Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

"A minha Pátria é a Língua Portuguesa"

 

dia-lingua-portuguesa2021-rbe.png

 

https://pt.unesco.org/commemorations/

 

Sendo uma das línguas mais difundidas no mundo, com mais de 265 milhões de falantes espalhados por todos os continentes, o Português é uma das principais línguas de comunicação internacional.

 

Em 2019, a UNESCO decidiu proclamar o dia 5 de Maio de cada ano como Dia Mundial da Língua Portuguesa, data que já era comemorada desde 2009 pelos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

 

 

dia-lingua-portuguesa2021fb.jpg

 

https://www.facebook.com/comunidade.paises.lingua.portuguesa/

 

Em 17 de Outubro de 2019 o Conselho Executivo da UNESCO aprovou, por unanimidade, a proposta dos países da CPLP para que este dia passasse a ser o Dia Internacional da Língua Portuguesa, facto que se assinala este ano 2021 pela segunda vez.

 

Unindo cerca de 260 milhões de falantes em quatro continentes, prevê-se que esta seja uma língua cada vez mais global e, que no final deste século, sejam 500 milhões a falá-la, o que lhe confere uma dimensão mundial justamente celebrada. 

 

 

dia-lingua-portuguesa2021-camoes1.jpg

 

https://www.instituto-camoes.pt/

 

Este ano, a comemoração do Dia Mundial da Língua Portuguesa procura constituir um meio de celebração da Língua e da sua dimensão crescentemente global, reflectindo e dando voz à multiplicidade de vozes que a compõe e que constitui um dos seus traços fundamentais.

 

 

 

 

Afirmar a Língua Portuguesa enquanto língua global de ciência, cultura, economia, diplomacia e paz é também objectivo da comemoração deste Dia que, como tal, procura envolver diferentes intervenientes e protagonistas destas múltiplas dimensões da Língua Portuguesa

 

 

dia-lingua-portuguesa2021-Todas_as_palavras_que_ha

 

Todas as Palavras que Hão-de Vir

Bruno Viera Amaral... [et al.] ; João Ribeiro de Almeida (nota introd.) 

João Neves, Cristina Caetano, Eduarda Cabral e Silva (coord. geral)

design: Leonel Duarte 

https://imprensanacional.pt/

 

Neste dia simbólico para a Língua Portuguesa,  a Imprensa Nacional e o Instituto Camões disponibilizam gratuitamente, nos respectivos sites, o livro Todas as Palavras que hão de Vir que reúne textos de vários escritores dos países de língua portuguesa de diferentes gerações que partilham um registo de vivências pessoais em torno desta língua que os une.

 

Todas as Palavras que hão de Vir é um título que celebra a dimensão da língua portuguesa como espaço de encontros e de projeção de futuros. 

 

Livro gratuito : Descarregar aqui

 

 

 

 

Propostas de Actividades*:

 

  • 1º Ciclo:

 

De entre um conjunto de obras literárias da lusofonia, disponibilizado pela biblioteca escolar, os alunos são convidados a escolher uma obra, registar num mapa a origem do respectivo autor, com a capa correspondente, seleccionar um excerto e gravar a leitura desse excerto.

As bibliotecas agregarão e partilharão os trabalhos produzidos com recurso a uma ferramenta digital. 

 

  • 2º e 3º ciclos:

 

Os alunos são convidados a explorar um conjunto de recursos que mostram que, ao longo dos tempos, a língua portuguesa foi enriquecida com inclusão de vocábulos de outras línguas e, por outro lado, a língua portuguesa deixou a sua marca noutras línguas, incluindo nelas várias palavras.

Posteriormente são convidados a criar um Dicionário Ilustrado de Importação & Exportação de Palavras. As bibliotecas agregarão e partilharão os trabalhos produzidos com recurso a uma ferramenta digital.

 

  • Ensino Secundário:

 

Com base em vídeos, os alunos debatem sobre a língua portuguesa, partindo de cada uma das afirmações aí formuladas. Em grupo os alunos, realizam pesquisas e preparam apresentações de exemplos que justifiquem essas afirmações.

Preparação de uma Exposição virtual sobre a importância da língua portuguesa no mundo.

As bibliotecas agregarão e partilharão os trabalhos produzidos com recurso a uma ferramenta digital.

*Propostas cedidas pela RBE

 

A Professora GSouto

 

05.05.2021

 

Licença Creative Commons