Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Geração D'ZRT : tributo a Angélico

 

 

 

 

Angélico Vieira

créditos: Autor não identificado

https://fotos.web.sapo.io/

 

Não poderia deixar de vir aqui hoje manifestar a minha imensa tristeza pela morte de Angélico Vieira, um jovem actor e cantor. Tinha 28 anos. Depois de um brutal acidente de automóvel, ocorrido no sábado passado, dia 25 Junho 2011, quando se dirigia para um espectáculo, Angélico não resistiu às fracturas profundas. Com ele, seguiam mais três jovens amigos. 

 

Devo fazê-lo! Com Angélico, cresceu a 'Geração Morangos' e depois seguiu-se a 'Geração D'ZRT'! As gerações que acompanhei desde 2005.

 

Suponho que a banda é posterior, mas habituei-me a ouvir falar de Angélico, o 'David', de Francisco, o 'Dino' da série juvenil "Morangos com Açucar".

 

Eis que no dia 18 Abril 2006, os meus alunos chegaram à escola mais tristes.  Morrera Francisco Adam, o 'Dino', da mesma série, também ele fora vitima de um terrível acidente de automóvel em 2006. Tinha 22 anos.

 

 

 

Morangos com Açucar

série televisiva adolescência

via Google Imagens

 

E relembro este excerto que poderá ser lido na íntegra aqui

 

"Hoje a escola não era a mesma!

 

A alegria não se fazia sentir, os gritos, as vozes  não ecoavam no corredores nem na escadaria, como sempre era usual no regresso às aulas, após umas curtas férias.

Os rostos mostravam-se mais fechados, alguns pensativos e tristonhos e os sorrisos rareavam. Faltava vivacidade!

Ao entrar nas salas, ao atravessar os recintos de lazer, tudo estava demasiado quieto, demasiado parado, sem aquela alegria fogosa e tantas vezes contagiante! (...)

 

 

 

Morangos com Açucar

série televisiva adolescência

https://tviplayer.iol.pt/

 

Morangos com Açucar fez centenas de fãs ao longo de várias gerações, desde a primeira série lançada na televisão portuguesa em 2003. Mas foram os D'ZRT que arrastaram milhares de jovens, e muitas vezes, tantos pais, até aos seus concertos para acompanhar os filhos.  

 

 

 


 D'ZRT

banda pop juvenil

https://pt.wikipedia.org/

 

Com a série televisiva e os D'ZRT, os meus alunos foram crescendo. Alguns mantiveram-se fãs, outros foram-se afastando, com a mudança de estilos de vida, ou de preferências musicais. E seguiram seus sonhos, assim espero! E muito desejo!

 

Mas hoje, todos estão inegavelmente unidos nesta dor que os apanhou, mais uma vez, desprevenidos. Os ídolos são imortais, mas na nossa alma.

 

 

 

 D'ZRT

banda pop juvenil

via Google Imagens

 

Angélico Vieira, o segundo a contar do lado esquerdo, juntamente com os colegas de elenco da série juvenil portuguesa, Edmundo Vieira, Vítor Fonseca e Paulo Vintém formaram a banda D'ZRT,  uma 'boysband que acabou por se tornar um dos maiores fenómenos da música nacional.

 

Foram três anos cheios de sucessos para a "banda dos Morangos Com Açúcar" que vendeu milhares de discos e actuou nas salas mais emblemáticas de norte a sul do país.

 

Entre os admiradores, os meus jovens alunos. Nomes? Tantos!

 

 

dzart2.jpg

 

 

Angélico, 2008

Angélico Vieira [1982-2011]

 

Em 2008, Angélico Vieira decidiu lançar-se a solo, iniciando o processo de composição daquele que seria o seu primeiro álbum "Angélico".

 

No passado sábado, Angélico Vieira iria apresentar o seu segundo álbum de originais, no espectáculo "Morangomania", mas viu-se impossibilitado.

 

Para todos vós, aqui fica a mais serena lembrança que podem guardar de Angélico Vieira. O demo do seu último trabalho 'O Quanto Eu Gosto de Ti'...

 

 

 

 

 

Angélico e Francisco tinham um futuro promissor. Eram tão jovens! Estavam no auge da carreira. Tinham tantos sonhos...

 

Muito acarinhados pelo seu desempenho na série juvenil, Morangos com Açucar. Mais tarde, Angélico integrou a banda D'ZRT. Os dois tornaram-se verdadeiros ídolos da "Geração Morangos" ou "Geração D'ZRT". 

 

Francisco Adam queria fazer teatro, mas não chegou a concretizar o seu sonho. Angélico Vieira sempre quis ser cantor, e foi! Seguiu uma carreira a solo, depois dos D'ZRT terminarem como projecto. E tal como sonhara, preparava-se para lançar o seu novo álbum, sonho que não concluiu.

 

 

 

D'ZRT

concerto final como grupo (1ª época)

Spotify

 

Neste post que vos é dedicado, com especial ternura para a "Classe 2005-2006", o que vos posso pedir? Alguns devem estar a atingir a idade de tirar a carta de condução! Outros até já a possuem. Alguns outros já conduzem uma moto.

 

Então queridos alunos, quando pegarem no carro ou na moto, lembrem os vossos ídolos da adolescência, Angélico Vieira e Francisco Adam. Conduzam com segurança, nada de excessos de velocidade, adrelina não é boa a conduzir.

 

Lembrem os vossos pais. Cada vez que saem de casa, os pais ficam ansiosos. E eles não merecem. Um filho, uma filha é um bem precioso! A vossa vida também!

 

Um beijo de muito carinho para todos!

 

Professora GSouto

 

29.06.2011

 

Licença Creative Commons

 

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.