Dia Mundial Contra a Pena de Morte : Ensino da Abolição !
Dia Mundial Contra a Pena de Morte
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Celebra-se hoje, 10 de Outubro, o Dia Mundial Contra a Pena de Morte estabelicido pelas Naçoes Unidas em 2003.
Saber +
Criado em 2002 pela Coligação Mundial contra a Pena de Morte, o dia 10 de Outubro tornou-se sinónimo de um dia de acção e reflexão no qual várias Organizações Internacionais Não Governamentais, Associações, governos locais e cidadãos anónimos incentivam e sensibilizam os Estados que mantêm a pena de morte, a abolir tal prática das suas leis penais.
Embora a tendência seja para continuarmos a caminhar lentamente para um mundo sem pena de morte, há países que teimam em contrariar a corrente.
Alguns violam mesmo a legislação internacional e condenam à pena capital jovens por crimes cometidos quando tinham menos de 18 anos.
Dia Mundial Contra a Pena de Morte
http://www.amnistia-internacional.pt/
Neste Dia Mundial Contra a Pena de Morte, vamos tentar salvar a vida de todos aqueles que estão em risco iminente!
Tema 2009 :
"Ensino da Abolição."
A Coligação Mundial contra a Pena de Morte, da qual a Amnistia Internacional faz parte, escolheu como tema central do Dia Mundial 2009 o “Ensino da abolição”. Para tal concebeu um Guia pedagógico com actividades para jovens dos 14 aos 18 anos.
Ir + longe:
A Amnistia Internacional trouxe para Portugal o projecto Escolas Amigas dos Direitos Humanos, que visa transformar as instituições de ensino em espaços que educam para os direitos humanos.
"O objetivo é que façam parte do dia-a-dia da escola valores como a democracia, a igualdade, a não discriminação, a justiça e a responsabilidade. Tal implica reformular e adaptar regras, práticas e vivências, tornando a escola mais plural, participativa, diversa e inclusiva.
Mudanças que passam pelo envolvimento de todos, alunos, encarregados de educação, professores e pessoal não docente, embora exista em cada escola um professor coordenador."
Projecto Escolas Amigas dos Direitos Humanos
Actividades:
Muito antes deste prohecto que considero digno de mérito, e útil para alguns professores, desde sempre trabalhei nos currículoa de Línguas, a Cidadania.
Para mim, não é pois novidade. Nem nunca precisamos de um professor coordenador.
Esteve sempre na minha consciência como pedagoga, introduzir, há muitos anos, os valores de igualde, não discriminação, direitos humnaos nos curriculos de Lingua Portuguesa e Língua Francesa LEII, como valores fundamentais para uma bom entendimento grupal em turmas interculturais e interaciais. A formação de jovens e futuros cidadãos foi e continuará a ser uma das minhas grandes prioridades.
Foram muitas as actividades desenvolvidas em sala de aula e na comunidade escolar: campanhas de sensibilização na escola, exposições biblioteca escolar, encontros temáticos, distribuição de flyers, pins, labçamento de balões, jornal escolar, entre outras.
A Professora GSouto
10.10.2009