Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Dia Mundial Contra a Pena de Morte : Ensino da Abolição !

 

 

 

Dia Mundial Contra a Pena de Morte 

via Cogitamundo (blog)

 

Celebra-se hoje, 10 de Outubro, o Dia Mundial Contra a Pena de Morte estabelicido pelas Naçoes Unidas em 2003.

 

Saber +

 

Criado em 2002 pela Coligação Mundial contra a Pena de Morte, o dia 10 de Outubro tornou-se sinónimo de um dia de acção e reflexão no qual várias Organizações Internacionais Não Governamentais, associações, governos locais e cidadãos anónimos incentivam e sensibilizam os Estados que mantêm a pena de morte, a abolir tal prática das suas leis penais.

 

Embora a tendeência seja para continuarmos a caminhar lentamente para um mundo sem pena de morte, há países que teimam em contrariar a corrente.

 

Alguns violam mesmo a legislação internacional e condenam à pena capital jovens por crimes cometidos quando tinham menos de 18 anos.

 

 

 

Dia Mundial Contra a Pena de Morte

https://www.amnistia.pt/

 

Neste Dia Internacional Contra a Pena de Morte tentemos salvar a vida de todos aqueles que estão em risco iminente.

 

Tema 2009 :

 

"Ensino da Abolição."

 

A Coligação Mundial contra a Pena de Morte, da qual a Amnistia Internacional faz parte, escolheu como tema central do Dia Mundial 2009 o "Ensino e Abolição".

 

Recursos: Guia Pedagógico

 

Para tal, concebeu um Guia Pedagógico com actividades para jovens dos 14-18 anos.

 

 

dia-contre-pena-de-morte-escdireitos humanos.PNG

 

https://www.amnistia.pt/

 

 

Ir + longe:

 

A Amnistia Internacional trouxe para Portugal o projecto Escolas Amigas dos Direitos Humanos, que visa transformar as instituições de ensino em espaços que educam para os direitos humanos.

 

"O objectivo é que façam parte do dia-a-dia da escola, valores como a democracia, a igualdade, a não discriminação, a justiça e a responsabilidade. Tal implica reformular e adaptar regras, práticas e vivências, tornando a escola mais plural, participativa, diversa e inclusiva.

 

Mudanças que passam pelo envolvimento de todos, alunos, encarregados de educação, professores e pessoal não docente, embora exista em cada escola um professor coordenador."

 

 

dia-contra-pena-de-morte1.png

 

 

Projecto Escolas Amigas dos Direitos Humanos

https://www.amnistia.pt/

 

 

Actividades:

 

 Muito antes deste projecto que considero digno de mérito, e útil para alguns professores, sempre trabalhei nos currículo de Línguas, a Cidadania.

 

Para mim, não é pois novidade. Nem nunca precisámos de um professor coordenador. Falo por mim.

 

Valores:

 

Esteve sempre na minha consciência como pedagoga, introduzir, há muitos anos, valores de igualdade, não discriminação, direitos humanos nos curriculos de Lingua Portuguesa e Língua Francesa LE II, como valores fundamentais para uma bom entendimento grupal em turmas interculturais e interaciais. A formação de jovens e futuros cidadãos foi e continuará a ser uma das minhas grandes prioridades.

 

Actividades:

 

Foram muitas as actividades desenvolvidas em sala de aula e na comunidade escolar: Campanhas de sensibilização na escola, exposições biblioteca escolar, encontros temáticos, distribuição de flyers, pins, lançamento de balões, jornal escolar, entre outras.

 

 A Professora GSouto

 

10.10.2009

 

Licença Creative Commons 

 

10 comentários

Comentar post