Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Animação Portuguesa & os "Annie Awards" : Portugueses vencem !

 

annie-awards-frozen 2-and-missing-link.jpg

 

créditos: Frozen 2 courtesy Disney e Missing Link courtesy Laika

https://variety.com/2019/

 

Entre as oito nomeações em 13 possíveis de Frozen II - o Reino do Gelo ou Missing Link - Mr. Link da Disney, e as seis de Toy Story 4, da Disney-Pixar, o estúdio aparece como preferido na corrida aos 47º Annie Awards, os "Óscares da Animação":

 

 

awards-annie-pt.jpg

 

montagem: créditos Cinevisão

https://annieawards.org/

 

Mas na lista de Nomeados 2019, anunciada, dia 2 de Dezembro, em Los Angeles, surgem duas curtas-metragens de animação portuguesas, Categoria Curtas-Metragens / Best Short Subjects , dois títulos portugueses com co-produção internacional:

 

 

annie-awards2020-tio-tomas.jpg

 

Tio Tomás, A Contabilidade Dos Dias

Regina Pessoa

https://agencia.curtas.pt/

 

Tio Tomás, A Contabilidade Dos Dias de Regina Pessoa, e Purpleboy de Alexandre Siqueira.

 

 

annie-awards2020-tio-tomas1.jpg

 

Tio Tomás, A Contabilidade Dos Dias

Regina Pessoa

https://agencia.curtas.pt/

 

Sinopse:

 

A partir das memórias afectivas e visuais da minha infância, este filme pretende ser uma homenagem ao meu tio Tomás, um homem humilde e um pouco excêntrico que teve uma vida simples e anónima. Com este filme eu gostaria de testemunhar como não é preciso ser-se alguém, para se ser excepcional na nossa vida.

 

Os dois estiveram presentes em competições de vários festivais internacionais. Tio Tomás, A Contabilidade Dos Dias ganhou o Prémio Especial do Júri no Festival Internacional de Animação de Annecy (França) e o Grande Prémio no Animamundi (Brasil).

 

 

purpleboy-animacao1a.jpg

 

PurpleBoy

Alexandre Siqueira

https://festival.curtas.pt/

 

E Purpleboy a arrebatar o Grand Prix no Animage (Brasil) e o de Melhor Animação da Competição Internacional do Curtas de Vila do Conde.

 

Sinopse:

 

"Após um estranho e misterioso evento, Grão nasce na horta, emergido da terra, como se fosse uma planta. Para Razina é um menino, e a criança é educada assim. Durante 17 anos Grão cresce, preso à horta. Um dia, Grão, já adulto, sai da terra e descobre o seu corpo. Será ele capaz de encontrar a paz interior partilhando um género biológico que não corresponde a sua identidade?"

 

purpleboy-animacao1.jpg

 

PurpleBoy

Alexandre Siqueira

https://festival.curtas.pt/

 

Purpleboy é uma animação que aborda, de forma poética e afectiva, uma realidade cultural complexa, e cada vez mais fraturante em várias sociedades mais conservadoras.

 

Esta é a estreia absoluta de Alexandre Siqueira no Curtas Vila do Conde, mas Purpleboy conta já no seu curriculum com o importante Prémio Arte do MIFA Pitching do prestigiado Festival international du film d’animation d’Annecy, o mais importante do cinema de animação. 

 

 

Além de Frozen II e Toy Story 4, concorrem para Melhor Filme de Animação Mr. Link, da Laika Entertainment, com oito nomeações, Klaus, a primeira produção do género da Netflix, originária de um estúdio espanhol (Sergio Pablos Animation Studios, com o nome do realizador), que tem sete nomeações no total, e How to Train Your Dragon: The Hidden World / Como Treinares o Teu Dragão: O Mundo Secreto, da DreamWorks, com seis. 

 

Eis o trailer de Mr. Link, uma das animações com maior chance de vir a ser nomeado:

 

 

 

Nota: As animações Tio Tomás A Contabilidade dos Dias da realizadora portuguesa Regina Pessoa, venceu o prémio de Melhor Curta Metragem e Sérgio Martins venceu a Melhor Direção de Animação em Longa Metragem, pelo filme Klaus nos Annie Awards 2020.

 

Na 47.ª cerimónia de entrega dos Annie Awards, em Los Angeles, nos Estados Unidos, Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias, de Regina Pessoa, coprodução de França, Portugal e Canadá venceu o galardão de melhor ‘curta’. Nesta categoria estava também nomeado Purpleboy, de Alexandre Siqueira, Prémio Arte do MIFA Pitching do prestigiado Festival international du film d’animation d’Annecy.

 

 

 

Afinal não foi Mr Klink que venceu o maior galardão de Melhor Filme de Animação, mas sim Klaus, da Netflix.

klaus.jpg

 

Klaus

https://www.netflix.com/pt/

 

Klaus foi o grande vencedor da noite, alcançando sete distinções, entre a quais a de Melhor Filme. 

 

Na mesma categoria estavam nomeados Frozen 2, da Walt Disney Animation Studios, Como Treinar o seu Dragão: O Mundo Secreto, da DreamWorks Animation, Missing Link, da Laika e LLC, e ainda Toy Story 4, da Pixar Animation Studios.

 

Muitos parabéns aos vencedores! 

 

Actividades:

 

  • Rever género literário: a Narrativa;
  • Fazer estudo comparado da literatura juvenil e adaptação a filmes de animação:
  • Apelar aluno/aluna que passam por situações de perda, solidão, preconceitos, para o um testemunho (mediante conversa prévia para saber se os alunos estáo disponíveis para o fazer) em sala de aula.
  • Exprimir por escrito sentimentos de perda, solidão, maus tratos;
  • Debate em sala de aula;
  • Possível projecto transcurricular: Lingua Portuguesa, Educação Visual, Música, Tenologias.

 

Nota: PurpleBoy : Não aconselhável a alunos cujo nível etário seja inferior a 13/14 anos.  Preparação prévia para a temática de Purple para alunos 3º ciclo.

 

Vamos então a aguardar e ver quem serão os vencedores. Quem sabe uma das curtas portuguesas alcança algum prémio?!

 

Estaremos atentos no dia 25 Janeiro 2020! E lá estivemos. Pois é, os portugueses nomeados saíram mesmo vencedores! Orgulho para a animação portuguesa!

 

A Professora GSouto

 

05.12.2019

 

actualizado 26.01.2020

 

Licença Creative Commons