adaptação infantil e/ ou juvenil. Deixei propostas de livros para os diferentes níveis curriculares.
- Leitura da adaptação do livro Dom Quixote em versão infantil e juvenil, segundo o nível curricular e/ou etário dos alunos.
- Pesquisa sobre o autor na Biblioteca Virtual, Wikipédia, e outros recursos.
- Elaboração de textos criativos em prosa e/ ou verso
- Possível ilustração do livro feita pelos alunos.
A Professora GSouto
08.05.2016
créditos: video Exposição da Biblioteca Nacional de España