Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Como se faz um livro

 

 

 

Livro

José Luís Peixoto

 

http://quetzal.blogs.sapo.pt/

 

José Luís Peixoto, escritor com quem alguns alunos meus, Cláudia, Inês, Mafalda, Carolina, Francisco, Pedro,  e outros, tiveram o enorme prazer de partilhar uma conversa em Maio 2006, numa visita de estudo ao Teatro Campo Alegre. Esses alunos poderão relembrar o post aqui e os mais novos visitar e ler um pouco do que colegas fizeram nesse ano.

 

Lembro que foi um momento muito enriquecedor para todos nós. Os alunos envolveram-se a tal ponto que o próprio José Luís Peixoto, agradado, ficou no final com eles, a conversar. Não deixou de gentilmente distribuir autógrafos pelos livrinhos que quase todos os alunos elaboraram sobre o autor.

 

O mesmo José Luís Peixoto veio até ao nosso blogue escrever um comentário muito sensível, como verificarão.

 

Pois um novo livro saíu! Um romance "Livro" posto ontem à venda nas livrarias. Claro já fui comprar! Não podia deixar de ser! É um dos meus autores favoritos.

 

Assim, não resisto a deixar-vos um vídeo sobre como se faz um livro! Ora vejam...

 

 

 

 

(Créditos vídeo Grupo Porto Editora e RTP1)

 

 

Livro começa assim:

 

"A Mãe poisou o livro nas mãos do filho.

Que mistério. O rapaz não consegui imaginar um propósito para o  objecto que suportava.  Pensou em cheirá-lo, mas a porta do quintal estava aberta, entrava luz, havia muita vida lá fora.  O rapaz tinha seis anos, fugiu-lhe a atenção, distraiu-se, mas não se desinteressou pelo livro,"(...)

 

José Luís Peixoto, Livro, pág 11

Quetzal Editores e José Luís Peixoto, 2010

 

Para os alunos que foram comigo aquele encontro com José Luís Peixoto, o "Livro" poderá ser uma excelente proposta de leitura. Estou certa que irão gostar e descobrir o que foi uma realidade do nosso país, nos anos 50-60.

 

 

A Professora GSouto

 

25.09.2010

 

Licença Creative Commons

 

 


 

8 comentários

Comentar post