Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Ana Luisa Amaral : Literatura infantil & juvenil

 

 

ana-luisa-amaral-onomatopeia.jpg

 

Ana Luisa Amaral [1956-2022]

créditos: Autor náo identificado

 

Ana Luísa Amaral, poeta, investigadora e professora universitária da Universidade de Letras da Universidade do Porto, morreu a 6 de Agosto 2022. A Universidade recorda Ana Luísa Amaral como “uma autora extraordinária, uma académica distinta e uma cidadã empenhada”.

 

Tinhasido anunciada em Janeiro, como a escritora homenageada na Feira do Livro do Porto 2022 que se realizará de 26 Agosto a 11 Setembro.

 

ana-luisa-amaral1.jpg

 

Ana Luisa Amaral

Feira do Livro do Porto 2022

via Jornal de Notícias

 

Ana Luísa Amaral terá assim, à semelhança de outros autores anteriormente homenageados, uma tília com o seu nome nos Jardins do Palácio de Cristal. Local onde vai decorrer, como é habitual, a Feira do Livro do Porto, que se inicia  26 de Agosto e vai até 11 de Setembro.

 

Considerada um nome maior da poesia portuguesa, Ana Luísa Amaral foi galardoada em 2021 com o Premio Reina Sofia, Poesía Ibero-Americana.

 

Saber +

 

Nascida em Lisboa, em 5 de Abril 1956, a escritora e professora universitária Ana Luísa Amaral, tradutora de romancistas e poetas, vivia em Leça da Palmeira desde os 9 anos Doutorada em Literatura Norte-Americana com uma tese sobre Emily Dickinson, ensinou Literatura Inglesa no Departamento de Estudos Anglo-Americanos da Faculdade de Letras do Porto. Autora de oito livros de poesia e dois livros infantis, está representada em diversas antologias portuguesas e estrangeiras e foi traduzida para várias línguas, como castelhano, inglês, francês, alemão, holandês, russo, búlgaro e croata. Faleceu a 6 de Agosto de 2022. 

 
 
Obra:
 
 

Autora de vários livros, entre poesia, teatro, ficção, infantis e de ensaio. A sua obra está traduzida e publicada em diversos países. Está representada em diversas antologias portuguesas e estrangeiras e foi traduzida para várias línguas, como castelhano, inglês, francês, alemão, holandês, russo, búlgaro e croata.

 

 

 

Ana Luisa Amaral 

créditos: Facebook de Ana Luísa Amaral

 
 

Traduziu diferentes poetas, como Emily Dickinson, William Shakespeare ou Louise Gluck. Era professora jubilada da Faculdade de Letras do Porto e membro sénior do Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, onde trabalha nas áreas de poéticas comparadas e estudos feministas.

 

Recebeu múltiplas distinções ao longo da sua carreira, para além do Premio Reina Sofia, estando, entre as mais recentes, o Prémio Vergílio Ferreira, da Universidade de Évora, o galardão espanhol Leteo, da Direcção de Acção e Promoção Cultural de Leão, e o Premio Rainha Sofia de Poesía Iberoamericana, atribuído pelo Património Nacional de Espanha e a Universidade de Salamanca, que reconhece o contributo significativo de uma obra poética para o património cultural deste universo. 

 

Literatura juvenil:

 

Ana Luísa Amaral, que conta também com relevante produção no domínio da literatura infantil. Ana Luísa Amaral é autora de livros de livros infantis e juvenis.

 

 

ana-luisa-amaral-livr-inf-eca-reliquia1.jpg


A Relíquia

Eça de Queirós

adaptado aos jovens

Ana Luisa Amaral, 2008

ilustrações: Gabriela Sotto Mayor

https://mbooks.pt/

 

Sinopse

 

"Num tempo antigo, que é outra forma de dizer era uma vez, vivia uma senhora chamada Dona Patrocínio, que era muito devota, muito dedicada a assuntos da Igreja, e que tinha um sobrinho chamado Teodorico. Ora, se não fosse a falta da cedilha no “c”, Teodorico rimaria com ouriço, e, no príncipio desta história, Teodorico era isso mesmo: um oriço, porque se fechava todo e não falava com ninguém. Mas isto foi só em criança, porque depois, como se verá pela continuação da história, ele transformou-se de ouriço em raposo, que até era o seu apelido. Ou seja, alguém não muito honestom mesmo um pouco mentiroso, podemos dizer (…).”

