Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Parabéns Feiticeiro de Oz : Recursos & edição especial aniversário !

 

 

magicien-oz1.jpg

 

 

O Feiticeiro de Oz

filme, 1939

http://www.imdb.com/

 

Foi em 12 Agosto de 1939, que o filme O Feiticeiro de Oz teve a sua pré-estreia no grande ecrã. Setenta e um anos se passaram.

 

As aventuras de Dorothy, seus amigos, o Espantalho, o Leão, o Homem de Lata e o cão Totó só chegaram a Portugal, um ano depois. Mas desde logo conquistaram miúdos e graúdos.

 

 

 

 

O Feiticeiro de Oz

Victor Fleming/ George Cukor,1939

http://www.imdb.com/

 

Saber +

 

Realizado  por Victor Fleming e filmado em technicolor, uma novidade para a época, o filme O Feiticeiro de Oz marcou o imaginário de várias gerações, pela suas características técnicas, pela história invulgar, pela interpretação de alguns actores, mas muito especialmente pela banda sonora, que inclui o tema “Somewhere Over the Rainbow”, imortalizado na voz de Judy Garland, a jovem actriz e cantora que interpretou Dorothy.

 

Um clássico infantil e juvenil  que se tornou inolvidável na história do cinema.

 

 

 

L. Frank Baum/ The Wonderful Wizard of Oz

http://upload.wikimedia.org

 

Ir + longe: 

Baseado no livro de L. Frank Baum, O Feiticeiro de Oz conta a história de uma menina, que depois de ser sugada por um tornado no Kansas,Estados Unidos, chega a uma terra misteriosa, onde vai encontrar um leão que quer ser valente, um homem de lata que deseja ter um coração e um espantalho que quer ter um corpo de carne e osso.

 

 

feiticeiro-oz-livro.jpg

 

O Feticeiro de Oz

L. Frank Baum

ilustrações: W.W. Denslow

https://www.fnac.pt/

 

Sinopse :

 

Um violento ciclone lança Dorothy e o seu cão Tóto numa terra desconhecida. Aí chegada, ela é acolhida como uma poderosa feiticeira pelos pequenos Munchkins, mas o seu único desejo é regressar ao Kansas onde a esperam a tia Em e o tio Henry.

 

A demanda de Dorothy leva-a em busca do «Grande Feiticeiro de Oz» numa viagem cheia de perigos ao longo da estrada de tijolo amarelo e me direcção à maravilhosa Cidade Esmeralda. No seu caminho encontra um Espantalho sem cérebro, um Homem de Lata em busca de um coração e um Leão cobarde. Juntos acabam por chegar a Oz, mas naquele estranho país nem tudo é o que parece...

 

 

 

 

Os quatro amigos e Totó vão percorrer um caminho de tijolos amarelos, que os conduz à cidade de Esmeralda, onde vive o Feiticeiro de Oz, a única pessoa que os pode ajudar a concretizar os seus sonhos.

 

Google Doodle:

 

 

doodle-feiticeiro-oz2010.jpg

 

 

Google Doodle: 71º aniversário O Feiticeiro de Oz

https://www.google.com/doodles/

 

De novo, Google, sempre atento e criativo, nos surpreende com um Doodle que celebra o aniversário do filme O Feiticeiro de Oz. E nelem podemos ver os nossos heróis: Dorothy e seus amigos.

 

Um Doodle homenageia pessoas ou acontecimentos de interesse cultural,científico, amibental ou personagens importantes pelos seus feitos ou vidas. 

 

 

feiticeiro-oz-teatro.jpg

 

 

O Feiticeiro de Oz

musical Filipe La Feria

http://guiadosteatros.blogspot.com/

 

Versão teatro musical em Portugal:

 

Em 2009, O Feiticeiro de Oz tornou-se um musical em português, encenado por Filipe La Féria. Estreou no Teatro Politeama, em Lisboa e tem sido um imenso sucesso junto do público infanto-juvenil.

 

Actualmente, anda em tournée pelo Algarve. Se estiveres de férias por perto, não percas!

 

 

 

 

O Feiticeiro de Oz foi eleito pelo American Film Institute, o melhor filme de entretenimento familiar de todos os tempos.

 

 

 

 

 

O Feiticeiro de Oz | Edição Blu-Ray 70 anos (2009)

 

Depois de uma edição do 70º aniversário de O Feiticeiro de OZ, a Warner Brothers está a festejar o 75º aniversário de O Feiticeiro de Oz com uma nova versão 3D nos cinemas em Setembro 2018, apenas por uma semana (Estados Unidos).

 

 

wizard-of-oz-3d.jpg

 

 

The Wizard of Oz 75th Anniversary

http://www.thewizardofoz.warnerbros.com/

 

E versão Blu-ray 3D que inclui vários extras. consultar no site oficial. Mas não só...

 

wizard-of-oz-75th-anniversary-blu-ray.jpg

 

The Wizard of Oz 75th Anniversary 

http://www.thewizardofoz.warnerbros.com/#/

 

Visita o site interactivo, percorre os recursos sobre o filme, fotos, vídeos e posters que podes descarregar.

 

Boas férias!

 

A Professora GSouto

 

 12.08.2010

 

actualizado 12.08.2020

 

Licença Creative Commons

 

 

 

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.