Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Banda Desenhada : Ei ! Parabéns, Popeye ! Histórias & Recursos

 

 

popeye-deviant-art.png

 

Popeye

créditos: Elton Pon/ Devian Art

https://www.deviantart.com/eltonpot/

 

E depois de Mickey Mouse, 18 Novembro 2018, Tintin, 10 Janeiro 2019, terem celebrado 90 anos, é a vez de Popeye, o marinheiro completar 90 anos de vida. No entanto, o retrato que o imaginário colectivo guarda dele, não podia estar mais distante da personagem que lhe deu origem. 

 

 

popeyed.png

 

E.C. Segar 

Autor não identificado: Mystery Picture

http://comicskingdom.com/blog/

 

Quando o cartoonista norte-americano Elzie Crisler Segar criou Popeye em 1929, não imaginava que o marinheiro que comia espinafres iria ser um sucesso por nove décadas.

 

 

popeye-classic-adventures2019.jpg

 

Popeye/ Classic Comics

E.C. Segar

https://www.amazon.com/

 

Antes do marinheiro aparecer, o enredo era focado na família Oyl (Palito, na versão portuguesa), que existia desde 1919. Só mais de uma década depois é que Popeye fez a sua primeira aparição.

 

 

popeye90a.jpg

 

 

The Thimble Theatre

E.C. Segar

 

Saber +

 

Apareceu pela primeira vez a 17 de Janeiro de 1929, numa tira de banda desenhada intitulada "The Thimble Theatre" (Teatro em Miniatura). Criado por Elzie Crisler Segar, Popeye tornou-se mais popular em Portugal pelas adaptações em animação do que pela sua origem, a banda desenhada.

 

 

 

 

A Animação clássica foi produzida a partir de 1933, primeiro pela Fleischer Studios (que encerrou em 1942), e depois pela Famous Studios para a Paramout Pictures,até 1957.

 

Dada a sua aparência, nada faria esperar que o marinheiro zarolho, careca, de corpo deformado, baixo e pouco inteligente viesse a tornar-se um herói mundial. Mas foi o que aconteceu a Popeye, que logo na sua primeira aparição revelava a sua forma desconcertante de estar na vida.

 

 

popeye90.jpg

 

 

créditos: Autor não identificado

via Google images

 

Ir + longe: Personagens 

 

A galeria de personagens alargou-se com a chegada do pai, Poopedeck Pappy, o estranho animal Eugene the Jeep, a malévola Sea Hag (Bruxa do Mar), o sonhador devorador de hambúrgueres, Wimpy, ou o brutamontes Blutus. E Olívia Palito ! Pois, como já leram mais acima, Olívia Palito é mai velha! Celebrará 100 anos em Dezembro 2019

 

 

popeye90b.jpg

 

 

Popeye & Firiends

https://www.fnac.pt/

 

Juntamente com o marinheiro, que na altura tinha força sobre-humana e era resistente a tiros e a todo o tipo de violência física, deram corpo a narrativas cada vez mais surreais, até à morte de Segar, vítima de leucemia, em 1938.

 

doodle-popeye2009a.jpg

 

Google Doodle 115º Aniversário de E.C. Segar

https://www.google.com/doodles/

 

Doodle:

 

Google celebrou Popeye com um Doodle em 8 Janeiro 2009, ao homenagear o 115º aniversário de E.C. Segar ( seu autor).

 

Curiosidades: Olivia Palito

 

Popeye nasceu como marinheiro, que fica forte sempre que come espinafres. Com duas tatuagens de âncoras nos dois braços e o cachimbo na boca, conquistou o coração de Olivia Palito, disputado também por Brutus.

 

 

popeye-and-olive.jpg

 

Popeye e Olivia

via Filmow

 

O caso de amor entre as duas personagens começou a 27 de Agosto, quando Olívia, por engano, beijou Popeye na bocheca. O que quase ninguém sabe é que a famosa namorada do marinheiro tinha outro namorado antes da chegada de Popeye, que se chamava Ham Gravy.

 

Popeye em Portugal:

 

Em Portugal, no que à BD diz respeito, o marinheiro nunca gozou da mesma popularidade que teve no seu país de origem, mas a verdade é que se estreou logo em 1939, em "O Pirilau".

 

Na maioria das publicações limitou-se a aparições breves, em dezenas de revistas, embora entre elas se contem títulos de referência como o "Mundo de Aventuras", o "Condor Popular" ou o "Jornal do Cuto".

 

 

popeyef.jpg

 

 

Popeye, o Marinheiro

nº 32

E.C.Segar

Aguiar & Dias / Agência Portuguesa de Revistas, 1982

via Coisas/ compras 2ª mão

 

Teve igualmente direito a duas compilações de histórias de Segar (em 1973 e em 2004) e mesmo a uma publicação com o seu nome, editada pela Agência Portuguesa de Revistas em 1980, que durou algumas dezenas de números.

 

Fime:

 

 

Popeye

Robert Altman, 1980

https://www.imdb.com/

 

Houve uma adaptação cinematográfica Popeye (imagem real) 1980, protagonizada por Robin Williams no papel do marinheiro e Shelley Duvall como Olivia Palito. 

 

Depois do filme, a Paramount Pictures e a Walt Disney Company decidiram retirar o cenário da baía Anchor ( Malta), mas a pedido de vários habitantes, a pequena cidade construída para a rodagem foi edificada de novo, dando origem ao Popeye Village Fun Park, um parque temático que se tornou um museu a céu aberto.

 

 

 

 

No canal Youtube Popeye And Friends Official, surgiu uma nova versão do conhecido marinheiro. O primeiro episódio de "Popeye's Island Adventures" estreou no mês passado e traz a personagem numa versão mais jovem e com várias alterações significativas. No lugar do cachimbo, Popeye aparece de apito e até é dono de uma plantação de espinafres.

 

Em resposta à pergunta "É um marinheiro?", disparava esta curiosa resposta: "Penso que sou um cowboy!", mais tarde substituída pela carismática: "Eu sou o que sou!"

 

Mas a verdade é que a adesão dos leitores foi imediata. E logo em 1931, o seu nome passou a aparecer no cabeçalho: "The Thimble Theatre Starring Popeye".

 

 

popeye-ThimbleTheatre.jpg

 

The Thimble Theatre

via Google Images

 

Actividades:

 

  • A explorar os vários recursos em papel, digital, e site oficial (língua inglesa);

 

Ensino Primário / Ensino Básico (2º ciclo)

 

A Professora GSouto

 

17 Janeiro 2019

 

Licença Creative Commons