Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Calvin & Hobbes : Prémio BD Angoulême 2014

 

 

 

 

Calvin & Hobbes

Bill Watterson

http://grandprix.bdangouleme.com/

 

O criador da BD "Calvin & Hobbes", o norte-americano Bill Watterson, foi o vencedor do Grande Prémio de BD de Angoulême, França. O prémio foi anunciado ontem, dia 02 Fevereiro 2014.

 

O grande prémio do Festival Internacional de BD de Angoulême, que terminou ontem, é a mais prestigiada distinção da banda desenhada europeia.

 

Mafalda, a<célebre menina contestatária, mais conhecida por Mafaldinha, celebrou no Festival os seus 50 anos. Lembras quando Mafalda fez 45 anos?

 

 

Calvin & Hobes 

 

Saber +

 

Calvin & Hobbes são pequenas 'tiras' ou comic strips, envolvendo um menino e o seu tigre de peluche. Foram criadas por Watterson de 1985 a 1995, publicadas em 2.400 jornais e com 30 milhões de álbuns vendidos em todo o mundo.

 

Bill (William) Watterson nasceu a 5 de Julho de 1958, em Washington, e cresceu nos subúrbios de Cleveland. Apaixonado pela banda desenhada desde a infância, foi contratado como desenhador no jornal "Cincinnati Post" depois de terminar os estudos em ciências políticas.

 

 

 

Bill Watterson

http://grandprix.bdangouleme.com/

 

Em 18 de Novembro 1985, a "Universal Syndicate Press" publicou a primeira 'tira' das histórias de Calvin e do seu boneco de peluche Hobbes. É o princípio de um sucesso extraordinário, com as histórias da infância e da imaginação do jovem Bill e as críticas sociais implícitas a serem publicadas no mundo inteiro e traduzidas em 40 línguas.

 

Em 1992, Watterson recebeu o prémio de melhor álbum estrangeiro no Festival de Angoulême. Em 1986, já tinha sido premiado também pela Sociedade Nacional de Banda Desenhada dos Estados Unidos.

 

Ir + longe:

 

A 31 de Dezembro de 1995, em plena fama, Bill Watterson colocou um ponto final nas aventuras do travesso Calvin e do seu inseparável Hobbes. Argumentou que por respeito às suas personagens, deveria terminar para não se tornar repetitivo.

 

"Escrever e desenhar são acções lentas, reflectidas, que não podem ter distracções", escreveu no Prefácio de um livro com histórias de Calvin e do seu companheiro, o tigre Hobbes.

 

Nos Estados Unidos, Calvin & Hobbes tornaram-se as mascotes da vida americana sobrepondo-se a Charlie Brown de Charles Schultz.

 

 

Calvin et Hobbes comic strip

Bill Watterson

 

Em guerra com o seu editor a partir de 1988, pelo facto deste lhe querer impor outros produtos derivados do sucesso de Calvin (merchandising), depois de muitos anos de lutas nos tribunais. Bill Watterson consegue também recuperar os direitos das personagens que tinham sido cedidos à Universal Press Syndicate e coloca fim a todas as pretensões de criar produtos à volta de "Calvin & Hobbes".

 

A partir de 1995, quando deu por concluida as célebres "tiras" de Calvin & Hobbes, Watterson dedicou-se à pintura e à família. E retirou-se completamente dos média. 

 

 

 

 

Calvin et Hobbes

Bill Watterson

 

Não compareceu em Angoulême, como de resto já se esperava, mas isso não obstou a que lhe fosse feita uma grande homenagem. 

 

"Dix années seulement pour parachever une œuvre en tous points digne d'admiration. Dix ans de bonheur, dix ans de génie et de générosité. Dix ans d'un hommage inlassable aux pouvoirs sans limite de l'imaginaire. Merci, M. Watterson. Même si vous avez choisi de disparaître comme vous aviez surgi, sur la pointe des pieds, personne ne vous a jamais oublié."

 

Bill Watterson, Grand Prix Festival Angoulême 2014

 

Actividades:

 

  • És um apreciador de BD (banda desenhada)? Não deixes de visitar o site oficial do mais célebre festival de BD europeu, Angoulême, e pesquisar sobre todas as novidades, não só a respeito de Bill Watterson como do certame em si.
  • Podes ler ou descarregar a biografia de Watterson aqui e a a bibliografia (em álbuns) aqui. Também terás acesso a toda a história dos "Grands Prix" aqui
  • Tens também informações sobre todas a exposições temáticas aqui
  • E claro, podes ler imensas "tiras" na página de Bill Watrerson, no Facebook.

 

Não achas que poderias fazer um excelente trabalho para as tuas aulas de Língua Portuguesa ou Francês Língua Estrangeira sobre Calvin & Hobbes? Propõe o teu trabalho aos professores de Línguas e Desenho.

 

 A Professora  GSouto

 

03.02.2014

 

Licença Creative Commons