Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Leituras em tempo de férias : A Menina que não sabia ler !

 

 

a-menina-que-nao-sabia-ler-livro.jpg

 

A menina que não sabia ler

John Harding

Leya Brasil

 https://www.fnac.pt/

 

Pois! O livro tem como título original "Florence & Giles...". Bastante diferente, não é mesmo.

 

 

a-menina-que-nao-sabia-ler-livro-ingl.jpg

 

Florence & Giles

ebook

John Harding

https://www.amazon.co.uk/

 

Até porque " A Menina que não sabia ler" pode causar alguma dúvida com um outro livro A Menina que Roubava Livros que leremos posteriormente.

 

Mas vá-se lá as razões do marketing das editoras. No entanto, a capa da edição em Língua Portuguesa é bastante mais sugestiva. Uma históra incrível e o poder da sua imaginação.

 

Autor:

John Harding é autor do best seller inglês We Did On Our Holiday que foi adaptado para uma série de televisão. É crítico literário do Daily Mail e vive em Londres.

 

 

A menina que não sabia ler

John Harding

via Google Images

 

Sinopse:

 

1891. Nova Inglaterra. Numa mansão distante e decadente, onde nada é o que parece, dois irmãos são deixados à mercê de criados e regras ditadas por um tio negligente. A jovem Florence, de apenas 12 anos, passa os dias a tomar conta do seu irmão mais novo Giles e a deambular pelos corredores, numa rotina entediante e desinteressante. Até que, um dia, a menina encontra na mansão um lugar proibido: uma biblioteca fechada e empoeirada, pela qual se apaixona.

Mas naquela casa existem segredos sombrios que não deveriam ser revelados. Porque é que Florence sonha sempre com uma mulher misteriosa que insiste em ameaçar o seu irmão? Que segredo esconde a nova preceptora e porque Florence tem dela um medo sobrenatural? E porque é que o seu tio não permite que ela aprenda a ler? Florence precisa de encontrar muitas respostas - sejam elas inventadas ou não, e soluções nem sempre fáceis para proteger Giles, e o seu amor pelos livros, antes que alguém descubra quem ousou abrir as portas daquele mundo literário.

 

Saber +

 

A história passa-se em 1891, e naquela época era quase proibida ou pelo menos muito dificultada a educação das mulheres!!

Nem quero pensar o que seria para mim viver numa época assim!! Ou até num país... porque ainda há países em que a educação e a ida à escola são vedadas às mulheres! Pois conhecimento é poder!

 

 Mas, voltando ao livro, os mistérios sucedem-se, e o suspense está presente em cada folha. Uma história cativante pelas informações que tenho. E do pouco que folheei quando o vi nas livrarias. Lerei, sem dúvida! Até para pudermos debater e trocar ideias no início do ando lectivo, em Setembro.

 

Tenho também lido críticas interessantes que me levam a supor que pode ser uma boa sugestão de leitura em tempo de férias.

 

Ora oiçam um excerto neste vídeo em audiolivro...

 

 

 

 

Espero que gostem! Algumas horas de leitura num ambiente bem tranquilo. Nada melhor do que a companhia de um excelente amigo. Um Livro.

 

 A Professora GSouto

 

21.08.2010

 

actualizado 12.08.2022

 

Licença Creative Commons

 

5 comentários

Comentar post