Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Fim de Ano! Fim de Ciclo!

 

 

 

wwe.google.pt/images

 

Terminou o vosso ano lectivo! E também mais um ciclo do vosso currículo escolar.

Como todos cresceram e se desenvolveram! Lembro-me quando chegaram!

Novinhos, tímidos, na sua maioria, alguns no entanto já prometendo mostrar  um pouco o seu lado mais atrevidote! Todos inteligentes, vivos, dinâmicos, desempoeirados e cem por centro nativos digitais.


Hoje tornaram-se lindos adolescentes, cuidando o seu look com graça e  bastante estilo, uns mais do que outros, verdade! Mas todos imensamente diferentes do que eram quando entraram na Francisco Torrinha.

 

Se eu publicasse aqui algumas fotografias dos nossos projectos e actividades do ano lectivo anterior, estou certa que soltariam umas belas gargalhadas e descrever-se-iam com um ar quase incrédulo!


- Eu era assim?! Não pode ser!

- Já olhaste bem para ti?! Estás de mais!

- Olha! Olha!Como ela era! E ele! E então, tu!?


Com a vossa partida, a escola ficará mais triste! Todos aqueles espaços, salas de aula, corredores, escadarias, descaracterizados, vazios, sem alegria, sem vida!

 

Espaços que deixarão de ser percorridos no stresse do dia-a-dia escolar,  na correria de evitar chegar atrasados às aulas, porque se ficou a jogar à bola ou a namoriscar, mesmo depois do segundo toque, gritos, confusão, risos.

 

Mas tudo isto é escola! Sem todas estas manifestações morreríamos de tédio! A escola são os alunos. E com eles, e por eles, os Professores.

Eu sei! Eu sei! Professores cansados, alguns irritados, mas no final tudo passa! Nunca se perde o gosto e o prazer imenso de partilhar nossos saberes.

 

Como tive pena não poder assistir ao derradeiro dia de aulas! Sentir a vossa alegria, o entusiasmo pela liberdade!

 

- Ufa! Já não é preciso levantar cedo, sair do Messenger para fazer os TDC, deixar de ver um filme ou uma série na televisão ou no computador ! Já não é preciso levantar cedo!

 

Mais uma geração se desenvolveu! Mais uma geração que vai seguir sua rota, mais crescida, mais aberta à cidadania, à preservação do ambiente, aos outros, ao saber viver e conviver melhor nas diferenças. E - coisa boa! - mais desperta para as leituras.

 

Mais crítica em relação ao mundo! Óptimo! Serão cidadãos empenhados, quererão fazer um mundo diferente! Mais saudável, mais responsável, mais respeitador dos valores essenciais!

 

Uma comunidade interactiva e colaborativa - uma comunidade de saberes,  mas também de partilha - em que o contacto entre Professora e alunos passou muito para além das paredes das salas de aula e da escola, neste blogue, no blogue ecologista, no espaço moodle Lugares & Aprendizagens!

 

Tantos e tão bons projectos se levaram a bom termo! Com empenhamento esforço, perseverança, criatividade!

 

Concursos literários juvenis, encontro com Cristina Valadas, actividades internacionais, leituras que ultrapassaram de longe o Plano Nacional de Leitura, efemérides, jornais de parede! Tantos ao longo destes dois anos que seria impossível mencioná-los a todos! Alguns não acabaram, muito poucos! E tiveram que ficar em suspenso... quase no final do ano.

 

E depois, aquele olhar sonhador, virado para o mar! Aquele mar que algumas salas têm o privilégio de olhar em frente! Quanta saudade!

 

Não esqueçam! Este espaço e todos os outros manter-se-ão abertos para os que queiram passar e dizer - Olá Professora!

Mas este em especial! O Blog dos Caloiros que nasceu há quase cinco anos, com o segundo grupo de nativos digitais - os torrinhas netianos - neste canto de sala de aula em linha!

 

Para todos, muito boas férias! Felizes férias! Quase todos trabalharam muito a sério, com prazer, alegria, entusiasmo. Alguns, poucos, passearam os livros... ou às vezes até nem isso! Mas encheram aquelas paredes altas de sonhos e novas paisagens!

 

Até um destes dias... por aí!

 

 

 

 

A Professora GSouto

Língua Portuguesa e Cidadania

Classes 2007-2009

 

20.06.2009

Licença Creative Commons


Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

 

 

37 comentários

Comentar post