Mau tempo na Europa
Depois das fortes rajadas de vento que se fizeram sentir no centro e norte do país, ontem, domingo, o rio Douro galgou as margens das zonas ribeirinhas do Porto e Gaia, devido à subida do nível das águas, causando estragos profundos e deixando algumas famílias desalojadas em Miragaia.
fonte: Expresso.pt
Também em Espanha o mau tempo se faz sentir! A tempestade que assola o norte do país, desde sexta-feira, já provocou a morte de oito pessoas
Mas a França foi o país europeu mais atingido durante este fim-de-semana. De este a oeste, a violenta tempestade Xynthia devastou inúmeras regiões e causou estragos irreparáveis.
Considerada a mais grave desde 1999, há 46 pessoas mortas, na sua maioria, apanhadas em suas casas, submersas pela subida rápidas das águas, segundo fontes oficiais.
Os socorristas e autoridades temem um maior número de vítimas, quando conseguirem chegar às inúmeras habitações ainda submersas. Os mergulhadores estão, desde hoje, a tentar aceder a esses locais. Prevê-se o pior!
fonte: Elle.fr/Société
Depois das inundações trágicas na Madeira, dos violentos sismos no Haiti e no Chile, não há dúvida que as condições climatéricas, a nível mundial, estão a tornar-se incontroláveis, espalhando destruição e morte um pouco por todo o lado, como foi o caso agora na Europa.
Notícias que nos deixam chocados e nos levam a reflectir sobre muitos dos aspectos da situação do nosso planeta. Será que muitas destas mortes poderiam ser evitadas?
A Professora GSouto
01.03.10