Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Ficha Digital - Texto Poético

 

 

 

 

 

 Conto estrelas em ti

colectânea de poemas

ilustração : João Caetano

Campo das Letras, 2003, 5ª edição, 2008

www.campo-letras.pt

 

Menção Especial do Prémio Nacional de Ilustração 2000 para João Caetano. Nomeado para a Lista de Honra do IBBY (International Board on Books for Young People ) 2002, pela qualidade das ilustrações. 

 

«Não esteja na lua

 desça à Terra.»

 

 E o menino a replicar:
 
 

 «Não me chega esta Terra.»

 «Seja realista, terra a terra.»

 «Mas eu sou do tipo ar, ar.»

 

 E os olhos do menino

 já eram balões quando a professora

lhe ordenou que saísse.

 

Despediu-se da colega e disse:

 

«Conto estrelas em ti.»

 

Ao sair, deixou na mesa da professora

mais bonito avião de papel

que se possa imaginar.

 

 Era uma prenda desesperada

 de um menino triste

 por não a poder contagiar.

 

 Na sala, um silêncio ficou suspenso

 por palavras que também quiseram

 voar."

 

Teresa Guedes, Conto Estrelas para ti, vários autores, 2003

 

Depois de ler com atenção o texto acima transcrito, responde adequadamente às perguntas:

 

A. Tipologia de textos.

Dados bibliográficos.

 

1. Estamos perante um texto poético? Justifica, enumerando algumas das suas características.

 

2. Identifica as referências bibliográficas.

 

B. Compreensão :

 

1. Por que razão a professora chama à atenção o menino. Justifca por palavras tuas.

 
 

2. Faz a caracterização psicológica do "menino". Justifica, transcrevendo algumas expressões do texto.

 

3. Comenta a atitude da professora perante a resposta do menino. 

 

4. "Seja realista terra a terra"

4.1. Explica por palavras tuas o sentido deste verso.

 

C. Funcionamento da língua.

 

1. "Não me chega esta Terra"

1.1. Reescreve a frase passando-a para a forma afirmativa.

1.2. Classifica morfologicamente a forma verbal da frase, na forma negativa.

 

2.  "... o mais bonito avião de papel..."

2.1. Identifica o grau do adjectivo "bonito".

 

3. Explica o uso das aspas « » em diversos versos deste texto poético.

 

4. "Na sala, um silêncio ficou suspenso"

4.1. Faz a análise sintáctica da frase acima transcrita.

 

5. Identifica o tipo e forma de frase dos versos (v.v.) 1 e 2

 

6. "E os olhos do menino

já eram balões"

 

6.1. Identifica o recurso expressivo presente nestes versos.

 

7. Este poema é composto por quantas estrofes?

7.1. Que nome têm as estrofes?

 

8. "lhe ordenou que saísse."

8.1. Qual a função sintáctica da palavra sublinha?

 

9. "Mas eu sou do tipo ar, ar"

9.1. Identifica o recuros expressivo presente neste verso.

 

10. Dá um título sugestivo a este texto lírico. Justifica a tua escolha.

 

11. Relê com atenção os últimos seis versos do texto e comenta a mensagem que os v.v. tentam transmitir.

 

 

 

 

Nota: 

A ficha digital de leitura deverá ser impressa e colocada no caderno diário para ser feita a correcção na próxima aula.

 

No entanto, se quiseres deixar um comentário, podes fazê-lo. De igual modo, se tiveres alguma dúvida, deixa em comentário que eu responderei.

 

Bom trabalho!

 

A Professora GSouto

 

03.04.2009

 

Licença Creative Commons

 

7 comentários

Comentar post