Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Beatrix Potter : 150º Aniversário Nascimento : A Gata das Botas & outros livros

 

 

A História da Gata das Botas

Beatrix Potter

ilustrações: Quentin Blake

https://www.bertrand.pt/

 

O livro para crianças "A história da Gata das Botas", que a autora britânica Beatrix Potter escreveu em 1914 e deixou inédito, é publicado hoje, dia 17 Fevereiro, em Portugal, revelou a editora Asa.

 

beatrix-potter-150anos-2017.jpg

 

150º Aniversário do Nascimento de Beatrix Potter

https://www.hop-skip-jump.com/

 

A edição portuguesa de The Tale of Kitty in Boots com tradução de Paula Neves, tem lugar alguns meses depois da publicação em língua inglesa, por ocasião do 150.º aniversário do nascimento de Beatrix Potter, com ilustrações inéditas de Quentin Blake.

 

 

 

 

150º Aniversário do Nascimento de Beatrix Potter

http://umeandthekids.com/

 

Saber+

 

Esta edição ilustrada do conto infantil chega agora aos leitores, mais de um século depois de Beatrix Potter o ter escrito, em 1914, mas nunca o conseguiu publicar. A par do texto, a autora e ilustradora deixou apenas uma aguarela completa, que revela uma gata vestida com casaco e botas de caçador, com uma espingarda ao ombro e um rato numa das patas.

 

 

Beatrix-Potter3.jpg

  

O único desenho/aguarela pintado por Beatrix Potter de Kitty-in-Boots

Ilustração: courtesy Frederick Warne & Co and the V&A Museum

https://www.theguardian.com/books/

 

Ir + longe:

 

O manuscrito foi descoberto em 2013, nos arquivos do Victoria & Albert Museum, por uma responsável da editora Penguin Random House, que leu correspondência de Beatrix Potter, de 1914.

 

Nela se fazia referência a um conto sobre uma gata preta, bem-comportada, que tinha uma vida dupla, porque saía para caçar nas noites de lua cheia vestida como o Gato das Botas.

 

Uma narrativa que permaneceu esquecida durante 100 anos e que agora, 150 anos após o nascimento da sua autora Beatrix Potter, é igualmente publicada pela primeira vez como história individual e ilustrada na íntegra.

 

 

 

 The Tale of Kitty in Boots

Beatrix Potter

https://www.amazon.co.uk/

 

Sinopse:

 

Era uma vez uma gata preta, séria e bem-comportada. Pelo menos era assim que a via a velhinha simpática que era sua dona; porque, na verdade, a Kitty (ou Miss Catherine St. Quintin, como gostava que lhe chamassem) apreciava fugir de casa na penumbra da noite para caçar, devidamente armada, vestida e calçada.

Mas não se pense que esta vida dupla que levava lhe trazia privilégios. Pelo contrário, os dissabores eram mais que muitos. E estão todos deliciosamente retratados, bem ao jeito de Beatrix Potter, neste maravilhoso conto, ao qual se juntam as ilustrações do não menos icónico Quentin Blake, dando origem a um verdadeiro novo clássico.

 

 

 

The Tale of Kitty in Boots/ Beatrix Potter

ilustração : Quentin Blake

courtesy of Frederick Warne & Co and the V&A Museum

http://www.bbc.com/

 

Ir + longe:

 

"Escrita num tempo muito diferente daquele em que nos encontramos, esta narrativa, que relata as aventuras e desventuras de caça de uma gata, evoca o encanto britânico da vida no campo em inícios do século XX."

editor da obra

 

Além da gata, que se chama Catherine St. Quintin, embora seja carinhosamente apelidada de 'Kitty' pela dona, nesta história entram ainda outros gatos, furões, uma raposa, um coelho e um ouriço-cacheiro.

 

"Pode ter demorado um século para a Gata das Botas ter sido descoberta, mas o momento actual não podia ser mais oportuno. Um tempo de 'Transparent' (série televisão norte-americana cuja personagem é transgénero), materializado por uma gata que desafia o género binário".

 

beatrix-potter1.jpg

 

Beatrix Potter 

The National Trust & Frederick Warne Ltd

 http://ichef-1.bbci.co.uk/

 

Beatrix Potter nasceu em 28 Julho 1866 em Kensingtion, Londres.Foi botânica, escritora e pintora.

 

Morreu em 1943, aos 77 anos. É uma das mais célebres autoras britânicas de livros para a infância. Escreveu 23 livros, sem contar agora com este que está a ser publicado, A História da Gata das Botas.

 

 

 

The Tale of Peter Rabbit/ A História de Pedro Coelho

Beatrix Potter

http://www.companhiadasletras.com.br/

 

O mais conhecido dos seus livros é A História de Pedro Coelho, hoje um clássico da literatura. Foi publicado em 1902, depois de ter sido recusado pelas editoras durante alguns anos

 

 

beatrix-potter-contos-relogio-dagua.png

 

Contos

Beatrix Potter

Relógio d'Água

https://relogiodagua.pt/

 

Os contos de Beatrix Potter, de pendor naturalista, protagonizados por animais, começaram por ser recusados pelas editoras da época. Actualmente somam mais de cem milhões de exemplares vendidos em todo o mundo.

 

 

Beatrix-Potter4.jpg

 

Contos Completos

Beatrix Potter

edtora Pim, 2016

edição comemorativa 150 anos Beatrix Potter

http://www.fnac.pt/

 

Apesar de ter histórias publicadas de forma dispersa, as obras completas da autora só começaram a ser editadas na íntegra e em conjunto em Portugal em 2016 pela editora Pim!. Este ano a Relógio d'Água também fez uma edição semelhante em 2017.

 

 

 

 

Curiosidades: 

 

Beatrix Potter procurou várias editoras para publicar seu primeiro livro. Ao todo, fez setenta tentativas e teve seu livro recusado sessenta e nove vezes. Tanta persistência valeu mesmo a pena. O livro é hoje considerado um clássico da literatura infantil a nível mundial.
 
 
 

beatrix-potter-film-Miss-Potter.jpg

 

Miss Potter

Chris Noonan, 2006

https://www.imdb.com/

 
 
A vida de Beatrix deu origem a um filme Miss Potter, traduzido em português O Mundo Encantado de Beatrix Potter, 2006, com a actriz Renée Zellweger no papel de Beatrix Potter.
 
 
Dizem que J. K. Rowling deu o nome de Harry Potter (Potter, Beatrix), a célebre personagem que todos nós conhecemos, em homenagem a Beatrix Potter. Mas, a autora nunca confirmou isso.
 
 
 
Actividades:
 
 
  • Livros de literatura infantil a ser lidos  explorados nos currículos de 1º ciclo;

 

  • O livro Contos de Beatrix Potter tem acesso a leitura digital das primeiras páginas;

 

  • Visionar o filme Miss Potter e explorar em actividades complementares das obras lidas;

 

  • 150º Anversário de Beatrix Potter: elaborar um dossiê (trabalho de grupo); uma exposição, entre outras actividades;

 

  • Género: o tema poderá ser abordado nos 3º e 4º anos.
 
 
A Professora GSouto
 
 
17.02.2017
 
actualizado 28.07.2021
 
 
Licença Creative Commons