Conferência : New Millenium Learners Brussels 2009 : Apresentação projecto elearning Ensino Secundário
New Millenium Learners in OECD countries
A convite de OECD e Flemish Ministry of Education, participei na New Millenium Learners Conference, que decorreu em Bruxelas, de 21 a 23 Setembro 2009.
Andreas Schleicher
New Millenium Learners Conferences Brussels, 2009
site desactivado
O conceito de New Millenium Learners sugere que a adopção das Tecnologias particularmente pelas novas gerações - os nativos digitais - tem uma presença forte na construção da sua identidade, no modo como comunicam socialmente em rede, e como administram a informação e o conhecimento.
The concept of New Millenium Learners suggests that technology uptake, particulary by younger generations, has an effect on the way people build their identities, communicate socially, and manage information and knowledge
Roundtable chair Frances Kelly/ Educational Counsellor
New Millenium Learners Conference 2009
site desactivado
Ao longo de três intensos dias de conferência, investigadores de trinta países, espalhados por vários continentes, apresentaram perspectivas desse impacto na educação da 'Geração Millennium.'
No final de cada sessão, foram apresentados vídeos com testemunhos de estudantes de uma escola secundária da Flandres, que demonstraram bem como o papel dos professores inovadores é importante no seu percurso escolar.
As chamadas competências do século XXI foram portanto o tema centralizador da Conferência. O consenso foi geral ! A definição de aprendizagens e competências a serem exigidas aos jovens estudantes, de modo a tornarem-se futuros profissionais de qualidade e cidadãos responsáveis foi considerada urgente.
These so-called 21st Century Competencies, which are the main topic of this conference, cover the range of skills and competencies that young people will be required to have in order to be effective workers and responsible citizens in the knowledge society of the 21st century.
Recepção final e jantar de participantes
New Millenium Learners Conference 2009
site desactivado
Estratégias definidas:
Definiram-se várias estratégias que passam pela introdução das Tecnologias, e de temas de Cidadania em todos as áreas curriculares, pelo que áreas como Informática e Educação Cívica não terão mais razão de existir.
Também foi considerada a modernização de alguns currículos escolares.
A responsabilidade das escolas na formação dos professores, e actualização dos mesmos, serão metas a atingir com carácter obrigatório.
No penúltimo dia da Conferência, foi oferecido aos conferencistas e participantes, um jantar de confraternização no 30º andar de um hotel. Uma soberba panorâmica sobre uma grande área da cidade de Bruxelas, num final de tarde de Setembro, iluminada por um pôr-do-dol outonal esplendoroso.
Espero poder ilustrar tal beleza, depois de verificar se as imagens captadas com o meu telemóvel ficaram com alguma qualidade.
Conclusão:
Voltei muito mais enriquecida deste diálogo de profissionais de educação, muitos dos quais tenho vindo a pôr em prática desde 2001.
O projecto NML será um êxito junto da geração Millennium nas escolas, se todos nós nos empenharmos nas novas tendências e objectivos da Educação, nesta primeira década do século XXI
Também me senti muito feliz! E já sabem qual a razão, não é verdade?
Kidzlearn Lugares & Aprendizagens*
projecto pioneiro elearning ensino secundário
Autora: Gina Souto
http://www.porto.ucp.pt/projectos/kidzlearn/*
Pois é! A vossa professora foi reconhecida pelo trabalho pioneiro que desenvolveu com todos os alunos, ao longo dos últimos nove anos! Currículos precussores com a integração das Tecnologias em ensino presencial e à distância, via plataforma online, - projecto hoje desactivado por falta de apoio do Miistério de Educação da época - cumprindo as metas curriculares definidos pelo Ministério da Educação.
Estamos de parabéns! Estou certa que contribuí e continuarei a contribuir para a vossa formação de futuros cidadãos responsáveis, com competências digitais adequadas aos novos desafios que vão enfrentar, e empenhados num mundo melhor. Sei que se tornarão excelentes profissionais em cada uma das áreas que decidirem seguir!
Agradecimentos:
Comissão Organizadora
Micheline Scheys
OECD/CERI
Flemish Ministry of Education
Nota: Kidzlearn Lugares & Aprendizagens *
O projecto pioneiro de ensino hibrido - ensino presencial e ensino à distância EAD - foi apresentado a nivel europeu em várias conferências e workshops para professores. E foi sempre muito valorizado e parabenizado.
Também foi finalista no Concurso Internacional Global Junior Challenge 2004 up-15 que teve lugar em Roma.
Apresentado no Ministério de Educação e Instituto Camões em 2002, foi considerado demasiado avançado para a época. E as duas entidades educativas, en lugar de premiar e apoiar um projecto pioneiro que rasgava horizontes no campo da Educação apoiado nas Tecnologias, deixaram-no "cair no esquecimento'", tentando algumas 'adaptações'. Mas a criatividade não estava lá, nessas 'imitações'
Os meus alunos de ensino básico 3º ciclo apoiaram-se nele com afinco. Trabalhámos regularmente vários conteúdos programáticos dos currículos de Línguas e Cidadania via digitial
Por falta de apoio, melhor, 'desapoio', Kidzlearning Lugares & Aprendizagens foi descontinuado em 2010.
Com a pandemia COVID, 20 anoa depois, chegaram finalmente à conclusão como teria sido válido um projecto como este. Criaram então apressadamente algumas plataformas digitais sem criatividade e falta de apoio adequado aos alunos por parte dos professores.as, deixando a grande maioria dos estudantes desinterassados e com sérias dificuldades de seguir o ensino EAD
A Professora GSouto
24.09.2009
actualizado 27.02.2022