Dia Mundial Contra a Pena de Morte : Ensino da Abolição !
Dia Mundial Contra a Pena de Morte
via Cogitamundo (blog)
Celebra-se hoje, 10 de Outubro, o Dia Mundial Contra a Pena de Morte estabelicido pelas Naçoes Unidas em 2003.
Saber +
Criado em 2002 pela Coligação Mundial contra a Pena de Morte, o dia 10 de Outubro tornou-se sinónimo de um dia de acção e reflexão no qual várias Organizações Internacionais Não Governamentais, associações, governos locais e cidadãos anónimos incentivam e sensibilizam os Estados que mantêm a pena de morte, a abolir tal prática das suas leis penais.
Embora a tendeência seja para continuarmos a caminhar lentamente para um mundo sem pena de morte, há países que teimam em contrariar a corrente.
Alguns violam mesmo a legislação internacional e condenam à pena capital jovens por crimes cometidos quando tinham menos de 18 anos.
Dia Mundial Contra a Pena de Morte
Neste Dia Internacional Contra a Pena de Morte tentemos salvar a vida de todos aqueles que estão em risco iminente.
Tema 2009 :
"Ensino da Abolição."
A Coligação Mundial contra a Pena de Morte, da qual a Amnistia Internacional faz parte, escolheu como tema central do Dia Mundial 2009 o "Ensino e Abolição".
Recursos: Guia Pedagógico
Para tal, concebeu um Guia Pedagógico com actividades para jovens dos 14-18 anos.
Ir + longe:
A Amnistia Internacional trouxe para Portugal o projecto Escolas Amigas dos Direitos Humanos, que visa transformar as instituições de ensino em espaços que educam para os direitos humanos.
"O objectivo é que façam parte do dia-a-dia da escola, valores como a democracia, a igualdade, a não discriminação, a justiça e a responsabilidade. Tal implica reformular e adaptar regras, práticas e vivências, tornando a escola mais plural, participativa, diversa e inclusiva.
Mudanças que passam pelo envolvimento de todos, alunos, encarregados de educação, professores e pessoal não docente, embora exista em cada escola um professor coordenador."
Projecto Escolas Amigas dos Direitos Humanos
Actividades:
Muito antes deste projecto que considero digno de mérito, e útil para alguns professores, sempre trabalhei nos currículo de Línguas, a Cidadania.
Para mim, não é pois novidade. Nem nunca precisámos de um professor coordenador. Falo por mim.
Valores:
Esteve sempre na minha consciência como pedagoga, introduzir, há muitos anos, valores de igualdade, não discriminação, direitos humanos nos curriculos de Lingua Portuguesa e Língua Francesa LE II, como valores fundamentais para uma bom entendimento grupal em turmas interculturais e interaciais. A formação de jovens e futuros cidadãos foi e continuará a ser uma das minhas grandes prioridades.
Actividades:
Foram muitas as actividades desenvolvidas em sala de aula e na comunidade escolar: Campanhas de sensibilização na escola, exposições biblioteca escolar, encontros temáticos, distribuição de flyers, pins, lançamento de balões, jornal escolar, entre outras.
A Professora GSouto
10.10.2009