Dia Mundial da Água 2012 : Vamos poupar água ?
Dia Mundial da Água
Hoje, celebra-se o Dia Mundial da Água. A Assembleia Geral das Nações Unidas, ONU, declarou em 1992 que o dia 22 de Março de cada ano, passaria a ser o Dia Mundial da Água, segundo as recomendações da Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente e o Desenvolvimento (CNUED).
Saber +
Este ano, a resolução convida os Estados membros a consagrar o dia a acções que levem à sensibilização do público através de publicações de documentos, organização de conferências, mesas redondas, seminários e exposições ligados à conservação da água e ao desenvolvimento de recursos de água.
É óbvio que as escolas não podem ficar fora deste apelo, é através da educação precoce que os jovens aprendem a importância da água para a vida humana e do planeta,
Numa altura em que a falta de acesso à água potável e a fraca qualidade da água de muitos rios põem em causa a saúde humana e dos ecossistemas, o Dia Mundial da Água alerta para a necessidade da adopção de estratégias de prevenção da poluição, controlo e recuperação dos recursos hídricos subterrâneos e superficiais.
Tema 2012:
“Água Limpa para um Mundo Saudável”.
Hoje em dia, é preciso nutrir sete mil milhões de pessoas no mundo inteiro. E, provavelmente mais dois milhões até 2050.
Segundo as estatísticas, nós consumimos de 2 a 4 litros de água por dia, sendo que a maior parte da água que 'bebemos' está contida nos alimentos que comemos.
Mas, para melhor entender, vejamos o vídeo seguinte:
Já tinham pensado nisto? Certamente que foram alertados nas aulas curriculares, especialmente nos currículos de Ciências. Mas agora, passaremos a estar mais atentos!
Aliás, falámos muitas vezes neste tema, nas aulas, sempre que tratámos problemas ligados ao ambiente ou integrámos projectos de cidadania ambiental a nível europeu e mundial. É só dar uma vista de olhos pelo nosso blogue e relembrar.

Para os mais novos, há aqui um quiz que pode ser jogado em inglês, francês ou espanhol. É altura de ajudar os vossos irmãos mais novos, já que também não está acessível em Português.
via Recados online