As árvores e os livros : Vamos festejar este dia especial !
créditos: Autor não identificado
As árvores e os livros
As árvores como os livros têm folhas
e margens lisas ou recortadas,
e capas (isto é copas) e capítulos
de flores e letras de oiro nas lombadas.
E são histórias de reis, histórias de fadas,
as mais fantásticas aventuras,
que se podem ler nas suas páginas,
no pecíolo, no limbo, nas nervuras.
As florestas são imensas bibliotecas,
e até há florestas especializadas,
com faias, bétulas e um letreiro
a dizer: «Floresta de zonas temperadas».
É evidente que não podes plantar
no teu quarto, plátanos ou azinheiras.
Para começar a construir uma biblioteca,
basta um vaso de sardinheiras.
Jorge Sousa Braga, Herbário,Assírio & Alvim [1999]
Herbáreo
Jorge Sousa Braga
ilustrações: Cristina Valadas
Assírio & Alvim,1999
Sinopse:
As folhas de papel deste livro são preenchidas com outras folhas, as das árvores e das plantas que desconhecemos, mas que se tornam cada vez mais familiares, à medida que folheamos e descobrimos um novo poema e uma nova ilustração.
Herbáreo
Jorge Sousa Braga
ilustrações: Cristina Valadas
Assírio & Alvim,1999
Em Herbário, as palavras brincam umas com as outras, para nos responder a alguns "porquês": Por que é que o cogumelo usa um chapéu? or que é que o girassol olha para o Sol?Por que é que as ervas daninhas são tão infelizes?
As respostas encontradas não são cientificamente comprovadas, mas são com certeza as mais divertidas...
Prémio Gulbenkian de Literatura Infantil, 1999
PNL : Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura, 5º Ano de escolaridade - Leitura orientada na sala de aula - Grau de dificuldade II
Herbáreo
Jorge Sousa Braga
ilustrações: Cristina Valadas
Assírio & Alvim,1999
Actividades: Texto poético
- Ler um poema extraido do livro como motivação para a leitura do mesmo;
- Solicitar aos alunos que folheiem o livro e se detenham em alguns dos poemas que mais os atraia, na comparação texto e imagem;
- Cada grupo de alunos selecciona um poema para ler e trabalhar posteriormente na aula;
- Em projecto transcurricular - Língua Portuguesa/ Ciências Naturais - incentivar os alunos a elaborar um herbáreo de turma.
E como hoje é Dia da Poesia e da Árvore, por que não convidar os alunos para um passeio em recinto da escola onde haja árvores. Depois, junto às árvores, os alunos poderão recitar curtos poemas.
A Professora GSouto
21.03.2009