Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Animação Portuguesa nas nomeações para os "Annie Awards" : Tio Tomás & Purple

 

annie-awards-frozen 2-and-missing-link.jpg

 

créditos: Frozen 2 courtesy Disney e Missing Link courtesy Laika

https://variety.com/2019/

 

Entre as oito nomeações em 13 possíveis de Frozen II - o Reino do Gelo ou Missing Link - Mr. Link da Disney, e as seis de Toy Story 4, da Disney-Pixar, o estúdio aparece como preferido na corrida aos 47º Annie Awards, os "Óscares da Animação":

 

 

awards-annie-pt.jpg

 

montagem: créditos Cinevisão

https://annieawards.org/

 

Mas na lista de Nomeados 2019, anunciada, dia 2 de Dezembro, em Los Angeles, surgem duas curtas-metragens de animação portuguesas, Categoria Curtas-Metragens / Best Short Subjects , dois títulos portugueses com co-produção internacional:

 

 

annie-awards2020-tio-tomas.jpg

 

Tio Tomás, A Contabilidade Dos Dias

Regina Pessoa

https://agencia.curtas.pt/

 

Tio Tomás, A Contabilidade Dos Dias de Regina Pessoa, e Purpleboy de Alexandre Siqueira.

 

 

annie-awards2020-tio-tomas1.jpg

 

Tio Tomás, A Contabilidade Dos Dias

Regina Pessoa

https://agencia.curtas.pt/

 

Sinopse:

 

A partir das memórias afectivas e visuais da minha infância, este filme pretende ser uma homenagem ao meu tio Tomás, um homem humilde e um pouco excêntrico que teve uma vida simples e anónima. Com este filme eu gostaria de testemunhar como não é preciso ser-se alguém, para se ser excepcional na nossa vida.

 

Os dois estiveram presentes em competições de vários festivais internacionais. Tio Tomás, A Contabilidade Dos Dias ganhou o Prémio Especial do Júri no Festival Internacional de Animação de Annecy (França) e o Grande Prémio no Animamundi (Brasil).

 

 

purpleboy-animacao1a.jpg

 

PurpleBoy

Alexandre Siqueira

https://festival.curtas.pt/

 

E Purpleboy a arrebatar o Grand Prix no Animage (Brasil) e o de Melhor Animação da Competição Internacional do Curtas de Vila do Conde.

 

Sinopse:

 

"Após um estranho e misterioso evento, Grão nasce na horta, emergido da terra, como se fosse uma planta. Para Razina é um menino, e a criança é educada assim. Durante 17 anos Grão cresce, preso à horta. Um dia, Grão, já adulto, sai da terra e descobre o seu corpo. Será ele capaz de encontrar a paz interior partilhando um género biológico que não corresponde a sua identidade?"

 

purpleboy-animacao1.jpg

 

PurpleBoy

Alexandre Siqueira

https://festival.curtas.pt/

 

Purpleboy é uma animação que aborda, de forma poética e afectiva, uma realidade cultural complexa, e cada vez mais fraturante em várias sociedades mais conservadoras.

 

Esta é a estreia absoluta de Alexandre Siqueira no Curtas Vila do Conde, mas Purpleboy conta já no seu curriculum com o importante Prémio Arte do MIFA Pitching do prestigiado Festival international du film d’animation d’Annecy, o mais importante do cinema de animação. 

 

 

Além de Frozen II e Toy Story 4, concorrem para Melhor Filme de Animação Mr. Link, da Laika Entertainment, com oito nomeações, Klaus, a primeira produção do género da Netflix, originária de um estúdio espanhol (Sergio Pablos Animation Studios, com o nome do realizador), que tem sete nomeações no total, e How to Train Your Dragon: The Hidden World / Como Treinares o Teu Dragão: O Mundo Secreto, da DreamWorks, com seis. 

 

Eis o trailer de Mr. Link, uma das animações com maior chance de vir a ser nomeado:

 

 

 

Actividades:

 

  • Rever género literário: a Narrativa;
  • Fazer estudo comparado da literatura juvenil e adaptação a filmes de animação:
  • Apelar aluno/aluna que passam por situações de perda, solidão, preconceitos, para o um testemunho (mediante conversa prévia para saber se os alunos estáo disponíveis para o fazer) em sala de aula.
  • Exprimir por escrito sentimentos de perda, solidão, maus tratos;
  • Debate em sala de aula;
  • Possível projecto transcurricular: Lingua Portuguesa, Educação Visual, Música, Tenologias.

 

Nota: Purple : Não aconselhável a alunos cujo nível etário seja inferior a 13/14 anos.  Preparação prévia para a temática de Purple para alunos 3º ciclo.

 

Vamos então a aguardar e ver quem serão os vencedores. Quem sabe uma das curtas portuguesas alcança algum prémio?!

 

Estaremos atentos no dia 25 Janeiro 2020!

 

A Professora GSouto

 

05.12.2019

 

Licença Creative Commons