Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Conferência : New Millenium Learners Brussels 2009 : Apresentação projecto elearning Ensino Secundário

 

 

New Millenium Learners in OECD countries

 

A convite de OECD e Flemish Ministry of Education, participei na New Millenium Learners Conference, que decorreu em Bruxelas, de 21 a 23 Setembro 2009.

 

 

 

 

Andreas Schleicher

New Millenium Learners Conferences Brussels, 2009

site desactivado

 

O conceito de New Millenium Learners sugere que a adopção das Tecnologias particularmente pelas novas gerações - os nativos digitais - tem uma presença forte na construção da sua identidade, no modo como comunicam socialmente em rede, e  como administram a informação e o conhecimento. 

 

The concept of New Millenium Learners suggests that technology uptake, particulary by younger generations, has an effect on the way people build their identities, communicate socially, and manage information and knowledge

 

 

 

Roundtable chair Frances Kelly/ Educational Counsellor

New Millenium Learners Conference 2009

site desactivado

 

Ao longo de três intensos dias de conferência, investigadores de trinta países, espalhados por vários continentes, apresentaram perspectivas desse impacto na educação da 'Geração Millennium.'

 

No final de cada sessão, foram apresentados vídeos com testemunhos de estudantes de uma escola secundária da Flandres, que demonstraram bem como o papel dos professores inovadores é importante no seu percurso escolar.

 

As chamadas competências do século XXI foram portanto o tema centralizador da Conferência. O consenso foi geral ! A definição de aprendizagens  e competências a serem exigidas aos jovens estudantes, de modo a tornarem-se futuros profissionais  de qualidade e cidadãos responsáveis  foi considerada urgente.

 

These so-called 21st Century Competencies, which are the main topic of this conference, cover the range of skills and competencies that young people will be required to have in order to be effective workers and responsible citizens in the knowledge society of the 21st century.

 

 

 

Recepção final e jantar de participantes

New Millenium Learners Conference 2009

site desactivado

 

Estratégias definidas:

 

Definiram-se várias estratégias que passam pela introdução das Tecnologias, e de temas de Cidadania em todos as áreas curriculares, pelo que áreas como Informática e Educação Cívica não terão mais razão de existir.

Também foi considerada a modernização de alguns currículos escolares.

 

A responsabilidade das escolas na formação dos professores, e actualização dos mesmos, serão metas a atingir com carácter obrigatório.

 

No penúltimo dia da Conferência, foi oferecido aos conferencistas e participantes, um jantar de confraternização no 30º andar de um hotel. Uma soberba panorâmica sobre uma grande área da cidade de Bruxelas, num final de tarde de Setembro, iluminada por um pôr-do-dol outonal esplendoroso.

 

Espero poder ilustrar tal beleza, depois de verificar se as imagens captadas com o meu telemóvel ficaram com alguma qualidade.

 

Conclusão:

 

Voltei muito mais enriquecida deste diálogo de profissionais de educação, muitos dos quais tenho vindo a pôr em prática desde 2001.

 

O projecto NML será um êxito junto da geração Millennium nas escolas, se todos nós nos empenharmos nas novas tendências e objectivos da Educação, nesta primeira década do século XXI

 

Também me senti muito feliz! E já sabem qual a razão, não é verdade?

 

 

kidzlearn-gist.jpg

 

 

Kidzlearn Lugares & Aprendizagens*

projecto pioneiro elearning ensino secundário

Autora: Gina Souto 

http://www.porto.ucp.pt/projectos/kidzlearn/*

 

Pois é! A vossa professora foi reconhecida pelo trabalho pioneiro que desenvolveu com todos os alunos, ao longo dos últimos nove anos! Currículos precussores com a integração das Tecnologias em ensino presencial e à distância, via plataforma online, - projecto hoje desactivado por falta de apoio do Miistério de Educação da época - cumprindo as metas curriculares definidos pelo Ministério da Educação.

 

Estamos de parabéns! Estou certa que contribuí e continuarei a contribuir para a vossa formação de futuros cidadãos responsáveis, com competências digitais adequadas aos novos desafios que vão enfrentar, e empenhados num mundo melhor. Sei que se tornarão excelentes profissionais em cada uma das áreas que decidirem seguir!

 

 Agradecimentos:

 

Comissão Organizadora

Micheline Scheys

OECD/CERI

Flemish Ministry of Education

 

Nota: Kidzlearn Lugares & Aprendizagens *

 

O projecto pioneiro de ensino hibrido - ensino presencial e ensino à distância EAD - foi apresentado a nivel europeu em várias conferências e workshops para professores. E foi sempre muito valorizado e parabenizado. 

 

Também foi finalista no Concurso Internacional Global Junior Challenge 2004 up-15 que teve lugar em Roma. 

 

Apresentado no Ministério de Educação e Instituto Camões em 2002, foi considerado demasiado avançado para a época. E as duas entidades educativas, en lugar de premiar e apoiar um projecto pioneiro que rasgava horizontes no campo da Educação apoiado nas Tecnologias, deixaram-no "cair no esquecimento'", tentando algumas 'adaptações'. Mas a criatividade não estava  lá, nessas 'imitações'

 

Os meus alunos de ensino básico 3º ciclo apoiaram-se nele com afinco. Trabalhámos regularmente vários conteúdos programáticos dos currículos de Línguas e Cidadania via digitial

 

Por falta de apoio,  melhor, 'desapoio', Kidzlearning Lugares & Aprendizagens foi descontinuado em 2010.

 

Com a pandemia COVID,  20 anoa depois, chegaram finalmente à conclusão como teria sido válido um projecto como este. Criaram então apressadamente algumas plataformas digitais sem criatividade e falta de apoio adequado aos alunos por parte dos professores.as, deixando a grande maioria dos estudantes desinterassados e com sérias dificuldades de seguir o ensino EAD

 

 A Professora GSouto

 

24.09.2009

 

actualizado 27.02.2022

 

Licença Creative Commons
 

 

 

2 comentários

  • Sem imagem de perfil

    G.S.

    29.09.09


    Boa noite, 'cantinhodacasa',

    É um prazer lê-la, de novo, aqui no 'BlogdosCaloiros'!

    Sem dúvida! O desenvolvimento das nossas competências e a aprendizagem 'ao longo da vida' é primordial para todos aqueles que não querem ser deixados para trás...

    A formação de professores foi um dos assuntos mais debatidos ao longo desta Conferência!

    E isso é um facto inabalável! Sem professores actualizados, o ensino nunca mais poderá ser atractivo para os adolescentes! Eles sim, trouxeram uma lufada de 'ar fresco' às escolas! E os professores que não compreenderam ainda isso, ver-se-ão com alguns problemas nas suas salas de aula.

    Quanto aos quadros interactivos... sim é um facto que foram colocados nas escolas sem que a formação tenha sido feita, mas lá foram, já estão a ser só utilizados no ensino pré-primário e primário.

    Espero que as escolas, que já têm autonomia suficiente, invistam seriamente na formação de seus professores.

    Por outro lado, os professores têm que se capacitar que toda a formação é paga, actualmente, em qualquer país do mundo!
    Não podemos estar só à espera do que nos 'oferecem'... sob pena de sermos rapidamente ultrapassados.
    É um investimento que fazemos em nos próprios

    Continuação de excelente trabalho! E mais uma vez, muito obrigada

    Até breve!
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.