Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Dia Mundial da Água 2012 : Vamos poupar água ?

 

 

 

 

 

 Dia Mundial da Água

http://www.unwater.org

 

Hoje, celebra-se o Dia Mundial da Água. A Assembleia Geral das Nações Unidas, ONU, declarou em 1992 que o dia 22 de Março de cada ano, passaria a ser o Dia Mundial da Água, segundo as recomendações da Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente e o Desenvolvimento (CNUED).

 

Saber + 

 

Este ano, a resolução convida os Estados membros a consagrar o dia a acções que levem à sensibilização do público através de publicações de documentos, organização de conferências, mesas redondas, seminários e exposições ligados à conservação da água e ao desenvolvimento de recursos de água.

 

É óbvio que as escolas não podem ficar fora deste apelo, é através da educação precoce que  os jovens aprendem a importância da água para a vida humana e do planeta,

 

 

dia-agua2012a1.jpg

 

 

Numa altura em que a falta de acesso à água potável e a fraca qualidade da água de muitos rios põem em causa a saúde humana e dos ecossistemas, o Dia Mundial da Água alerta para a necessidade da adopção de estratégias de prevenção da poluição, controlo e recuperação dos recursos hídricos subterrâneos e superficiais.

 

Tema 2012:

 

 “Água Limpa para um Mundo Saudável”.

 

Hoje em dia, é preciso nutrir sete mil milhões de pessoas no mundo inteiro. E, provavelmente mais dois milhões até 2050.

 

Segundo as estatísticas, nós consumimos de 2 a 4 litros de água por dia, sendo que a maior parte da água que 'bebemos' está contida nos alimentos que comemos. 

 

Mas,  para melhor entender, vejamos o vídeo seguinte:

 

 

 

 

Já tinham pensado nisto? Certamente que foram alertados nas aulas curriculares, especialmente nos currículos de Ciências. Mas agora, passaremos a estar mais atentos!

 

Aliás, falámos muitas vezes neste tema, nas aulas, sempre que tratámos problemas ligados ao ambiente ou integrámos projectos de cidadania ambiental a nível europeu e mundial. É só dar uma vista de olhos pelo nosso blogue e relembrar.

 

 

 

http://www.onedrop.org

 
 
Actividades:
 
 
A UN lançou este ano um sítio web UN Water que está a reunir todas as actividades das muitas escolas espalhadas pelo mundo. 
 
 
Aqui encontrarão material de apoio para explorar nas vossas aulas: brochuras, logótipos, videos e animações, jogos.
 
O download é gratuito. Terão que escolher uma língua estrangeira, já que o Português não está contemplado.
 
 
Há jogos que podem fazer download para os vossos mp4 ou iPods. A jogar também se aprende, sabemos disso muito bem! E de uma forma mais divertida.
 
 
 
 

 

 

Dia Mundial da Água 2012

Pinterest

 

Chocante, não é? Então há que aprender desde muito pequenos,  a não desperdiçar a água.
 

Para os mais novos, há aqui um quiz que pode ser jogado em inglês, francês ou espanhol. É altura de ajudar os vossos irmãos mais novos, já que também não está acessível em Português.
 
 
É claro que estou à espera de vos ver empenhados a desenvolver um projecto de turma ou de escola com os vossos professores curriculares, para alertar toda a comunidade escolar para o problema da água.
 
 
 

 

via Recados online

 
 
Portugal atravessa uma das maiores secas dos últimos anos.  Portanto este dia deverá ter um significado muito maior para todos nós.
 
 
Aliás, segundo um recente inquérito publicado hoje no Dia Mundial da Água, os portugueses são o povo da União Europeia mais preocupado com a seca, este ano.
 
 
Não duvido que muitas famílias portuguesas começaram já a tomar as providências necessárias para o consumo regrado da água.
 
 
Sei que são jovens ambientalistas muito empenhados.
 
 
 
A Professora GSouto
 
 
22.03.2012
 
 
 
Licença Creative Commons
 
 

2 comentários

  • Sem imagem de perfil

    G.S.

    27.03.12

    Olá Catarina,

    Que alegria ler-te aqui
    Também eu tenho saudades desses projectos todos que vos levava a aprender bem e de uma forma mais solta!

    Sim, a seca no nosso país está a tornar-se um problema muito sério! Eu sei que detesto a chuva, mas ela é necessária para a agricultura.

    Sol ... sabes como adoro!

    Os estudos vão bem?
    grande


  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.