 

Literatura infantil:


ana-luisa-amaral-livro-inf-conta-me-tu.jpg

 

Conta-me tu

Ana Luisa Amaral

ilustração: Alberto Faria

https://www.bertrand.pt/

 

Inclui 9 faixas musicais com os poemas narrados e piano de António Pinho Vargas, disponíveis através de um QR Code.


Como tu fala do amor e das diferenças, da infância e do crescimento, dos sentires, das transformações e da alegria, da responsabilidade e do respeito, da vida comum neste planeta e entre todos os seres vivos, dos espaços que vamos aprendendo a habitar durante a infância, mas também ao longo da vida.


É, por isso, um livro para todas as idades, que apela à ternura e empatia e onde se aprende a cuidar do que nos rodeia, que é igual a nós.

 

PNL: Livro recomendado para apoio a projectos relacionados com a Cidadania na Educação Pré-Escolar, 1º e 2º anos de escolaridade.

Acompanhado por um CD aúdio, trata-se de uma obra que irá tornar-se uma referência no mercado infantil sobre o natural crescimento das crianças.

 

 

ana-luisa-amaral_lit-int-yempestade.jpg

 

A Tempestade

Ana Luisa Amaral, 2011

https://www.wook.pt/

 

 

Era uma ilha.
E em redor dessa ilha,
como se fosse navio em seu redor
era uma história.

Tem esta história um nome. A Tempestade.
Porque é assim que a história tem início:
com ventos de fazer rugir as nuvens,
trovões tão largos como o universo
e sons de precipício.

 

Tem esta história um nome, A Tempestade, porque é assim que a história tem início: com ventos de fazer rugir as nuvens, trovões tão largos como o universo e sons de precipício.

 

PNL: Livro recomendado para o 4º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma.

 

 

ana-luisa-amaral-Historia-da-Aranha-Leopoldina.jpg

 

A História da Aranha Leopoldina

Ana Luisa Amaral

illustrações: Raquel Pinheiro

https://www.fnac.pt/

 

Sinopse:

 

Através da história de uma aranha que, em vez de fazer teia, gostava de fazer meia, a autora, Ana Luísa Amaral, ensina que há formas diferentes - e todas podem ser boas - de viver e de mudar o nosso mundo.

 

ana-luisa-amaral-gaspar-dedo1.jpg

Gaspar, o Dedo Diferente e Outras Histórias

Ana Luisa Amaral

ilustrações: Abigail Ascenso

Civilização Editora. 2011

 

Sinopse:

 

Era uma vez um dedo indicador chamado Gaspar, que vivia numa certa mão chamada Josefina. O Gaspar tinha dois irmãos e duas irmãs: a Lili, a mais gordinha; a Mariana, a do meio; o Miguel, que se chama assim para rimar com anel; e o Jorginho, o mais pequenino. Josefina, Lili, Gaspar, Mariana, Miguel e Jorginho viviam num corpo que se chama Rita. Em frente noutra mão, viviam cinco primos, e quando Rita pegava numa bola grande, ou cruzava as mãos, ou batia palmas de contente, eram grandes reuniões de família. Gaspar considerava-se um dedo feliz, mas um dia aconteceu que estava todo vestido de branco. Gaspar, apesar de saber que se devia sentir igual aos outros, não conseguia evitar sentir-se diferente…

 

Ana Luisa Amaral foi talhada para ser metida na pele da menina bem comportada e educada para cumprir expectativas - «Letras, jamais!».

 

A verdade é que não coube no molde da engenheira química. Deste desajuste nos falaria um registo que consta da caderneta do colégio de freiras que frequentou:

«A menina é inteligente, mas muito indisciplinada».

 

Uma perda imensa para a literatura portuguesa e estrangeIra.

 

A Professora GSouto

 

07.08.2022

 

Licença Creative Commons