Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Celebrando Anne Frank, no dia de seu 90ª aniversário ! Recursos

 

 

anne-frank2.jpg

 

 

Anne Frank

créditos: Anne Frank House

https://www.annefrank.org/

 

Anne Frank celebraria hoje, dia 12 de Junho, 90 anos. Como é possível? Para nós será sempre aquela menina que conhecemos através do seu Diário!

 

 

 

 

O artista e antiquário, Ryan Cooper, aproveitou a efeméride para entregar ao Museu do Holocausto de Washington a correspondência que recebeu do pai da jovem, Otto Frank, nos anos 70.

 

Cooper quis partilhar as cartas para que as pessoas possam ter uma compreensão mais profunda do pai e da própria Anne Frank, cujo famoso Diário escrito durante a 2ª Guerra Mundial é considerado uma das obras mais importantes do século XX.

 

 

anne-frank-diario1.jpg

 

 

O Diário de Anne Frank

Anne Frank

https://www.fnac.pt/

 

Lido por milhares de jovens de todo o mundo, nos currículos escolares para que possam inteirar-se de um facto real, a vida de uma adolescente que morre num campo de concentração durante a 2ª Guerra Mundial.

 

 

 

 

Diário Anne Frank

créditos: Casa Anne Frank

 http://annefrank.org

 

"Conhecemo-nos em 1973. Escrevi-lhe algumas cartas uns meses antes disso. Vivemos experiências muito interessantes, inclusivé ele deixou-me ver o diário original da Anne".

 

Ryan Cooper

 

Os textos de Anne Frank contam o quotidiano de um grupo de judeus, que viveu escondido num sótão entre 1942 e 1944, durante a ocupação nazi da Holanda.

 

 

anne-frank90.jpg

 

 

Otto Frank, Great Britain, 1971

créditos: AP/Dave Caulkin

https://www.timesofisrael.com/

 

Quando o grupo foi descoberto todos foram levados para os campos de concentração. Anne, a mãe e uma irmã acabariam por morrer. O pai, Otto Frank, foi o único membro da família que sobreviveu. Assistiu à libertação do campo de Auschwitz (1945)  pelo exército soviético.

 

Depois da guerra dedicou todo o seu tempo a falar sobre as atrocidades do Holocausto e fez publicar os textos da filha que o mundo veio a conhecer como O Diário de Anne Frank.

 

 

 

Auschwitz 

#HolocausteRemembrance

 

"Ele dedicou-se a explicar o Holocausto. Não tanto a falar sobre o Holocausto, mas sobre tolerância e humanidade. Tinha muita esperança nos jovens e retirava a inspiração das cartas que recebia, na maior parte dos casos, de jovens"

 

 Ryan Cooper

 

 O pai de Anne Frank, Otto Frank morreu em 1980, com 91 anos, bastante debilitado.

 

 

anne-frank90a.jpg

 

 

Otto Frank

créditos: CBS Photo Archive/ Getty Images

https://www.gettyimages.com/

 

Entre os documentos de Ryan Cooper há cartas da sua segunda mulher, Elfriede "Fritzi" Frank, onde ela escreve a forma como o marido lutou para manter a saúde durante a série de aparições públicas e entrevistas, por ocasião das celebrações do cinquentenário do nascimento de Anne Frank, meses antes de falecer.

 

 

anne-frank90b.jpg

 

 

Ryan Cooper

créditos: AP

https://www.cbsnews.com/news/

 

Ryan Cooper mostra em 1972 uma parte do Diário de Anne Frank, quando visitou o pai de Anne, Otto Frank.

 

O Museu do Holocausto de Washington comprometeu-se disponibilizar online a colecção de documentos de Anne Frank que Ryan Cooper doou.

 

Actividades:

 

  • Ler o Diário de Anne Frank, acompanhado de actividades de apoio.

 

 

  • Propôr uma visita escolar - início ano lectivo - à Casa Anne Frank (Amesterdão) com os alunos.

 

 

A Professora GSouto

 

12.06.2019

 

Licença Creative Commons

 

fonte: Euronews