Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Tradições & histórias : São Martinho !

 

doodle-sao-martinho.gif

 

Google doodle | S. Martinho

www.google.pt

 

Google celebra hoje, 11 Novembro,  o Dia de São Martinho com um Doodle alusivo à tradição portuguesa.

 

S. Martinho é celebrado a 11 de Novembro, data em que o santo morreu  em Candes, no ano de 397, e foi a enterrar em Tours (França). 

 

O dia de São Martinho é celebrado em Portugal, na Galiza e ainda por algumas zonas de Espanha, nomeadamente nas Astúrias. E um pouco por toda a Europa, mas as celebrações variam de país para país.

 

Em Portugal é tradição fazer-se um grande magusto, beber-se água-pé e jeropiga. Esta é também uma altura em que se prova o novo vinho. Como diz o ditado popular, “no dia de São Martinho, vai à adega e prova o vinho”.

 

Google Doodle:

 

Neste Doodle, podemos ver o lettering Google substituído por pedaços de madeira e ramos de árvores, e duas das letras 'Google' (a vogal o) foram substituídas por duas castanhas assadas.

 

O Doodle só é visível em Portugal. É pois uma homenagem às nossas tradições.

 

 

Google doodle | S. Martinho

www.google.pt

 

Tradições:

 

Celebra-se em Portugal, na Galiza e em algumas localidades das Astúrias. E várias localidades europeias.

 

A realização de magustos (pessoas juntam-se à volta de uma fogueira onde se assam as castanhas), fazem-se acompanhar a degustação de castanhas assadas com jeropiga (uma espécie de bebida doce e alcoolizada) e de saltar a fogueira. Tudo isto faz parte da tradição.

 

 

 

 

credits : cdn.com

http://image.slidesharecdn.com/

 

Em algumas aldeias e pequenas vilas, esta tradição ainda se cumpre. Nas cidades, as pessoas assam as castanhas em casa e comem-nas em família.

 

Nós celebramos este dia de S. Martinho (falo das aulas curriculares de Língua Portuguesa) com uma actividade de escrita criativa livre.

 

Elaboração de quadras temáticas:

 

E foram muitos os 'jovens poetas' que se revelaram. As quadras foram expostas em placares nas paredes do corredor principal da escola.

 

 

 

Maria Castanha

António Torrado

 

Leitura digital

 

Também publiquei um post neste blogue com histórias alusivas a esta tradição, escritas por um dos mais conhecidos autores portugueses de literatura infanto-juvenil, António Torrado. A reler Histórias de S. Martinho : António Torrado

 

Para todos, uma excelente Noite de S. Martinho! Saltem a fogueira! E é óbvio, nada de jeropiga, só castanhas!

 

Ah! Esta noite de S. Martinho tem que ser muito especial.  Reparem  bem... 11.11.11 !

 

Boa sorte 

 

 A Professora GSouto

 

11.11.2011

 

Licença Creative Commons

1 comentário

Comentar post