Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Alice Vieira... 30 anos de livros ! Prémio Peter Pan, Estrela de Prata 2008 & outros !

 

 

 

Rosa minha irmã Rosa

Alice Vieira

editora Caminho

 

Quem não leu Rosa minha irmã Rosa? Quase todos os professores curriculares de Língua Portuguesa fizeram a leitura orientada desta obra de Alice Vieira, ou então deram indicação aos aos alunos para lerem o livro e e depois fez o contrôlo com uma ficha de leitura.

 

É uma das obras recomendada pelas Metas Curriculares de Português para o 6º ano de escolaridade.

 

Sinopse:

 

"Mariana, filha única, tem dez anos quando Rosa nasce. Agora vai partilhar tudo com a irmã: o quarto, o tempo dos pais, o afecto da família - incluindo a Avó Elisa que desconfia do progresso, e a Tia Magda, que tem um dente de ouro, uma fala que mete medo e só gosta de estrelícias e antúrios. Mas pelo menos a recordação da Avó Lídia e a amizade de Rita ela não quer dividir com mais ninguém. Será que Rosa vai continuar a ser "uma intrusa"?"

 

 

 

Lote 12, 2º Frente

Alice Vieira

 https://www.caminho.leya.com/

 

Este primeiro romance de Alice Vieira inaugura assim a trilogia constituída também por Lote 12, 2º Frente (1980) e Chocolate à Chuva (1982). 

 

 

Chocolate à Chuva

Alice Vieira

editora Caminho

 https://www.caminho.leya.com/

 

Foi com Rosa minha irmã Rosa que Alice Vieira começou a sua carreira de escritora de livros infantis e juvenis. Faz agora 30 anos! Imaginem!

 

A efeméride "Alice Vieira 30 Anos de Livros" decorrerá até final de 2009 com uma megacampanha com logótipo próprio e muitos brindes gratuitos para distribuição em centenas de livrarias, bibliotecas e escolas de todo o país.

 

 

Contos de Grimm para Meninos Valentes

Alice Vieira

https://www.leyaonline.com/

 

Em Contos de Grimm para Meninos Valentes poderás conhecer histórias de encantar que o tempo trouxe de longe e que Alice Vieira escolheu e escreveu: Onde Está o Medo? Os Sapatos Estragados São José e as Três Irmãs Os Doze Corvos Onde Estão os Tolos deste Mundo?

 

Diverte-te a ler e a descobrir a sabedoria que cada conto tem para te dar!

 

 

Vinte cinco a 7 vozes

Alice Vieira

https://www.caminho.leya.com/

 

Sinopse:

"Que foi que aconteceu no dia 25 de Abril de 1974? Aparentemente a resposta é fácil. Mas só aparentemente, pois tudo vai depender da idade que têm os que a ela respondem..

Para os mais novos, aqueles a quem 1974 é a Pré-História, 25 de Abril, 10 de Junho, 5 de Outubro ou 1.º de Dezembro é tudo o mesmo, ou seja, é feriado e isso é que importa. Mas para os mais velhos, as coisas não são assim tão simples.

Do conjunto de sete vozes diferentes se faz esta história - com um final feliz, já que a liberdade também se pode festejar de mãos dadas num centro comercial da cidade..."

 

Eis apenas alguns dos livros de Alice Vieira na sua longa vida de escritora, muito apreciada na literatura juvenil.

 

Celebram-se pois três décadas da autora, cuja obra está actualmente publicada em cinco editoras do grupo: Leya: Texto; Caminho; Dom Quixote; Oficina do Livro; e Casa das Letras.

 

Desde 1979, Alice Vieira escreveu mais de 70 livros para crianças e adolescentes, vendeu cerca de dois milhões de exemplares e ganhou alguns dos mais significativos prémios em Portugal e no estrangeiro. 

 

 

 

Este Rei Que Eu Escolhi

Alice Vieira

https://www.caminho.leya.com/

 

Prémios:

 

Recebeu em 1979, o Prémio de Literatura Infantil Ano Internacional da Criança com Rosa, Minha Irmã Rosa, em 1983, com Este Rei que Eu Escolhi, o Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura Infantil, e em 1994 o Grande Prémio Gulbenkian, pelo conjunto da sua obra.

 

Foi indicada, por duas vezes, como candidata portuguesa ao Prémio Hans Christian Andersen. Trata-se do mais importante prémio internacional no campo da literatura para crianças e jovens, atribuído a um autor vivo pelo conjunto da sua obra.

 

 

 

 

 A campanha tem também uma vocação solidária: dentro dos livros encontra-se um postal que deverá ser enviado à escritora com uma mensagem ou um desenho de parabéns, revertendo depois o valor em favor das bibliotecas de Timor. Ou seja: por cada postal recebido, a Leya oferece um livro ao país com o qual Alice Vieira “tem uma relação especial”, segundo comunicado de imprensa.

 

Todos os pormenores da campanha, bem como notícias e entrevistas, podem ser acompanhados no novo blogue aqui.

 

 

Flor de Mel

Alice Vieira

https://www.caminho.leya.com/

 

De assinalar que a escritora obteve em 20 de Julho último a  Estrela de Prata do Prémio Peter Pan, atribuída pela International Board on Books for Young People (IBBY) e pela Feira do Livro de Gotemburgo pelo seu novo livro "Flor de Mel". 

 

alicevieira-flordemel1.jpg

 

 

 Flor de Mel | Honungsblomma

Alice Vieira 

edição sueca: Lusima Böcher

https://www.bokus.com/bok/

  

Honungsblomma, titulo do livro em sueco, Flor de Mel foi publicado na Suécia pela Lusima Böcker em 2008. O prémio, sem dotação pecuniária, consta de um diploma para o autor, o ilustrador, o tradutor e o editor sueco.

 

Publicado pela Lusima Böcker em 2008, o lançamento do livro contou com a presença da autora, que se deslocou especialmente para a ocasião.

 

As suas obras têm sido traduzidas para várias línguas: Alemão, Búlgaro, Basco, Castelhano, Galego, Catalão, Francês, Húngaro, Holandês, Russo, Italiano, Chinês, Servo-croata. 

 

O Prémio Peter Pan foi instituído em 2000 pelo IBBY da Suécia e pela Feira do Livro de Gotemburgo, sendo atribuído anualmente a um livro infantil ou juvenil, de autor estrangeiro, atendendo ao tema tratado e à qualidade literária da obra. A entrega do prémio terá lugar agora em Setembro.

 

Alice Vieira é hoje uma das mais importantes escritoras portuguesas para jovens, tendo ganho grande projeção nacional e internacional.

 

Merecidíssimo, este galardão!

 

A Professora GSouto

 

06.09.2009

actualizado 22.03.2023

 

 Licença Creative Commons

 

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.