Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Escolas : Billy Elliot : filme a explorar em currículos escolares ! Noção de género !

 

billy-elliot-film-poster.jpg

 

Billy Elliot

Stephen Daldry, 2000

https://www.imdb.com/

 

"Flutua como uma borboleta e pica como uma abelha."

  

Sarah Bayling / ELLE Magazine

 

Billy Elliot retrata a história de um garoto de 11 anos, Billy Elliot, que vive numa pequena cidade inglesa, onde o principal meio de sustento são as minas da cidade.

 

 

billy-elliot-jump.jpg

 

Billy Elliot

Stephen Daldry, 2000

https://www.imdb.com/

 

Sinopse:

 

A vida de um garoto de onze anos, Billy Elliot, filho de um mineiro do norte de Inglaterra muda para sempre, quando durante um treino de box semanal, depara com uma aula de bailado que o atrai irresistivelmente, fazendo-o desistir do box e começando a ter aulas de bailado sem que o seu pai, mineiro severo nos costumes e tradições do género masculino.

 

 

billy-elliot-dancing.jpg

 

 

Billy Elliot

Stephen Daldry, 2000

https://www.imdb.com/

 

O jovem actor de 14 anos Jamie Bell, bailarino na vida real, sofreu na pele os preconceitos que um rapaz tem de enfrentar ao querer ser bailarino e não boxista, karateca ou jogador, encarnando assim de corpo e alma a personagem Billy.

 

 

billy elliot-father.png.crdownload

 

Billy Elliot

Stephen Daldry, 2000

https//www.imdb.com/

 

Saber +

 

O jovem actor de 14 anos Jamie Bell, é bailarino na vida real, sofreu na pele os preconceitos que um rapaz tem de enfrentar ao querer ser bailarino e não boxista, karateca ou jogador de futebol. Oriundo de uma família de bilarinos - avó, tia, irmã. Foi ao assistir a uma aula de bailado da irmã que iniciou o seu gosto. Interpreta assim de corpo e alma a personagem Billy, no filme.

 

O filme realizado em 2000 por Stephen Daldry continua a prender com encanto jovens e adultos ao acompanhar intensamente a luta deste jovem para quebrar as intolerâncias e convencões de sociedades fechadas em preconceitos desajustados. E ainda hoje tantas vezes presentes.

 

 

billy-elliot.jpg

 

 

Billy Elliot/ Jamie Bell

Stephen Daldry, 2000

https://www.imdb.com/

 

Billy Elliot teve três nomeações para os 'Oscars' em 2001. Fez parte da Selecção de Filmes do 'Festival de Cannes' em 2000. 

 

Jamie Bell/Billy Elliot, com 14 anos, foi galardoado com o Bafta de Melhor Actor em 2015.

 

 

 

 

Ir + longe:

 

billy-elliot-musical.jpg

 

Billy Elliot, The Musical

https://www.londontheatre1.com/theatre-news/billy-elliot-curtain-call-at-the-victoria-palace-theatre/

http://upload.wikimedia.org/

 

Em Maio de 2015, Stephen Daldry levou à cena Billy Elliot, The Musical no Victoria Palace, em Londres, com música de Elton John.

 

O musical Billy Elliot The Musical foi considerado pelo jornal The Telegraph o "o melhor musical inglês". 

 

 

billy-elliot-musical-theatre.jpg

 

 

Billy Elliot, The Musical

https://showandstay.s3.amazonaws.com/

 

 

Utilização de filmes em sala de aula:

 

Billy Elliot encerra uma mensagem pedagógica muito interessante. É um excelente recurso educativo digital a ser explorado em sala de aula para introduzir a igualdade de género de rapazes em áreas artísticas tradicionalmente mais frequentadas por raparigas.

 

 

 

billy-elliot-teacher.jpg

 

 

Billy Elliot/ Jamie Bell

Stephen Daldry, 2000

https://www.imdb.com/

 

Objectivos:

 

  • Preconceitos: Igualdade de género (masculino) : bailado e outras áreas artísticas;
  • Ensino de Música : Bailado.

 

 

billy-elliot-dancing-girls.jpg

 

 

Billy Elliot/ Jamie Bell

Stephen Daldry, 2000

https://www.imdb.com/

 

 Exploração pedadgógica: Valores

 

A exploração pedagógica do filme Billy Elliot nos curriculos de Língua Portuguesa teve como objectivo debater problemas associados a preconceitos que estavam a causar alguma instabilidade no grupo/turma. 

 

A turma incluia alunos/rapazes que aprendiam música e bailado. Eram com frequência alvo de discriminação por parte de certos elementos/rapazes da turma.

 

Achei por bem introduzir Billy Elliot nos currículos escolares para explorar a noção de género, o valor do respeito pelo outro e suas aptências musicais.

 

O resultado foi excelente. A partir do visionamento do filme, apoiado em fichas pedagógicas, seguido de debate sobre os vários aspectos da mensagem implícita no filme, a cordialidade entre todos os elementos masculinos tornou-se uma realidade.

 

O respeito e a compreensão pelas opções individuais de cada um, e a escolha de actividades pedagógicas e culturais que são comuns aos dois géneros : masculino/feminino.

 

Os alunos adoraram ! O grupo/turma passou a funcionar como um todo. Os preconceitos esbateram-se, a aceitação da individualidade tornou-se a tónica dominante.

 

billy-elliot-musical-2015-film.jpg

 

Billy Elliot The Musical Live

Stephen Daldry/ Bett Sullivan, 2014

https://www.imdb.com/title/tt4085696/

 

Nota:

Em 2014, Billy Elliot, The Musical Live musical baseado no filme de 2000, Billy Elliot. Com música de Elton John, e livro e letra de Lee Hall, foi anunciado que o musical seria projectado e transmitido ao vivo para cinemas em todo o Reino Unido e todo mundo.

 

Em 28 de Setembro, a matiné do musical foi transmitida, enquanto estava a ser filmada no Victoria Palace Theatre para cinemas em todo o Reino Unido e outros países, com mais retransmissões dessa performance em outras datas. 

 

Hoje pode ser visionado em streaming via diferentes canais. 

 

Não perca a opotunidade como professor.a de usar este recurso pedagógico digital.

 

A Professora GSouto

 

25.02.2017

 

actualizado 16.10.2021

 

 Licença Creative Commons

21 comentários

Comentar post

Pág. 1/2