Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Escolas : Maurice Sendak : O Sítio das Coisas Selvagens : livro & filme !

 

 

 

O Sítio das Coisas Selvagens, filme

Spike Jonze, 2009

https://www.imdb.com/

 

Estreou um filme delicioso! Só pela apresentação, fiquei rendida  a esta história tão póetica! Imagens lindíssimas! Baseado no livro ilustrado de Maurice Sendak, O Sítio das Coisas Selvagens chega agora ao nosso país, realizado por Spike Jonze. 

 

Sinopse:

 

Max (Max Records) é um menino igual aos outros. Porque não compreende o mundo dos adultos, acha-se sempre vítima das suas injustiças.

 

 

maurice-sendak-film-2010.jpg

 

O Sítio das Coisas Selvagens

Spike Jonze, 2009

https://www.imdb.com/

 

Depois de uma discussão mais acesa com a sua mãe é posto de castigo no seu quarto. É então que decide fugir para "O Sítio das Coisas Selvagens", uma floresta encantada, onde encontra medonhas criaturas que, tal como ele próprio, têm grande dificuldades em lidar com as suas emoções e sentimentos. Lá, ele vai tornar-se no líder das criaturas, compreendendo por fim, como é difícil conciliar os desejos e opiniões de muitas cabeças diferentes.

 

 

maurice-sendak-film-2010-wildekerle-augen-DW-Vermi

 

max_coroa

 

maurice-Sendak-film-2010a.jpg

 

O Sítio das Coisas Selvagens

Spike Jonze, 2009

https://www.imdb.com/

 

Uma história sobre monstros, enormes e horríveis, que se tornam os grandes companheiros dos meninos que querem aterrorizar. E que acaba por se tranformar numa bela mensagem do diálogo com a nstureza.

 

 

maurice-Sendakpt3.jpg

 

maurice-sendak-2010-monster.jpg

 

Maurice Sendak

créditos: James Keyser/Time & Life Pictures/Getty Image

 

Realizado por Spike Jonze, e escrito por Dave Eggers, O Sítio das Coisas Selvagens é uma adaptação do clássico infantil The Wild Things de Maurice Sendak que, neste filme, entra como produtor ao lado de Tom Hanks.

 

Curiosidades :

 

O Sítio das Coisas Selvagens, - Wether the Wild Things Are - tem já várias nomeações, entre as quais a de 'Melhor Jovem Actor/Actriz para Max Records.'

 

A banda sonora tem também um tema lindíssimo 'Wake-up' do grupo canadiano Arcade Fire que ficou famoso.

 

 

maurice-sendak-livro-2010.jpg.crdownload

Onde Vivem os Monstros

texto/ilustração: Maurice Sendak

Kalandraka, 2009

 

Na noite em que Max vestiu o seu fato de lobo e começou a fazer travessuras a torto e a direito, a mãe chamou-lhe - Monstro!
E Max respondeu-lhe:
- Vou-te Comer!
Então ela mandou-o para a cama sem jantar. Naquela mesma noite, no quarto de Max surgiu uma floresta que cresceu.

Max empreende uma viagem simbólica a partir daí até um lugar fantástico, atravessando um tempo mítico e enfrentando os seus próprios medos. Depois de se tornar no rei de uns monstros tão ferozes como insinuantes, regressa ao ponto de partida, onde o aguarda o jantar. Uma viagem de ida e volta, pelo tempo e pelo espaço, da realidade à ficção, sem que nada nem ninguém explique se essa metamorfose foi produto de um sonho ou de uma fantasia. Um paradigma do álbum ilustrado pela perfeita conjungação entre palavra e imagem; uma história poética e singela, narrada com humor, com total economia expressiva e absoluta harmonia entre texto e imagem.

 

 

maurice-sendak-book-2010a.jpg

 

Onde Vivem os Monstros

créditos ilustração: Maurice Sendak

 

maurice-sendak-2010-book1.jpg

 

Onde Vivem os Monstros

créditos ilustração: Maurice Sendak

 

Saber + 

 

De um livro ilustrado de uma dezena de páginas, texto lacónico e imagens que vão ocupando cada vez mais espaço no plano da composição do próprio livro, espelhando a 'fuga da personagen principal', Max, uma fuga que não saberemos definir se real ou sonhada, já que nas crianças, muitas vezes, a distinção não faz sentido, passa a um filme de uma hora, sensivelemente, com todos os ingredientes técnicos, narrativos e estéticos.

 

 

monstros2

 

O Sítio das Coisas Selvagens

Dave Eggers

romance homónimo baseado no filme

Quetzal 2009

 

O Sítio das Coisas Selvagens, livro publicada pela primeira vez em 1963, suscitou uma certa polémica, na altura, pelo 'tratamento nada exemplar' para com as crianças, mas tornou-se num clássico da literatura infantil e juvenil e numa referência imprescindível do seu género.

 

Não só obteve a Medalha Caldecott (1964) e o American Book Award, como também foi eleito pelo 'The New York Times Book Review' como um dos melhores livros ilustrados; desde então foi traduzido em inúmeras línguas e tornou-se num dos títulos mais lidos.

 

PNL: 

 

Livro recomendado para o 3º ciclo,  leitura autónoma.

 

 

 

 

 

Google Doodle:

 

No dia 10 Junho 2013, Google homenageou Maurice Sendak, celebrando o Doodle interactivo muito original, para festejar o 85º aniversário do escritor e ilustrador.

 

A doodler Jennifer Horn usou, como inspiração, as personnages dos livros mais conhecidos de Maurice Sendak. O doodle é uma espécie de desfile - dezesseis das suas personagens andam através das suas histórias e reúnem-se em torno de um bolo de aniversário enfeitado com velas que dizem "85". Até o seu cachorro, Herman, aparece para desejar a seu tutor Maurice Sendak um bom aniversário.

 

 

doodle-maurice-sendaks-2010.webp

 

Google Doodle 85º Aniversário de Maurice Sendak

doodler: Jennifer Horn

https://www.google.com/doodles/

 

Admirado por suas ilustrações premiadas, e amado por sua narrativa imaginativa, Maurice Sendak é uma lenda do livro infantil e juvenil americano. Sejam eles monstros andando numa floresta, um menino viajando num avião de pão ou um desfile de porcos comemorando um aniversário, as personagens únicas dos livros de Sendak despertaram e continuam a despertar a imaginação das crianças ao longo de décadas.

 

doodle-maurice-sendaks-2010a.webp

 

Google Doodle 85º Aniversário de Maurice Sendak

doodler Jennifer Horn

https://www.google.com/doodles/maurice-sendaks-85th-birthday

https://www.google.com/doodles/

 

Seus talentos e ambições, no entanto, não se limitam aos livros infantis. Ele também criou programas de televisão e desenhou cenários para óperas e bailados.

 

 

 

 

 
Actividades:
 
  • Ler o livro ilustrado de Maurice Sendak, na versão original, chamando a atenção dos alunos para as características da Banda Desenhada;
  • Visitar a página Doodles da Google e admirar toodos os detalhes do Doodle comparando-o com os livros que já leram e sobretudo como o livro/ filme O Sítio das Coisas Selvagens;
  • Explorar o sítio web do filme aqui e permitir que os alunos recolham informação, ao mesmo tempo que se divertam perante as várias situações. Aí encontrarão imagens de grande beleza;
  • Ler o livro na versão homónima de Dave Eggers: Rever o Texto Narrativo (características);
  • Desenvolver Actividades de acordo com o nível de aprendizagem dos alunos.

 

 Um filme que nos tranporta ao 'outro lado', aquele lado onde reside a natureza profunda de cada um de nós, que permanece desde a infância. Uma jóia a conservar bem perto do coração.

 

 Vão adorar! Uma ternura!

 

"Dentro de todos nós há esperança!

Dentro de todos nós há medo!

Dentro de todos nós há aventura!"

 

Leiam os livros, vão ao cinema ver o filme O Sítio das Coisas Selvagens e depois deixem aqui as vossas impressões.

 

 A Professora GSouto

 

13.01.2010

 

actualizado 19.06.2022

 

Licença Creative Commons

 

2 comentários

Comentar post